A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Semana de Campo Bom iniciou nesta segunda-feira

Redação / AG por Redação / AG
6 de junho de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Empresários respondem por que Campo Bom é uma cidade boa para empreender

Divulgação/PMCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A Semana de Campo Bom iniciou na segunda-feira, 5, e segue até neste domingo, 11. A comemoração remete a data de 6 de junho de 1959, quando Adriano Dias, em conjunto com a Câmara de Vereadores, assumiu definitivamente a administração de Campo Bom como primeiro prefeito, quando o município se emancipou em 31 de janeiro do mesmo ano.

Entre as atrações, está a exposição fotográfica “Recortes do Cotidiano Campo-Bonense”, que foi lançada na segunda-feira, na galeria de arte do Espaço Cultural Dr. Liberato, o prédio da antiga estação ferroviária. A curadoria é do historiador Roberto Atkinson que, através do acervo da Associação Pró-Memória, selecionou fotos e objetos que retratam o cotidiano do cidadão campo-bonense através dos anos.

Além do antes e depois das estruturas, há também registros fotográficos da construção da ponte da Barrinha, da balsa, do antigo Grupo Escolar, dos desfiles cívicos dos anos 70, da olaria e da ciclovia. A visitação é gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; e no sábado das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (51) 3597-4547.

Pinturas que retratam a imigração ao Rio Grande do Sul

A exposição de obras do artista Estephanio Fusbach segue no saguão do Centro Administrativo durante os meses de junho e julho. As obras estão divididas em três galerias temáticas e foram selecionadas pela Diretora de Cultura da PMCB Renata da Silva e pelo historiador Roberto Atkinson.

A primeira galeria, com pinturas em óleo sobre tela, reproduz residências em áreas rurais, representando o processo de fixação dos imigrantes no novo continente. Constam nesta galeria quadros que representam o processo de aculturamento do imigrante, com cenas gaúchas.

Na segunda galeria, estão pinturas em óleo sobre eucatex, cedidas do acervo da Associação Pró-Memória. Nas telas, é possível identificar a vista da residência do próprio artista em Campo Bom.

Por fim, três telas destacam o aspecto religioso campo-bonense, com duas pinturas da Antiga Igreja Evangélica, em diferentes períodos da história, e também uma pintura que traz um ângulo diferente das igrejas na Avenida Brasil, em que é possível visualizar as três cruzes.

Histórias de Campo Bom contadas em vídeo

Um documentário, dividido em três episódios, produzido no ano de 2021 pelo Departamento de Cultura da SMEC, conta a história da cidade em três períodos distintos: colônia, transição e urbanização.

Alunos da rede de ensino campo-bonense poderão conferir a exibição do documentário na sala de cinema da Praça CEU durante todo o mês de junho. Serão duas sessões: na segunda-feira à tarde e na quarta-feira pela manhã.

O agendamento deve ser feito diretamente com a coordenação do espaço pelo telefone (51) 3597-4752.

Post Anterior

Guarda Municipal realiza prisão por tráfico de entorpecentes

Próximo post

Combate à dengue não para e aplicações de inseticida continuam em Campo Bom

Notícias relacionadas

Violinista Maiara Mayer é selecionada para festival internacional na Alemanha
Comunidade

Violinista Maiara Mayer é selecionada para festival internacional na Alemanha

17 de junho de 2025
Depois das Cataratas, a tensão!
Comunidade

Depois das Cataratas, a tensão!

