Por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou domingo,17, a autorização para uso emergencial de duas vacinas contra Covid-19 no Brasil. Todos os cinco integrantes da Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão votaram a favor da aplicação dos fármacos. A sessão, iniciada às 10h, foi concluída por volta das 15h20m.
A partir da aprovação do uso emergencial os imunizantes o governador Eduardo Leite afirmou que o Rio Grande do Sul está preparado para começar a campanha de inoculação.
O Ministério da Sáude garante que a distribuição das doses será feita de forma igualitária entre os Estados. Dessa mesma forma, o governo do Estado distribuirá aos municípios quantidade proporcional à população a ser vacinada. Estimativas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) preveem entre 200 mil e 300 mil doses inicialmente, a serem usadas nos grupos prioritários.
Em Campo Bom
Campo Bom vive a expectativa de receber em torno de 7 mil doses de vacina contra a Covid-19 para iniciar o processo de imunização de grupos prioritários – trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos, indivíduos acima dos 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e população indígena. O secretário de Saúde Municipal, João Paulo Berkembrock, disse que, com resposta positiva da Anvisa, o município conta com um plano logístico de distribuição e vacinação que iniciará assim que as doses cheguem em Campo Bom. “Seguiremos a determinação do Ministério da Saúde. Atenderemos os contemplados das fases preconizadas pelas orientações federais e estaduais, teremos um olhar diferenciado para cada necessidade da população, dando suporte com vacinas em domicilio para quem precise”, afirmou Berkembrock.
Berkembrock garantiu que, após chegarem a Campo Bom, as doses devem ser entregues rapidamente às unidades de saúde. Em relação às agulhas e seringas, o secretário afirmou que o município dispõe estoque suficiente. “Já contávamos com reserva de insumos, mas o município efetuou compra emergencial, se caso não venha os insumos do Estado. Não faltará seringas para iniciarmos a vacinação, nossa equipe é experiente e capacitada para planejar e executar campanhas dessa envergadura”.