O Grupo Parafolclórico Katamalejo é um grupo étnico cultural, teve a sua fundação oficial no dia 19 de março de 2024 pela diretora Marceli Maria Konzen, Educadora Física, Pós graduada em Dança e Consciência Corporal, com o objetivo de promover a valorização e a preservação das danças folclóricas como expressões vivas da cultura e da identidade de diferentes comunidades, através da realização de oficinas, apresentações e eventos culturais que fomentem o intercâmbio cultural, a educação patrimonial e o engajamento comunitário.
Este projeto visa não apenas difundir o conhecimento e a prática das danças folclóricas entre as gerações mais jovens, mas também estimular o diálogo intercultural e a apreciação da diversidade cultural como um recurso valioso para o desenvolvimento social e humano.
As aulas acontecem de forma gratuita no CEU – Sady Arnildo Schmidt, localizada na rua Limeira, 351, no bairro Operária, nas terças-feiras das 19h às 20h, aberto a toda a comunidade com idade acima de 16 anos, com condicionamento físico, técnicas de danças e com coreografias em estilo livre e parafolclóricas. Num segundo horário, das 20h15min às 22h é o grupo com coreografias específicas de danças parafolclóricas onde o mesmo irá representar o projeto em apresentações divulgando o projeto e o município de Campo Bom.
O grupo está com vagas em aberto, para mais informações entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99334-4150 ou pelo Instagram @katamalejo
O Grupo Parafolclórico Katamalejo no dia 14 de abril participou do 7° Encontro Internacional de Etnias na cidade de Itapema – SC como grupo convidado e recebeu o convite pela AIFL (Associação Internacional de Folclore Latino Americano) para representar o Brasil no primeiro Festival Folclórico em Casais “Encontro de Tradições” a ser realizado de 12 a 18 de julho de 2024 no município de Ilopango, El Salvador, e de 19 a 26 de julho de 2024 em Honduras.
Esse Festival será representado pela Marceli Maria Konzen e Tiago Adriano Scalcon e estarão levando os quadros de Samba, Carimbó e Gaúcha. A Prefeitura Municipal de Campo Bom está auxiliando o Grupo com os presentes às delegações, onde estão levando os livros, Campo Bom a florir: Um Legado de Beleza e Amor; Costurando Memórias dos Bairros: Narrativas Sobre Campo Bom, além de folders e cartões postais da cidade.
Estarão presentes no Festival os países: Chile, México, Nicarágua, Equador, Honduras, El Salvador e Brasil.