Evento contou com a participação maciça da comunidade escolar
O Colégio Santa Teresinha de Campo Bom entregou, nesta sexta-feira, 02 de agosto, seu mais novo prédio para a comunidade escolar. Um projeto ambicioso, mas que mostra o quanto a instituição busca por evolução ao longo de quase seis décadas de história. Os projetos iniciaram em agosto de 2021 e a execução da obra em janeiro de 2022. As obras foram conduzidas pela UBEC (União Beneficente e Cultural de Campo Bom), mantenedora da escola. Eduardo Smaniotto era o presidente da UBEC à época da concepção do projeto e destaca o comprometimento da mantenedora em oferecer o que há de melhor em estrutura e recursos para alunos, corpo docente e funcionários. “Nosso grupo da UBEC é composto de pessoas de visão e que entendem a importância do trabalho voluntário. Por isso que, independentemente da gestão, sempre trabalhamos de forma unida em prol da comunidade escolar do Santa”, ressalta.
O sentimento de satisfação expressado por Eduardo é compartilhado por Marta Cristina Fuerstenau, atual presidente da mantenedora. “Mais importante do que estar à frente da gestão da UBEC, é ter a oportunidade de estar junto à mantenedora desde o início desta importante decisão. A inauguração desta nova obra representa não apenas uma melhoria física nas nossas instalações, mas também um compromisso com a excelência acadêmica e o bem-estar dos nossos estudantes, professores, colaboradores e comunidade escolar”, salienta Marta. “A inauguração desta obra representa um marco significativo para a nossa escola, pois reflete nosso compromisso contínuo com a aprendizagem, bem-estar de nossos alunos e professores. Pensando no futuro, avaliamos este novo espaço como uma base sólida para implementar novas ações que beneficiem a comunidade escolar”, complementa a presidente da UBEC.
Poder usufruir da grandeza do novo prédio é motivo de orgulho para o corpo docente e a certeza que novos ambientes estão diretamente ligados a excelência do ensino, marcas do Santa. “O novo prédio foi planejado com objetivo de que esse novo espaço aflore a criatividade e o bem-estar dos alunos. A sala como foi pensada no passado, já não atinge mais o que o mundo contemporâneo exige das pessoas. Então, com a criação de novos ambientes educativos e dinâmica inovadora em sala de aula, permitirão que os professores tenham liberdade de planejar atividades com alunos trabalhando à volta de mesas, uns com outros, pesquisando, fazendo projetos, refletindo e criando”, pontua a diretora acadêmica do Santa, Carla Juliana Monaco.
Detalhes da melhoria
O novo prédio chama a atenção de quem passa pela rua Santo Inácio de Loyola, sede da escola. A edificação foi construída na parte frontal do terreno, que abriga a escola desde a sua fundação, “Investiremos R$ 7 milhões contemplando o prédio, móveis, equipamentos de tecnologia e segurança”, explica o gerente administrativo/financeiro do Santa, Alexsandro Gerhardt, que acompanhou todos os processos da obra. A edificação conta com cinco andares mais o terraço, sendo 12 salas de aula. “Inicialmente, serão ocupados o pavimento térreo, que vai abrigar a administração do Colégio, com salas para atendimento das famílias e estudantes, e o segundo pavimento, que contará com três salas de aula projetadas para o Ensino Médio. Os demais pavimentos serão concluídos conforme as necessidades apresentadas pela comunidade acadêmica do Santa”, finaliza Gerhardt.
Sobre o Santa
O Colégio Santa Teresinha foi fundado no dia 28 de abril de 1967. Atualmente atende em torno de 600 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, e Multissérie (para alunos até 4º ano do fundamental, que optam permanecer na escola também em turno oposto) 73 colaboradores compõem a equipe de trabalho.