A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Pelo fim da tração animal em Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
7 de dezembro de 2022
em Comunidade
0 0
A A
Pelo fim da tração animal em Campo Bom

Foto: Luana Ely Quintana/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Por Luana Ely Quintana

Cartazes com os dizeres “Campo Bom sem carroças”, “Maus-tratos é crime”, “Pelo direito de viver sem maus-tratos”, “Pelo fim da exploração dos animais” marcaram a primeira sessão da Câmara de Vereadores de dezembro.

Maus-tratos à animais é crime previsto por lei. Mas a justiça ignora o fato de que um animal (geralmente equídeos) puxando carroça morro acima, levando chibatadas, carregando várias vezes o próprio peso, estão a sofrer maus-tratos também.

Em alguns municípios, como Canoas, Sapiranga, São Leopoldo e Novo Hamburgo essa ação já é proibida por lei. Em Campo Bom, o Projeto de Lei nº 081/2022 (leia pdf abaixo), foi posto em votação na segunda-feira, 5, e aprovado por sete votos favoráveis e dois contrários. Apenas Celso Rodrigues (Republicanos) e Adilson Tereco (PDT) votaram contrários.

O projeto, que agora vai virar lei, também vai contar com a implementação de ações para inserir os carroceiros cadastrados no mercado de trabalho, por meio de políticas públicas, parcerias e convênios. A ideia é substituir as carroças por meios alternativos que ainda serão definidos.

Carroceiros fazem barulho

Antes do projeto, os vereadores votaram a mensagem retificativa enviada pelo Executivo, que inclui a criação de um auxílio emergencial às famílias de carroceiros. O único voto contrário ao auxílio foi de Celso Rodrigues.

Durante a votação da mensagem, cornetas, apitos, xingamentos e gritos foram proferidos aos vereadores. Ao pedir silêncio e não ser obedecida, a presidente da Câmara de Vereadores, Gênifer Engers, precisou paralisar a sessão por 15 minutos e pedir reforços da Guarda Armada Municipal, que ficou presente até o fim da sessão. Durante essa pausa, carroceiros usaram o momento para gritar e vociferar seu ponto de vista contra os demais presentes no local.

Após a pausa, ao iniciar sua fala, antes da votação do Projeto, Kayanne Braga (PTB), defensora dos animais idealizadora do Projeto, foi vaiada pelos carroceiros. “Esse projeto pensa na vida de todos e no futuro. No futuro, inclusive, das famílias e crianças de quem usa a tração animal, ou querem que as crianças cresçam e sigam nas carroças?”, indaga a vereadora. Os demais presentes, como protetores dos animais, ONGs e aliados permaneceram em silêncio com seus cartazes firmes e erguidos.

Do contra

“Desde o princípio do mundo os animais vieram para substituir o homem. Em 1844, no século 15, quando Portugal implantou a escravidão, eles contratavam homens negros, vindo lá de fora, pra virar escravos e substituir os animais, mas felizmente em 1888, a princesa Isabel aboliu a escravatura, para que o animal substituisse o homem. E hoje o homem é forçado a substituir o animal pelo projeto que se apresenta”, proclama o vereador Republicano. Importante destacar que, na verdade, a escravidão no Brasil iniciou-se por volta de 1530, no século 16, quando os portugueses implantaram as bases na América para atender, mais especificamente, à demanda por mão de obra para o trabalho na lavoura.

Continuando sua fala, Celso afirma não ter chamado ninguém para ir assistir a sessão. “Em momento algum, este vereador instigou algum carroceiro para que viesse a badernar nesta casa. Até porque aqui ninguém é baderneiro, são todos trabalhadores. Eu nunca fiz isso, a iniciativa foi deles, descontentes com o projeto”, tal explanação contradiz relatos que o AG recebeu durante a semana, na qual moradores afirmam que o vereador em questão foi nos bairros chamar os carroceiros para irem à Câmara.

projeto de leiBaixar

Após a votação, os cerca de 20 carroceiros se retiraram da casa. Do lado de fora, cavalos os aguardavam. Animais magros, cheios de moscas na boca, visivelmente tristes e puxando carroças, ou charretes – como alguns tentaram fantasiar.

