A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Alunos do Colégio Tiradentes lutam por canudos biodegradáveis

Redação / AG por Redação / AG
14 de junho de 2024
em Educação
0 0
A A
Alunos do Colégio Tiradentes lutam por canudos biodegradáveis
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Uma turma de 4º ano do Colégio Tiradentes, está protagonizando uma história inspiradora de conscientização ambiental. Orientados pela professora Carla Viviane Michel, as crianças não apenas realizaram um estudo de caso, mas também tomaram a iniciativa de escrever uma carta aberta à Coca-Cola, propondo a substituição dos canudos plásticos das embalagens de suco Kapo por alternativas biodegradáveis.

A jornada da consciência

A ideia surgiu durante as sondagens sobre o tema de pesquisa da Mostra de Projetos de Iniciação Científica. “Alguns alunos comentaram que gostariam de estudar sobre a vida de algum animal. Um aluno sugeriu as tartarugas marinhas e a ideia foi positiva porque uma aluna já tinha visitado o Projeto Tamar, em Santa Catarina. Outros colegas sugeriram o lixo no mar, e conseguimos unir todos os temas em uma única pesquisa”, explicou Carla Viviane Michel, professora de Língua Portuguesa e Pedagoga.

Para iniciar o projeto, a professora propôs uma atividade prática: arrecadar canudos plásticos utilizados apenas pelos alunos do turno da tarde. “Sabia que os canudos eram um fator considerável para a mortalidade da vida marinha e seria uma forma de conscientizar os alunos sobre o consumo do suco especificamente, que é industrializado e nocivo à saúde”, contou Carla.

O impacto

O momento de maior impacto para os alunos foi ao assistir um vídeo onde biólogos extraíam um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha. “Eles ficaram apavorados e muito comovidos”, disse a professora. Esse foi o ponto de partida para um engajamento mais profundo.
A partir daí, os alunos pesquisaram mais sobre a poluição dos oceanos e a nocividade dos plásticos, especialmente dos canudos, para a vida marinha. “Coletamos embalagens para ser o depósito dos canudos e os alunos se organizaram em grupo para explicar nossa pesquisa e pedir ajuda no recolhimento dos canudos nas horas dos lanches”, explicou Carla.

A ação

A conscientização se estendeu além da sala de aula. A professora pediu aos alunos que pesquisassem quais produtos e marcas ainda usavam canudos plásticos. Descobriram que muitos achocolatados já utilizam canudos de papel, mas o suco Kapo, produzido pela Coca-Cola, ainda usava canudos de plástico. Isso levou à ideia de escrever uma carta aberta para a empresa.

Na carta, os alunos argumentaram sobre a poluição dos oceanos, o aumento dos plásticos no meio ambiente, a difícil reciclagem dos canudos, a mortalidade das tartarugas vítimas do consumo de plástico, e frisaram a responsabilidade da Coca-Cola em liderar práticas sustentáveis.

A resposta

A iniciativa recebeu apoio de famílias e da comunidade escolar. “Uma mãe me disse que a filha não quer mais que ela compre sucos pequenos, pois estudamos que a compra de embalagens maiores, tipo de 1 litro, geraria menos lixo”, relatou Carla. No entanto, ela sente que ainda falta mais engajamento da comunidade escolar como um todo.

Em resposta à carta, a Coca-Cola enviou uma mensagem de agradecimento e mencionou suas campanhas de sustentabilidade, mas os alunos e a professora esperam mais ações concretas. “Queremos mais! Eles são gigantes, uma potência como empresa! Precisam nos responder e dar mais efetividade no retorno para nossas crianças”, disse Carla.

O engajamento

Essa não foi a primeira ação de impacto ambiental no Colégio Tiradentes. Em 2023, os alunos do 5º ano, Manuela, Vinícius, Rafaela, Paola e Alice, propuseram aos administradores da cantina escolar substituir os copos descartáveis por copos de inox. A proposta foi aceita e implementada, resultando em uma redução significativa do lixo gerado na escola. “Parabéns aos alunos pela iniciativa e ao pessoal da cantina por abraçar esta causa! O meio ambiente agradece! Unidos somos insuperáveis!”, comemorou a professora Leila.

O futuro

A professora Carla acredita profundamente no impacto duradouro dessas ações. “Eles são o futuro e precisamos ajudá-los a frear a devastação ambiental. Precisamos fazer o que não fizemos no passado. Pensar sobre o consumo desnecessário, as ações que nos cabem no dia a dia e que fazem a diferença”, declarou. O lema escolhido pela colega Heloísa resume bem o espírito da iniciativa: “Preservar o futuro é cuidar do presente.” E é com essa determinação que os pequenos guardiões dos oceanos do Colégio Tiradentes continuam a lutar por um mundo mais sustentável.

