A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Turma 92 da Emef Santos Dumont realiza estudo sobre pessoas em situação de rua

Redação / AG por Redação / AG
2 de setembro de 2022
em Educação
0 0
A A
Turma 92 da Emef Santos Dumont realiza estudo sobre pessoas em situação de rua
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Quem são os moradores em situação de rua de Campo Bom? Por que eles moram na rua? Eles recebem ajuda de alguém? Por qual motivo eles foram parar e por qual motivo eles não saem das ruas?

Essas foram algumas das perguntas iniciais que motivaram a turma 92, nono ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santos Dumont, a fazer um estudo mais aprofundado sobre o tema.

Os 29 alunos, coordenados pelas professoras de Português e Música, Tânia Salete Bautz e Bianca Giovanella Santanna, respectivamente, partiram, primeiramente, para uma busca de informações em sites. Depois, o educador social Valter Xereta, do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foi até a Emef ter um bate-papo com os alunos. Depois, houve uma pesquisa de campo, para saber qual é a visão que a comunidade escolar tem em relação aos moradores em situação de rua. Por último, os alunos pensaram em quais ações poderiam realizar para ajudar essa população. Assim, produziram cartazes e panfletos para conscientizar a comunidade campo-bonense. Além disso, eles arrecadaram produtos de higiene que serão levados ao Creas para doação.

“A escolha do tema foi feita pelos alunos sem a minha sugestão. Eles tiveram total liberdade para mostrar interesse no que gostariam de pesquisar”, comenta a professora de Português, Tânia, que lembra que, no início, ficou um pouco apreensiva, pois não haviam muitas fontes para pesquisa, “mas depois percebi a importância social de abordar esse tema uma vez que esta realidade não faz parte do cotidiano dos alunos. Descobrimos muitas coisas interessantes que quebraram paradigmas. Eu mesmo me surpreendi com os resultados que obtivemos”, destaca.

Confira o resultado do estudo

O sonho de ter um lar para morar com sua família faz parte da vida de muitas pessoas. Isso significa ter segurança e vida digna, porém, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa não é a realidade para mais de 222 mil brasileiros. A população em situação de rua cresceu 140% desde 2012, e a propagação do novo coronavírus aumenta a vulnerabilidade desse grupo social e exige atuação mais intensa do poder público.

Mas, além da crise epidêmica mundial, que outros motivos levariam tantas pessoas a se encontrarem nessa situação? Se o crescimento dessa população vem aumentando desde 2012, quais seriam os motivos? Por que é tão difícil resolver esse problema social que afeta tantos brasileiros? Esses questionamentos impulsionam e motivam a turma 92 a pesquisar esse tema. O que há por trás dessa crise habitacional? O que os moradores em situação de rua têm a dizer sobre suas condições? Por que a maioria não consegue sair dessa situação?

Antigamente, raramente, encontrava-se um morador em situação de rua em Campo Bom. Que ações o Poder Público Municipal vem fazendo para auxiliar essa população? Os questionamentos são muitos e o objetivo da pesquisa era descobrir quem são e qual é o perfil dessa população em nossa cidade. Saber por que estão nesta situação, se as causas são financeiras, problemas com vícios, drogas, alcoolismo ou atritos familiares.

É preciso compreender por que, em nossa cidade, também há vários moradores em situação de rua para que possamos, assim, buscar alternativas de soluções, pois conhecendo o cenário atual dessas pessoas, saberemos como a população campo-bonense pode contribuir para tornar mais digna a vida delas.

Ao pesquisar e discutir este tema, a turma percebeu que os moradores de rua estão à margem da sociedade, muitos não conseguem mais se inserir no mercado de trabalho, pois não têm escolaridade suficiente. Então uma alternativa seria que essa população seja amparada pelos órgãos públicos e pela população em geral. Em Campo Bom, o Creas já vem realizando um trabalho de atendimento aos moradores de rua e há uma mobilização para a criação de um albergue, mas, para isso é necessário verba federal. A palestra que o educador social Valter Marciano dos Santos Chereta fez na turma foi muito importante para sanar as dúvidas que havia sobre esse tema.