Para onde irão os animais?

Em relação aos animais, a lei prevê avaliação veterinária e manutenção em espaço adequado, com todos os cuidados necessários. Os cavalos que forem apreendidos por condutores infratores não serão devolvidos e poderão ser doados ou transferidos à instituições conveniadas ou associações civis.

Foto: Luana Ely Quintana/AG
Foto: Luana Ely Quintana/AG
Foto: Luana Ely Quintana/AG
Foto: Luana Ely Quintana/AG
Foto: Luana Ely Quintana/AG
Foto: Luana Ely Quintana/AG
Post Anterior

Oktoberfest Campo Bom 2023 já está confirmada

Próximo post

Unidades de saúde de Campo Bom ganham reforço de cinco novos médicos

Notícias relacionadas

Edital aberto para contratação de profissionais para a Secretaria de Educação e Cultura
Comunidade

Edital aberto para contratação de profissionais para a Secretaria de Educação e Cultura

7 de julho de 2026
Recolhimento de podas atinge quatro bairros até dia 29
Comunidade

Rio Branco, Colina Deuner e Loteamento Fauth entram no calendário da coleta de podas

7 de julho de 2026
Recurso da Consulta Popular 2025 vai ampliar ações de castrações em Campo Bom
Comunidade

Recurso da Consulta Popular 2025 vai ampliar ações de castrações em Campo Bom

7 de julho de 2026
Próximo post
Unidades de saúde de Campo Bom ganham reforço de cinco novos médicos

Unidades de saúde de Campo Bom ganham reforço de cinco novos médicos

1º Encontro do Coletivo de Pessoas com Deficiência e Aliados de Campo Bom

1º Encontro do Coletivo de Pessoas com Deficiência e Aliados de Campo Bom

Largo Irmãos Vetter já tem internet gratuita para visitantes

Largo Irmãos Vetter já tem internet gratuita para visitantes

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Nova vacina pneumocócica 20-valente começa a ser aplicada em Campo Bom
  • Polícia Civil prende homem com arma de numeração raspada em Campo Bom
  • Ginásio Municipal será palco de seletiva para Mundial de Taekwondo neste final de semana

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Uma criança, de 11 meses, ficou ferida após sofrer queimaduras durante um banho na tarde desta sexta-feira (10), na EMEI Casa da Criança, em Campo Bom. Conforme relato da mãe à reportagem do Jornal A Gazeta, a menina sofreu queimaduras de segundo grau nas pernas, nos pés e na região dos glúteos e permanece internada no Hospital Dr. Lauro Reus, aguardando transferência para um hospital especializado em tratamento de queimados, em Porto Alegre.

Segundo a mãe, a escola entrou em contato por volta das 15h15 para informar o ocorrido.

“Era 15h15 quando a escola me ligou falando que a professora tinha dado banho na minha filha e a queimou com água quente. Minha filha está internada com as pernas, os pés e na região do glúteo com queimaduras de 2º grau”, relatou.

Ainda conforme a mãe, a direção da EMEI informou que a criança havia apresentado um episódio de diarreia. Durante o procedimento de higiene, a professora teria colocado a menina sentada em uma cuba de pia, momento em que ocorreram as queimaduras.

Em nota oficial, a Prefeitura de Campo Bom informou que, assim que a situação foi identificada, a equipe da unidade adotou as providências necessárias, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), comunicando a família e acompanhando o atendimento prestado à criança.

