Celebrar a nossa rica diversidade cultural brasileira e levar a alegria do nosso povo. Foi assim que o grupo folclórico campo-bonense, Katamalejo, conhecido por promover a cultura, representou o Brasil, a convite da AIFL (Associação Internacional de Folclore Latino Americano), no primeiro Festival Folclórico em Casais “Encontro de Tradições”, realizado em julho, na cidade de Ilopango, em El Salvador, e em Honduras. “Representar Campo Bom e a cultura brasileira fora do Brasil significa levar comigo as tradições, os valores e as histórias dessa região e do país como um todo”, destaca Marceli Maria Konzen, diretora, coreografa e bailarina do grupo.
O Katamalejo atualmente conta com sete integrantes e está em busca de novos participantes, e já possui diversas apresentações e turnês internacionais agendadas. Na oportunidade, a dupla Marceli Konzen e Tiago Scalcon, viajou com recursos próprios, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Bom, que auxiliou com os presentes às delegações fornecendo os livros, Campo Bom a Florir: um legado de beleza e amor, Costurando Memórias dos bairros: narrativas sobre Campo Bom. Além de folders e cartões postais da cidade. “Campo Bom é uma cidade rica em cultura, história e diversidade. A turnê foi uma oportunidade de celebrar nossa diversidade cultural, destacando a contribuição de diferentes povos e influências que formam a identidade brasileira”, afirma, Marceli.
Saiba mais:
O Grupo Parafolclórico Katamalejo é um grupo étnico cultural que tem como objetivo promover a valorização e a preservação das danças folclóricas como expressões vivas da cultura e da identidade de diferentes comunidades, através da realização de oficinas, apresentações e eventos culturais que fomentem o intercâmbio cultural, a educação patrimonial e o engajamento comunitário. “Este projeto visa não apenas difundir o conhecimento e a prática das danças folclóricas entre as gerações mais jovens, mas também estimular o diálogo intercultural e a apreciação da diversidade cultural como um recurso valioso para o desenvolvimento social e humano”, destaca Marceli.
Participe!
As aulas acontecem em dois horários, de forma gratuita na Praça CEU – Werner Bohrer, localizada na rua Limeira, nº351, bairro Operária, nas terças-feiras das 19h às 20h. A atividade é aberta a toda a comunidade com idade acima de 16 anos.
Das 20h15 às 22h, são aulas com coreografias específicas de danças parafolclóricas. Para mais informações entrar em contato pelo whatsapp (51) 99334-4150 ou através do @katamalejo.