Foram quase 30h para percorrer 422km em cima de uma bicicleta. Um desafio para poucos, mas concluído com sucesso por um morador do bairro Genuíno Sampaio. Após iniciar o percurso no dia 20 de dezembro, Adelio Mendes de Oliveira, de 60 anos, completou o trajeto entre Campo Bom e Santo Ângelo na terça-feira, 22.
Ao todo foram três dias de viagem percorrendo diariamente mais de 100 km. “No primeiro dia, o mais puxado, pedalei por 190km, no segundo foi mais tranquilo, foram 109km e, para fechar o trajeto mais 123km”, detalha.
O encarregado de frota, é natural de São Miguel das Missões, mas cresceu em Santo Ângelo e escolheu Campo Bom para morar há mais 30 anos.
Ele conta que a ideia da viagem surgiu em 2018. Ciclista há oito anos, ele já tinha percorrido distâncias mais curtas (178km de Campo Bom a Gramado e voltando por Nova Petrópolis) mas planejara por cerca de seis meses a jornada até a cidade onde cresceu. “Fazia uns dois anos que planejava, mas em função de tempo e disponibilidade ainda não havia feito. Minha família mora na região e aproveitei para ir passar o Natal com eles, de um jeito diferente”, disse Oliveira.
Preparação
Calejado de outras viagens, o ciclista sabia que para encarar o percurso de bicicleta um pouco mais de preparo seria necessário: “Não foi feita uma preparação específica, mas meio ano antes comecei a intensificar os pedais de final de semana com maiores elevações, pois o caminho percorrido tinha bastante serra”, comenta o ciclista que completa “O segredo é não desistir e focar no objetivo, chegar no local planejado e descansar para recuperar o corpo para o próximo dia. Não pensar na dificuldade e na dor ajudam a manter o foco”. Agora, o projeto segue, a meta é percorrer de Curitiba a Foz do Iguaçu no Paraná.