Objetivo é preparar a como proceder em casos de acidentes dentro de ambientes escolares
Desde 2019, após a criação da Lei Lucas, Campo Bom realiza treinamentos de primeiros socorros voltados para a preservação da vida em escolas públicas e privadas, além da assistência social. Por meio do Samu, são realizadas aulas para ensinar a identificar o que está ocorrendo com uma criança e como proceder, como nos casos de convulsão e/ou parada cardíaca.
Nesta quarta-feira, 28, mais uma atividade foi realizada. Diretoras das Emeis de Campo Bom participaram de uma oficina de treinamento com profissionais do Samu, no Centro Educacional Unificado (Ceu) Sady Arnildo Schmidt, utilizando bonecos para a prática das manobras de ressuscitação. Esse encontro já era previsto desde o início do ano.
“Esse treinamento é realizado em toda a rede básica de atendimento ao público do município, como escolas, assistência social e unidades de saúde. É algo que ocorre desde o primeiro mandato e todos os setores são treinados, como serviços gerais, administrativos e técnicos. As equipes do Samu orientam a como identificar o problema de saúde que está ocorrendo e quais as manobras necessárias para salvar uma vida”, destaca, sobre a importância do treinamento, a secretária de Saúde Suzana Ambros Pereira.
O que é a Lei Lucas?
A Lei Lucas foi sancionada no dia 04/10/2018. Essa lei obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O cronograma de treinamentos, em Campo Bom, é preparado pelas Secretarias de Educação e Saúde, sempre no início do ano.
Os encontros são mensais e cada turma, com cerca de 25 pessoas, recebe uma aula de quatro horas. Entre os temas abordados está a ressuscitação cardiopulmonar, obstrução de via aérea, sangramento externo grave e convulsão.