A Administração Municipal também afirmou lamentar profundamente o ocorrido, manifestou solidariedade à criança e aos familiares e informou que está prestando todo o apoio necessário, além de adotar as medidas administrativas cabíveis. “A rede municipal de ensino acolhe diariamente cerca de 10 mil crianças e estudantes, responsabilidade que reforça o compromisso permanente da Prefeitura com o cuidado, a segurança e a garantia dos direitos de todos os alunos. A Administração segue acompanhando a situação de perto, prestando todo o apoio necessário à família e adotando as medidas administrativas cabíveis”, diz a nota.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem de 37 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (10) por posse de arma de fogo com numeração suprimida, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Santa Lúcia, em Campo Bom.

A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Campo Bom no âmbito de uma investigação que apura um crime de disparo de arma de fogo ocorrido no município.

Durante as buscas, os policiais civis localizaram um revólver calibre .38, da marca Rossi, carregado com cinco cartuchos intactos e um estojo deflagrado. Após a verificação, foi constatado que a arma estava com a numeração de identificação suprimida, o que caracteriza crime previsto no Estatuto do Desarmamento.

O suspeito possui antecedentes policiais por disparo de arma de fogo, ameaça, roubo e receptação. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Segundo a Polícia Civil, a prisão é resultado do trabalho investigativo desenvolvido pela Delegacia de Campo Bom e integra as ações de combate à criminalidade e de retirada de armas ilegais de circulação, com o objetivo de reforçar a segurança da população.

A Polícia Civil também reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 10.07

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ A força de uma família para vencer o câncer;

➡️ Moradores recebem material para incentivar coleta seletiva;

➡️ Rua Coberta recebe mais uma edição do Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de julho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom inicia, a partir de segunda-feira (13), a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (PN20) nas unidades de saúde do município. O novo imunizante passa a integrar o calendário vacinal infantil, substituindo gradualmente a vacina pneumocócica 10-valente (PN10).

A PN20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, sepse e infecções de ouvido, ampliando a proteção oferecida às crianças.

A Secretaria de Saúde informa que a substituição da vacina ocorrerá de forma gradual, conforme o esquema vacinal de cada criança:

* Bebês que iniciarão a vacinação: PN20 aos 2 meses, PN10 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 meses: receberão PN20 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 e 4 meses: receberão apenas o reforço com PN20 aos 12 meses.

Crianças que já completaram todo o esquema vacinal com a PN10 não precisam receber uma dose adicional da PN20.

Em casos de atraso na vacinação, a dose poderá ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além do público infantil, a vacina também poderá ser indicada, em situações específicas previstas pelo Ministério da Saúde e conforme disponibilidade de doses, para idosos acamados ou institucionalizados, pessoas com condições clínicas especiais e povos indígenas.

Neste primeiro momento, Campo Bom recebeu 150 doses da vacina, enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas, a população procure a unidade de saúde mais próxima.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.07

➡️ É neste final de semana, o Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um incêndio em residência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Bom na noite desta quarta-feira (8), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, próximo à divisa com o bairro Operária.

A guarnição campo-bonense foi a primeira a chegar ao local, antes mesmo do efetivo de Novo Hamburgo, e conseguiu controlar as chamas. O fogo destruiu a sala da casa, atingindo móveis e eletrodomésticos.

Vizinhos auxiliaram no combate inicial ao incêndio, evitando que o fogo se alastrasse para imóveis próximos.

O morador sofreu queimaduras nas mãos e precisou de atendimento médico. Aos bombeiros, ele relatou que utilizava um aquecedor elétrico na sala e acabou adormecendo, sendo despertado pelas chamas já atingindo o sofá e se espalhando rapidamente pelo ambiente. A hipótese é de que o equipamento possa ter contribuído para o início do incêndio, o que ainda deverá ser apurado.

Três gatos morreram em um dos cômodos da residência. Um quarto animal foi resgatado com vida e encaminhado para atendimento veterinário.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.07

➡️ Recicla + Campo Bom, traz uma série de ações que a comunidade pode aderir e contribuir com o meio ambiente.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.