16 de junho de 2025
Prefeitura abre seleção de estágio em Farmácia com inscrições gratuitas
Comunidade

Prefeitura abre seleção de estágio em Farmácia com inscrições gratuitas

13 de junho de 2025
Próximo post
Bairros Paulista e Alto Paulista recebem mutirão de combate à dengue nos próximos dias

Combate à dengue não para e aplicações de inseticida continuam em Campo Bom

Municipal de Canastra com inscrições abertas até dia 30

Municipal de Canastra com inscrições abertas até dia 30

Atlético de Madrid e Guarani vão decidir o Futsal Série Prata

Atlético de Madrid e Guarani vão decidir o Futsal Série Prata

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Quartel da Brigada Militar de Campo Bom passa por melhorias com apoio da comunidade e empresários
  • Violinista Maiara Mayer é selecionada para festival internacional na Alemanha
  • Vereadores aprovam medidas para retirada de fios soltos e novos investimentos

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • Os vereadores de Campo Bom voltam a se reunir nesta segunda-feira, 16, em sessão ordinária na Câmara Municipal, para votar nove temas de interesse da comunidade. Um dos principais assuntos é a situação dos fios soltos, caídos ou emaranhados nos postes de luz, problema que afeta a segurança e a paisagem urbana.

Um requerimento, assinado pelos sete vereadores da base governista, pede que a Prefeitura elabore um projeto de lei para obrigar empresas de energia elétrica, telefonia e internet a retirarem fiações em desuso, além de alinhar os cabos existentes para evitar riscos.

Outro requerimento, assinado por todos os 11 vereadores, sugere ao governo do Estado o envio de um novo equipamento para emissão de carteiras de identidade, a fim de agilizar o atendimento na cidade.

Na pauta também está a votação de três projetos de lei enviados pela Prefeitura, entre eles o que prevê subsídio de R$ 250 mil à empresa Wirklich Plásticos, dentro do Programa de Incentivo à Geração de Empregos (PIGE). A empresa, com o apoio, vai ampliar suas operações, criando sete novos postos de trabalho em até cinco anos e aumentando o faturamento em quase 50%.

Pedidos da oposição:

Na oposição, o vereador Jorge Bellé (PL) quer saber se a Prefeitura avalia alterar o portão de acesso de alunos na Emef Dom Pedro II, mudando-o da Rua Paulista para a Rua Marechal Deodoro. Jair Wingert (Republicanos) propôs criar uma escola de formação de jovens empreendedores, sugerindo parceria com Sebrae e Feevale, e indicando o prédio da antiga escola Quatro Colônias como sede.

Celsinho (Republicanos) propôs uma comissão especial para fiscalizar os serviços da Aegea (antiga Corsan). “Desde que a Aegea assumiu, a qualidade caiu muito. A comissão dará respaldo para cobrar melhorias”, afirmou. Já Inácio Marasca (Republicanos) questionou a possibilidade de incluir equoterapia como serviço público de saúde.

A sessão começa às 18h, é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • ESPECIAL | SÉRIE DE REPORTAGENS👫🐶🚘

Em mais um capítulo das aventuras sobre rodas, o casal nômade embarca em uma jornada que começou em meio à imponência das Cataratas do Iguaçu e logo os levou a uma inesperada reviravolta na fronteira com o Paraguai. Com doses de tensão, perrengues e boas surpresas, a travessia se transformou em uma história cheia de aprendizados, novos encontros e descobertas urbanas. Nesta edição, eles mostram como a vida nômade é feita de curvas inesperadas, e que, no fim, tudo vira memória (e conteúdo pro canal!). Confira:

“Depois da experiência mágica nas Cataratas do Iguaçu, cruzamos a fronteira com o Paraguai achando que tudo seguiria o fluxo (ledo engano rsrsrs) mas a vida nômade adora colocar uns obstáculos no caminho. E dessa vez, ele veio em forma de exigência de vacina da febre amarela. Sem o comprovante em mãos, fomos gentilmente barrados na entrada do país vizinho. Bateu aquele frio na barriga, será que não íamos conseguir?
Mas desafio existe pra ser superado! Mesmo sem a vacina em dia, fomos liberados para cruzar a fronteira, porém sem o carimbo do “permisso” e liberados para permanecer SOMENTE na Ciudad del Este. Aliás, Ciudad del Este é uma cidade onde o trânsito parece seguir suas próprias leis da física (e da paciência!). Caótica, barulhenta e vibrante, nos garantiu boas histórias e alguns equipamentos novos pro canal.
Pois bem, no dia seguinte conseguimos a vacina em um posto de saúde na própria Ciudad del Este (obrigado, enfermeiros paraguaios!) e, com o braço doendo e o passaporte carimbado, seguimos rumo a Assunção. E que grata surpresa! Uma cidade tranquila, cheia de charme e belezas urbanas. Ficamos instalados à beira de um lago em um parque municipal e aproveitamos pra respirar fundo, curtir o pôr do sol e reorganizar a rota.
Essa jornada pelo Paraguai começou com tensão, mas nos mostrou mais uma vez que os perrengues fazem parte da aventura — e o melhor: sempre rendem boas memórias. Agora, com o coração leve e as rodas girando, seguimos rumo a Bonito, no Mato Grosso do Sul. Mas isso… é papo pros próximos capítulos.