Em relação a invisibilidade dessa população, para o morador de rua, isso é uma ofensa, pois fere a sua dignidade. Nenhum ser humano deve ser invisibilizado na sociedade, porque todas as pessoas importam. Todas as vidas têm valor. Por isso, não se deve julgar ou ter preconceitos em relação a eles. É necessário empatia, solidariedade, fraternidade e respeito, pois o princípio da igualdade garante que todos devam ser considerados cidadãos mesmo estando em condições econômicas ou sociais distintas.

Por isso, devemos ser empáticos e não julgar quem vive nas ruas.

Post Anterior

Plano Diretor é sancionado pelo prefeito Luciano Orsi

Próximo post

MC Tubarão faz história e conquista os 500 KM de São Paulo

Notícias relacionadas

Faccat abre inscrições para Vestibular de Inverno 2026
Educação

Faccat abre inscrições para Vestibular de Inverno 2026

1 de junho de 2026
Rede municipal de ensino participa da Semana do Brincar, que inicia neste sábado
Educação

Rede municipal de ensino participa da Semana do Brincar, que inicia neste sábado

21 de maio de 2026
Campo Bom amplia repasse do Fundeb após avanço em indicadores educacionais
Educação

Campo Bom amplia repasse do Fundeb após avanço em indicadores educacionais

4 de maio de 2026
Próximo post
MC Tubarão faz história e conquista os 500 KM de São Paulo

MC Tubarão faz história e conquista os 500 KM de São Paulo

Trio é preso com 151 quilos de maconha em Campo Bom, mas é liberado em seguida

Trio é preso com 151 quilos de maconha em Campo Bom, mas é liberado em seguida

Exames supletivos do Ensino Fundamental de Campo Bom ocorrem em março

Interessados em realizar exames supletivos devem retirar senhas no próximo dia 26

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Futebol das Quintas celebra 50 anos de história, amizade e tradição em Campo Bom
  • CDL Campo Bom lança Núcleo de Mulheres Empreendedoras
  • Faccat abre inscrições para Vestibular de Inverno 2026

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Um compromisso semanal que atravessa gerações, resiste ao tempo e transforma o futebol em muito mais do que um jogo. Em 2026, o tradicional grupo Futebol das Quintas celebra 50 anos de história em Campo Bom, reunindo amigos, famílias e memórias construídas desde 1976, quando tudo começou com uma ideia simples: criar um momento de lazer no meio da semana.

A iniciativa nasceu com o empreendedor Djalmo Inácio da Silva, que, ao deixar os jogos de fim de semana por conta dos compromissos familiares e profissionais, decidiu formar uma equipe para atuar durante a semana. A oportunidade surgiu com a inauguração do Pavilhão de Esportes Cristo Rei, no bairro Porto Blos, onde, em 20 de junho de 1976, o grupo realizou sua primeira partida, durante um campeonato promovido pela Paróquia Cristo Rei.

Desde então, as quintas-feiras ganharam um significado especial. Inicialmente formado por funcionários da empresa Quinnjalmo, o time logo passou a contar com amigos convidados, consolidando uma base que, ao longo dos anos, se tornaria uma verdadeira família. Histórias marcantes não faltam, como o próprio dia da estreia, que coincidiu com o nascimento da filha de Djalmo, ou as viagens, campeonatos e confraternizações que ajudaram a fortalecer os laços entre os integrantes.

Apesar de participações em torneios e conquistas importantes, como um título em competição promovida pela Viação Campo Bom e o reconhecimento como equipe mais disciplinada na Copa Jornal A Gazeta de Veteranos, o grupo optou por seguir um caminho próprio. A filosofia sempre foi clara: o futebol como espaço de amizade, respeito e diversão, longe de disputas ríspidas. Assim, os amistosos, os churrascos e a resenha após os jogos passaram a ser a essência do Futebol das Quintas.

