A Prefeitura de Campo Bom segue facilitando o acesso das famílias mais vulneráveis à Campanha do Agasalho. A ação que normalmente acontece de forma itinerante e vai até os bairros para atender a todos, se adaptou à pandemia.
O novo formato diferenciado é: a Prefeitura quem está trazendo as pessoas até a campanha, oportunizando transporte gratuito para que as mesmas cheguem até o local e depois retornem para seus bairros. São cerca de 330 famílias com filhos matriculados na educação infantil municipal que estão tendo essa oportunidade.
A campanha ocorre durante o ano inteiro no Ginásio Municipal, atendendo moradores em situação de rua e pessoas cadastradas no CRAS, e é promovida pelo Gabinete da Primeira-dama com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Smdsh). Atualmente, a ação conta com parceria da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), que mapeou as famílias que mais precisam desta ajuda e está viabilizando o transporte. Os atendimentos neste formato ocorrem com horário agendado.
O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi, explica que mais de cinco mil peças já foram disponibilizadas para famílias com alunos do ensino fundamental. “Nosso objetivo, no final do atendimento ao público da educação infantil, é alcançarmos mais de 10 mil peças doadas e, assim, garantirmos um inverno mais quente para as quase 800 famílias que necessitam neste momento”, afirma.
A Primeira-dama Kátia Orsi lembra que todo o trabalho que torna a campanha possível, desde o conserto e lavagem das peças, até a organização e o atendimento às famílias, é feito por voluntários. E ressalta a parceria do Rotaract Campo Bom, que disponibilizou caixas de arrecadação de roupas em diversos pontos da cidade. “Depois que as caixas estão cheias, são recolhidas e encaminhadas ao ginásio. É uma parceria muito valiosa para o projeto”, completa.
Atualmente, a maior necessidade são roupas masculinas e cobertores. As doações podem ser entregues no Ginásio Municipal ou na Assistência Social, no prédio do Centro Administrativo. O projeto também dispõe de um serviço de busca por agendamento para quem não pode trazer as doações, basta ligar para o telefone 3597-1589 e informar o endereço.
Confira mais pontos de coleta:
- Ponto das tintas;
- Studio Stabilitá;
- Espaço Pet Hotel;
- Supermercado Rissul;
- Supermercado Haag.