Segue com a gente!”

Por Tiago de Vargas
11.06.2025

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br
  • MAIS DE 4,1 MILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA O LAURO REUS 🏥

Campo Bom vive um novo momento na saúde, e o AG estava lá para documentar os melhores e mais importantes momentos deste novo capitulo do Hospital Lauro Reus, no ano em que a entidade completa 80 anos.

Confira a cobertura feita pela equipe do AG, na manhã deste sábado, 14 de junho. 🎥✍️📰
  • 📢 Campo Bom avança na saúde 🚑💙

O Hospital Lauro Reus vai ganhar mais investimentos para emergência, bloco cirúrgico modernizado, mais leitos, novos equipamentos e um Centro TEAcolhe, com 1.200 atendimentos mensais para pessoas com autismo.

São mais de R$ 4,1 milhões em investimentos do Governo do Estado, Prefeitura e emendas parlamentares, um salto de qualidade que reforça a saúde de toda a região.

✅ Investimentos na emergência
✅ Mais especialidades
✅ Mais leitos
✅ Energia limpa
✅ Atendimentos especializados em autismo

“Nosso compromisso é com as pessoas e isso se traduz em ações concretas”, destacou o prefeito Giovani Feltes.

🗞️ LEIA MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

#CampoBom #HospitalLauroReus #SaúdePública #Investimento #TEAcolhe #JornalAGazeta
  • Nesta semana, a edição do Jornal A Gazeta circulou em uma data que desperta o imaginário popular há gerações: a temida sexta-feira 13. Mas por que esse dia ganhou fama de ser azarado? A resposta está em uma mistura de superstições antigas, simbolismos religiosos e até acontecimentos históricos.

De onde vem a fama da sexta-feira 13?

O número 13 é considerado de má sorte em diversas culturas ocidentais. Em muitas construções, como hotéis e prédios comerciais, até hoje o 13º andar é “pulado”. Já a sexta-feira tem um peso simbólico forte: acredita-se que Jesus foi crucificado nesse dia da semana. A junção dos dois elementos teria dado origem à fama sombria da data.

E o cinema ajudou a espalhar o medo...

Nos anos 1980, o terror ganhou força com o lançamento do filme Sexta-feira 13, que apresentava o icônico vilão Jason Voorhees. Desde então, a cultura pop reforçou o misticismo, associando a data a eventos assustadores, má sorte e histórias de arrepiar.

Superstições locais ainda existem?

Em Campo Bom e região, ainda há quem evite tomar decisões importantes, fechar negócios ou até sair de casa nessa data. E há os que aproveitam a ocasião para brincar com o mistério, organizar festas temáticas ou simplesmente desafiar o medo com bom humor.

Curiosidades:

- A fobia de sexta-feira 13 tem até nome: parasquavedequatriafobia.

- Em algumas culturas, como a italiana, o número azarado é o 17, e não o 13.

- Em 1307, numa sexta-feira 13, o rei da França mandou prender e executar membros da Ordem dos Templários, alimentando lendas sombrias sobre a data.

Você acredita em azar? Ou acha que tudo não passa de superstição?