Com o passar das décadas, novas gerações foram incorporadas. Filhos dos fundadores começaram a frequentar a quadra ainda jovens e, pouco a pouco, assumiram protagonismo dentro e fora de campo. Hoje, o grupo já conta com representantes da terceira geração, mantendo viva uma tradição que atravessa famílias e reforça o sentimento de pertencimento.

ACESSE A NOTÍCIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 01.06

 ➡️ Confira a programação do Festejando Campo Bom.
 
MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A atleta de Campo Bom, Isadora Leal, que frequentemente ganha destaque nas páginas do Jornal A Gazeta por suas conquistas no atletismo, alcançou mais um importante capítulo em sua trajetória esportiva. A jovem foi convocada para representar o Brasil na prova dos 5.000 metros do Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, que acontece entre os dias 19 e 21 de junho de 2026, em Lima, no Peru.

A convocação coloca a atleta entre os principais nomes da modalidade no país e reforça o crescimento de sua carreira dentro do atletismo nacional. Em entrevista ao AG, Isadora falou sobre a emoção de vestir a camisa da Seleção Brasileira. “ Acho que esse é o sonho de todo atleta, e poder viver isso agora parece até difícil de acreditar. Me sinto muito honrada e realizada por vestir a camisa do meu país. Nunca imaginei que tudo isso aconteceria tão rápido, então cada momento tem sido ainda mais especial. Estou vivendo uma fase muito feliz e sou grata por tudo que estou conquistando!”, destacou.

A equipe da ANR também celebrou a conquista da atleta e ressaltou a importância da convocação para o esporte da região. “Mais um capítulo histórico para a ANR e para o atletismo da nossa região. A atleta Isadora Haubert Leal foi convocada para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, na prova dos 5.000 metros.

Uma conquista construída com quilômetros de treino, disciplina diária, esforço, renúncias e muito trabalho ao longo da temporada. Vestir a camisa da Seleção Brasileira representa o reconhecimento de uma trajetória que vem sendo construída passo a passo.

A convocação reforça não apenas o talento da atleta, mas também a força do trabalho desenvolvido pela ANR, comissão técnica, familiares e todos que fazem parte dessa caminhada.
Agora é hora de representar o país, o Rio Grande do Sul e nossa região em nível internacional. Seguimos juntos nessa torcida!”, publicou a equipe.

A participação de Isadora no campeonato internacional representa mais um marco para o esporte campo-bonense e para o atletismo gaúcho, levando o nome da cidade ao cenário esportivo internacional.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Aos apenas 10 anos, o campo-bonense Miguel Otávio Huhn já vem chamando a atenção no cenário gaúcho de BMX com uma trajetória marcada por dedicação, talento e resultados expressivos. Praticante da modalidade desde os 3 anos de idade, o jovem atleta, que integra o Team Zecão W7, coleciona conquistas importantes e agora se prepara para um novo desafio: representar a região no campeonato nacional de BMX, que acontece entre os dias 1º e 5 de julho, em Cuiabá, no Mato Grosso.

Em 2025, Miguel teve um desempenho de destaque no Campeonato Gaúcho da modalidade, conquistando o título geral da competição. Ao longo das etapas, subiu ao pódio diversas vezes: foi o 2º colocado em Novo Hamburgo, Venâncio Aires e Ivoti, além de campeão em Sapiranga, Santa Cruz, São Leopoldo e em casa, em Campo Bom. O desempenho consistente garantiu o primeiro lugar no ranking final, consolidando seu nome como uma das promessas do esporte no Estado.

Agora, o próximo passo é competir em nível nacional. No entanto, para viabilizar a participação no campeonato, a família está mobilizando a comunidade em busca de apoio. Os custos com passagens, hospedagem e alimentação são altos, e, por isso, foi criada uma campanha e arrecadação online para ajudar a custear a viagem.