Post Anterior

Pix Campo Bom Solidário vai reconstruir mais de 70 casas

Próximo post

Espaço CEU oferece aulas gratuitas de Danças Folclóricas

Notícias relacionadas

Profissionais da educação participam de capacitação em primeiros socorros 
Educação

Profissionais da educação participam de capacitação em primeiros socorros 

17 de abril de 2026
Formandos do Ensino Fundamental na Emef Santos Dumont participam de visita ao Projeto Pescar
Educação

Formandos do Ensino Fundamental na Emef Santos Dumont participam de visita ao Projeto Pescar

16 de abril de 2026
Estudantes participam de concurso para definir o logotipo da Semana Municipal do Brincar
Educação

Estudantes participam de concurso para definir o logotipo da Semana Municipal do Brincar

14 de abril de 2026
Próximo post
Espaço CEU oferece aulas gratuitas de Danças Folclóricas

Espaço CEU oferece aulas gratuitas de Danças Folclóricas

Lipedema: a luta silenciosa de milhares de mulheres

Lipedema: a luta silenciosa de milhares de mulheres

Novos guardas de Campo Bom concluem formação em agosto

Novos guardas de Campo Bom concluem formação em agosto

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Fuzil, granada e arsenal de guerra são apreendidos em operação no bairro Celeste
  • Arma artesanal é apreendida no bairro Barrinha
  • Campo Bom tem representante no Entrevero Estadual do MTG em Santa Maria

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • ATUALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO NA CELESTE:

A Brigada Militar prendeu, na noite deste sábado (18), um homem de 20 anos por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Celeste, em Campo Bom.

A ação foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima. Policiais militares da Força Tática do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) localizaram o suspeito em um endereço indicado como possível ponto de armazenamento de armamentos.

No local, os policiais apreenderam um verdadeiro arsenal, incluindo um fuzil calibre 5,56, uma espingarda calibre 12, uma carabina calibre .22 e uma pistola calibre 9mm. Também foram encontradas duas unidades de “Kit RONI”, acessório que permite acoplar a pistola a uma estrutura tática, aumentando sua estabilidade.

Além disso, foram apreendidas quatro placas balísticas, carregadores de diversos calibres (.22, .45 e 9mm), munições de diferentes tipos (.38, .380, 9mm, 12, .22 e 5,56), diversas peças de armas e uma granada de fragmentação.

Devido à presença do artefato explosivo, o local foi isolado e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado para realizar a desativação da granada com segurança.

No endereço, além do homem preso, outras duas pessoas foram conduzidas à delegacia na condição de testemunhas. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite deste sábado, 18, uma operação da Brigada Militar resultou no desmantelamento de um depósito de armas na Rua Delfim Moreira, no bairro Celeste, em Campo Bom.

Durante a ação, os policiais localizaram no imóvel um arsenal composto por cinco armas longas, além de carregadores, munições, coletes balísticos e uma granada. Devido à presença de artefatos explosivos, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram acionadas para atuar na ocorrência.

Três pessoas foram presas no local. Após a ação, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para o registro da ocorrência e investigação do caso.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar apreendeu uma arma de fogo artesanal na noite de sexta-feira (17), no bairro Barrinha.

A ação ocorreu após os policiais militares receberem uma denúncia indicando a possível localização do armamento. Durante as buscas, a arma foi encontrada em um terreno, envolta em uma toalha. De acordo com a Brigada Militar, o artefato estava adaptado para o calibre .22.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Acontece neste final de semana, na cidade de Santa Maria, o 37° Entrevero Estadual do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Piás, guris e peões das 30 regiões tradicionalistas estão realizando provas escritas, culturais, artísticas e campeiras, que iniciaram ainda na quinta-feira.

O campo-bonense William Rafael Weber, representante do CTG Palanques da Tradição e atual Piá Farroupilha da 30ª Região Tradicionalista, está entre os participantes que buscam o título máximo de Piá, Guri e Peão mais completo do Estado.

A patronagem do CTG Palanques da Tradição destaca o orgulho pela participação e está na torcida para que, mais uma vez, um campo-bonense conquiste um título estadual para o município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um bugio foi resgatado, neste sábado, 18, pelo Corpo de Bombeiros de Campo Bom após ser encontrado nas dependências da EMEF D. Pedro II, localizada no bairro Paulista.

A ocorrência teve início quando a Guarda Municipal foi acionada para atender a situação. Ao constatar que se tratava de um animal silvestre, a equipe solicitou o apoio dos bombeiros, que realizaram a captura de forma segura. De acordo com as informações, o animal não apresentava ferimentos. Após o resgate, o bugio foi encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde passará por avaliação para verificação de seu estado de saúde.

Conforme os procedimentos adotados nesses casos, a expectativa é de que, após a análise, o animal seja devolvido ao seu habitat natural. 

Esse é o segundo caso registrado de aparecimento de animal silvestre em área urbana, nesta semana.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Dois adolescentes foram apreendidos pela Brigada Militar, suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas em um bar. A ação teve início após o recebimento de uma denúncia anônima, que indicava a presença de um jovem, vestindo camiseta cinza e calça jeans, comercializando entorpecentes no local.

Conforme a polícia, o suspeito se deslocava com frequência até a parte traseira do estabelecimento para buscar a droga. Durante a abordagem, os dois foram identificados. Com um dos suspeitos foram encontrados R$ 130,00 em dinheiro e um telefone celular. Já com o outro, que havia sido visto mexendo em um canteiro, nada foi localizado.

Em buscas no canteiro de flores, os policiais encontraram um malote contendo 32 pinos com características semelhantes à cocaína.

Os adolescentes foram apreendidos e informados de seus direitos. Segundo a Brigada Militar, foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança da guarnição e dos envolvidos.

Após a ação, ambos foram encaminhados para exame de lesões em um hospital e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 17.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Casal foi de Campo Bom ao Chile de bicicleta;

➡️ Associação dos Aposentados e Pensionistas amplia atendimento à terceira idade;

➡️ Homem é resgatado com queimaduras após incêndio no bairro Aurora.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 17 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.