Visando a sustentabilidade e o cuidado com os pulmões verdes da nossa cidade, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Arboriza Campo Bom, distribuiu 1.350 mudas de árvores nativas aos moradores campo-bonenses.
O PROGRAMA
Responsável pelo plantio de quase 15 mil árvores, o Plano Municipal de Arborização Urbana (componente do Arboriza), tem por objetivo plantar 25 mil mudas nas vias urbanas, nos parques e na recomposição da mata ciliar dos principais arroios da cidade.
No Dia da Árvore – celebrado em 21 de setembro – a Prefeitura plantou 143 sibipirunas, na Avenida Carlos Strassburger Filho, um dos principais acessos à cidade. Destas, algumas foram substituições de mudas danificadas.
O prefeito Luciano Orsi frisa que, até o final de outubro, estão nos planos plantar mais 400 mudas de árvores pelo município. “Sabemos que a arborização traz uma série de benefícios relacionados à estabilidade climática, além do equilíbrio ecológico promovido pela diminuição da poluição, por isso damos a devida importância para esse movimento”, comenta o prefeito Luciano Orsi.
HORTO MUNICIPAL
O Horto Municipal recebe e realiza a manutenção de mudas de árvores nativas que são enviadas ao Município principalmente como forma de compensação ambiental. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.
COMO SOLICITAR
Moradores de Campo Bom podem solicitar mudas de forma gratuita, pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou telefone (51) 35988643. Isso sob orientação de técnicos da Sema, que indicam quais as espécies mais apropriadas para cada situação e local. Por exemplo, para áreas com fiação elétrica recomenda-se: chal-chal, pitanga, goiaba-da-serra, ipê-amarelo e aroeira-salsa; já onde não há fiação é possível plantar árvores maiores como ipê-rosa, pau-ferro, sibipiruna e jacarandá. Também é possível agendar visitas para escolas mediante pedido.