Uma turma de 4º ano do Colégio Tiradentes, está protagonizando uma história inspiradora de conscientização ambiental. Orientados pela professora Carla Viviane Michel, as crianças não apenas realizaram um estudo de caso, mas também tomaram a iniciativa de escrever uma carta aberta à Coca-Cola, propondo a substituição dos canudos plásticos das embalagens de suco Kapo por alternativas biodegradáveis.
A jornada da consciência
A ideia surgiu durante as sondagens sobre o tema de pesquisa da Mostra de Projetos de Iniciação Científica. “Alguns alunos comentaram que gostariam de estudar sobre a vida de algum animal. Um aluno sugeriu as tartarugas marinhas e a ideia foi positiva porque uma aluna já tinha visitado o Projeto Tamar, em Santa Catarina. Outros colegas sugeriram o lixo no mar, e conseguimos unir todos os temas em uma única pesquisa”, explicou Carla Viviane Michel, professora de Língua Portuguesa e Pedagoga.
Para iniciar o projeto, a professora propôs uma atividade prática: arrecadar canudos plásticos utilizados apenas pelos alunos do turno da tarde. “Sabia que os canudos eram um fator considerável para a mortalidade da vida marinha e seria uma forma de conscientizar os alunos sobre o consumo do suco especificamente, que é industrializado e nocivo à saúde”, contou Carla.
O impacto
O momento de maior impacto para os alunos foi ao assistir um vídeo onde biólogos extraíam um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha. “Eles ficaram apavorados e muito comovidos”, disse a professora. Esse foi o ponto de partida para um engajamento mais profundo.
A partir daí, os alunos pesquisaram mais sobre a poluição dos oceanos e a nocividade dos plásticos, especialmente dos canudos, para a vida marinha. “Coletamos embalagens para ser o depósito dos canudos e os alunos se organizaram em grupo para explicar nossa pesquisa e pedir ajuda no recolhimento dos canudos nas horas dos lanches”, explicou Carla.
A ação
A conscientização se estendeu além da sala de aula. A professora pediu aos alunos que pesquisassem quais produtos e marcas ainda usavam canudos plásticos. Descobriram que muitos achocolatados já utilizam canudos de papel, mas o suco Kapo, produzido pela Coca-Cola, ainda usava canudos de plástico. Isso levou à ideia de escrever uma carta aberta para a empresa.
Na carta, os alunos argumentaram sobre a poluição dos oceanos, o aumento dos plásticos no meio ambiente, a difícil reciclagem dos canudos, a mortalidade das tartarugas vítimas do consumo de plástico, e frisaram a responsabilidade da Coca-Cola em liderar práticas sustentáveis.
A resposta
A iniciativa recebeu apoio de famílias e da comunidade escolar. “Uma mãe me disse que a filha não quer mais que ela compre sucos pequenos, pois estudamos que a compra de embalagens maiores, tipo de 1 litro, geraria menos lixo”, relatou Carla. No entanto, ela sente que ainda falta mais engajamento da comunidade escolar como um todo.
Em resposta à carta, a Coca-Cola enviou uma mensagem de agradecimento e mencionou suas campanhas de sustentabilidade, mas os alunos e a professora esperam mais ações concretas. “Queremos mais! Eles são gigantes, uma potência como empresa! Precisam nos responder e dar mais efetividade no retorno para nossas crianças”, disse Carla.
O engajamento
Essa não foi a primeira ação de impacto ambiental no Colégio Tiradentes. Em 2023, os alunos do 5º ano, Manuela, Vinícius, Rafaela, Paola e Alice, propuseram aos administradores da cantina escolar substituir os copos descartáveis por copos de inox. A proposta foi aceita e implementada, resultando em uma redução significativa do lixo gerado na escola. “Parabéns aos alunos pela iniciativa e ao pessoal da cantina por abraçar esta causa! O meio ambiente agradece! Unidos somos insuperáveis!”, comemorou a professora Leila.
O futuro
A professora Carla acredita profundamente no impacto duradouro dessas ações. “Eles são o futuro e precisamos ajudá-los a frear a devastação ambiental. Precisamos fazer o que não fizemos no passado. Pensar sobre o consumo desnecessário, as ações que nos cabem no dia a dia e que fazem a diferença”, declarou. O lema escolhido pela colega Heloísa resume bem o espírito da iniciativa: “Preservar o futuro é cuidar do presente.” E é com essa determinação que os pequenos guardiões dos oceanos do Colégio Tiradentes continuam a lutar por um mundo mais sustentável.