A mãe de Miguel, Michele Daiane, destaca o orgulho ao ver o filho trilhando esse caminho no esporte. “Como mãe, estou realizada vendo meu filho feliz, fazendo o que ele ama. É um sentimento de dever cumprido por ele ser tão dedicado e focado neste esporte”, afirma.

Acesse a vakinha clicando aqui ou, se preferir, pode realizar doações via Pix pela chave 51 98017-1668, em nome de Michele Daiane Homem. Qualquer valor é bem-vindo e representa um incentivo importante para que Miguel siga acelerando em busca de seus sonhos, agora, levando o nome de Campo Bom para todo o Brasil.

MAIS MATÉRIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom se prepara para celebrar mais um capítulo importante da sua história com a programação do Festejando Campo Bom, evento que integra as comemorações da emancipação político-administrativa do município. Embora a emancipação tenha ocorrido oficialmente em 31 de janeiro de 1959, a autonomia administrativa foi consolidada em 6 de junho do mesmo ano, data da posse do primeiro prefeito eleito, Adriano Dias, e da primeira Câmara de Vereadores.

Para marcar a data, a Prefeitura de Campo Bom, em parceria com entidades culturais e instituições apoiadoras, promove uma programação especial entre os dias 1º e 3 de junho, reunindo humor, teatro, circo, música e atrações culturais voltadas para diferentes públicos.

A abertura acontece na segunda-feira, 1º de junho, às 20h, no Teatro do CEI, com o espetáculo de comédia “Dra. Rosângela”, estrelado pelo humorista gaúcho Índio Behn. O ingresso será solidário, mediante doação de dois litros de leite, com limite de dois ingressos por CPF. A retirada dos ingressos e entrega das doações ocorre no sábado, 30 de maio, das 13h às 18h, na recepção do Cinema do CEI. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades assistenciais do município. A atividade conta com parceria do Sesc.

Na terça-feira, 2 de junho, estudantes da rede municipal participarão do espetáculo circense “Esperando Rodå”, da dupla Gomesninow, com sessões às 9h e às 14h30, também no Teatro do CEI. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Encerrando a programação, na quarta-feira, 3 de junho, o Teatro do CEI recebe o espetáculo infantil “Avó Zulmira e o Segredo Mágico”, em sessões às 9h e às 14h30, voltadas aos estudantes da rede municipal. A atividade também ocorre em parceria com o Sesc.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.05

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Futebol das quintas celebra meio século de história;

➡️ Campeão gaúcho de BMX busca apoio para competir no Brasileiro;

➡️ Campo Bom terá representante na Seleção Brasileira de Atletismo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 29 de Maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • Vítima relatou ter pago mais de R$ 15 mil e entregue móveis e eletrodomésticos após ameaças de agiotas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Campo Bom, cumpriu mandado de prisão preventiva nesta quinta-feira (28), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, contra um homem de 19 anos investigado pelo crime de extorsão.

De acordo com as investigações, a vítima, uma moradora de Campo Bom, vinha sendo sistematicamente coagida por agiotas que cobravam uma dívida contraída pelo filho dela. Ao longo de aproximadamente um ano, a mulher foi obrigada a realizar pagamentos que ultrapassaram R$ 15 mil, além de entregar bens da residência, entre eles móveis e eletrodomésticos.

Conforme apurado pela Polícia Civil, a vítima ainda era obrigada a pagar outras 28 parcelas de R$ 300 e relatava viver em situação de desespero devido às constantes ameaças sofridas.

As diligências investigativas permitiram a identificação do suspeito e a reunião dos elementos necessários para o pedido de prisão preventiva, posteriormente deferido pelo Poder Judiciário.

Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser realizadas pelo WhatsApp da Delegacia de Campo Bom, no número (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.