Neste ano, o município fez uma pequena alteração a fim de melhorar o sistema de podas urbanas e realizar poda consciente entre os moradores. Já são mais de 11 mil mudas de árvores nativas plantadas garantindo o desenvolvimento sustentável, por meio do Plano Municipal de Arborização Urbana. “É uma campanha de conscientização e fortalecimento do cuidado com a nossa cidade”, destaca o prefeito Luciano Orsi.
Desde 2018 a Secretaria de Meio Ambiente conta com um responsável técnico para orientar os procedimentos de poda e coletar dados sobre os principais problemas e necessidades da arborização urbana. “Agora otimizamos e aprimoramos esse trabalho, executando somente o necessário para a saúde ambiental”, explica o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa.
Conforme o biólogo da Sema (Secretaria do Meio Ambiente), Jeferson Timm, é fundamental melhorar a saúde das árvores. “Se a poda é bem-feita, com objetivo de formação e eliminação de problemas, como conflito com estruturas urbanas ou riscos de acidentes, é possível manter a árvore sem podas por vários anos. Trata-se, portanto, de um trabalho preventivo”, afirma o biólogo.
Como agendar
Os cortes de árvores podem ser solicitados pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou telefone (51) 3598-8643 – canais da Secretaria de Meio Ambiente, O recolhimento dos restos pode ser feito com Secretaria de Obras, por meio do e-mail obras@campobom.rs.gov.br ou telefone (51) 3597-1202.
Minha árvore precisa de poda?
Para saber se sua árvore está saudável ou se precisa de poda, basta conferir as diretrizes técnicas do Arboriza, disponível no link. Se ainda restarem dúvidas, faça contato pelos canais acima.