Independentemente da resposta, a verdade é que a sexta-feira 13 segue despertando curiosidade e isso é, no mínimo, interessante. 

Conta pra gente quais as tuas experiências com a sexta mais temida do mundo 😨👻
  • Lembram do Emanuel? O menino campo-bonense que sofre com uma doença neurodegenerativa e que  está em busca de recursos para participar de um estudo na Espanha?

Então, até agora, graças à solidariedade de amigos, vizinhos e apoiadores, a campanha já soma R$ 36.038,27, arrecadados por meio de vaquinha online, bazares, rifas, coleta de tampinhas, pedágios solidários e doações via Pix. Mas ainda precisamos arrecadar a outra metade deste valor, para completarmos os R$ 70 mil que a família necessita para fazer a viagem.

As passagens para a viagem, prevista para o período de 26 de junho a 3 de julho, que é o período em que a família pretende viajar, já custam R$ 54 mil. Por isso precisamos da ajuda na nossa comunidade para alcançar o valor total.  A família e voluntários organizam novos eventos, veja como ajudar:

✅ Dois Pedágios Solidários — dia 14/06

✅ Bazar Solidário — dia 21/06, das 8h30 às 17h, no CTG Estância do Campo Grande, Rua Pedro Lírio Fischer, nº 60, bairro Campo Grande, Estância Velha.

✅ Brechó Solidário — dia 22/06, das 10h às 18h, na Sede dos Escoteiros Werner Saenger, em Campo Bom.
O brechó é organizado pelo grupo de voluntários CB News, com apoio do Grupo de Escoteiros Werner Saenger e do Clube 15 de Novembro.

A família reforça o pedido de ajuda: cada contribuição faz diferença para que Emanuel tenha qualidade de vida e interrompa o avanço da doença.

📌 PIX para doações:
Chave: 070.002.820-02
Nome: Emanuel Bitencourt da Silveira

📌 Acompanhe a campanha no Instagram: @todospeloemanuel_taysachs 

Qualquer ajuda é bem-vinda 🙏
  • A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, inicia as inscrições para os primeiros cursos de qualificação profissional do programa RS Qualificação. A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 99.692,50 do Estado e contrapartida de R$ 19.938,50 do Município.

Neste primeiro momento, estão abertas vagas para quatro dos nove cursos previstos, todos com início já no mês de julho. As inscrições poderão ser feitas durante o Mutirão de Empregos, que ocorre neste sábado, dia 14, das 8h às 12h, na Escola Borges de Medeiros. A partir do dia 16 de junho, interessados também podem se inscrever presencialmente no SINE (Espaço Cidadão Cidadania – Av. dos Estados, 900), no CRAS Centro (Rua Rui Barbosa, 197) e no CRAS CEU (Rua Limeira, 315).

Confira as opções disponíveis:

Rotinas Administrativas: 44 horas, início em 7 de julho, aulas às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, no Centro da Pessoa Idosa. 15 vagas.

Técnicas de Higiene e Limpeza: 40 horas, início em 8 de julho, aulas às terças e quintas, das 14h às 17h, no Centro da Pessoa Idosa. 15 vagas.

Técnicas Básicas para o Cuidado com o Idoso: 60 horas, início em 21 de julho, aulas às segundas, terças e quintas, das 19h às 22h, no Centro da Pessoa Idosa. 15 vagas.

Costura de Calçados: 80 horas, início em 7 de julho, aulas às segundas, terças e quintas, das 9h às 12h, no SENAI de Novo Hamburgo. 15 vagas. Transporte gratuito será oferecido pela Prefeitura.

Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência ou declaração de endereço, cópia da carteira de trabalho (se tiver) e comprovante de escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

Os cursos, realizados em parceria com Senac e Senai, foram definidos a partir da demanda de empresas e das necessidades de jovens que estão concluindo o Ensino Médio. “Escolhemos os cursos com base no que o mercado local precisa. É um passo importante para transformar vidas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Colissi.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 13 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile