A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Está na Câmara projeto que visa, gradativamente, acabar com as carroças com tração animal

Redação / AG por Redação / AG
2 de dezembro de 2022
em Política
0 0
A A
Está na Câmara projeto que visa, gradativamente, acabar com as carroças com tração animal

Kayanne Braga

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Já está na Câmara de Vereadores e deverá ir a votação na sessão da próxima segunda-feira, 5, Projeto de Lei do Executivo que institui o programa municipal de redução gradativa de veículos de tração animal. A matéria, sugerida ao executivo através de requerimento, foi apresentada pela vereadora Kayanne Braga (PTB), que elegeu-se, como a vereadora mais votada, tendo como principal bandeira a proteção animal.

O Projeto de Lei 081/2022, assinado pelo prefeito Luciano Orsi, estabelece entre algumas ações imediatas, o cadastramento dos condutores, dos animais e dos veículos de tração animal junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, como também de implementação de ações que visem à inserção dos condutores dos veículos de tração animal cadastrados no mercado de trabalho, por meio de políticas públicas, parcerias, convênios ou acordos com pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, como também a substituição dos veículos de tração animal por meios alternativos, com preferência à queles de baixo impacto ambiental.

O projeto de Lei também estabelece o prazo máximo de 2 anos para a proibição, em definitivo da circulação destes veículos.

Penalidades

A matéria estabelece também as penalidades para quem descumprir a lei, ficando sujeitos a advertência, multa e apreensão do animal, do veículo e demais equipamentos utilizados. No caso de multa o valor é de 60 Unidades de Referência Municipais (URM), podendo ser dobrado o valor em caso de reincidência.
Os recursos provenientes da aplicação de multas, conforme o Projeto de Lei, serão todos revertidos em favor de ações destinadas ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. Porém, caso o infrator não puder arcar com o valor da multa, sem que prejudique o seu sustento, deverá apresentar documentos que comprovem sua situação de vulnerabilidade econômica. O condutor quando for reincidente, poderá, ainda, ter o veículo apreendido.

A vereadora Kayanne Braga, demonstrou uma sensação de muita alegria ao afirmar que: “Chegamos em um momento histórico pelo direito dos animais em nossa cidade. Há muitos anos, eu como protetora dos animais sou questionada sobre quando seria o fim do sofrimento dos cavalos que fazem tração. Com cargas excessivas, faça chuva ou faça sol. Desde 2021 quando assumi, não houve uma reunião entre os parlamentares que eu não questionei quando iríamos nos juntar para trabalhar nisso. Um dos primeiros requerimentos que fiz foi o pedido do censo, para termos ideia do número de animais em nossa cidade que era utilizado nessa prática. Agradecemos em especial as agentes de saúde que fizeram o levantamento. Desde então venho trazendo o debate e buscando a solução. Agora temos uma grande luz no fim do túnel, me sinto feliz demais em fazer parte disso. Agradeço em nome da proteção animal ao Prefeito Luciano Orsi por apresentar a matéria que representa uma nova esperança”, completou a vereadora.

O prefeito Luciano Orsi, explicou a sua decisão: “Já há algum tempo vínhamos alinhando este projeto com o setor jurídico, para finalmente podermos mandar esta matéria para a Câmara. Sabemos que a tração animal ainda tem sido uma forma de sustento de algumas famílias, porém, a realidade vem mudando e hoje já não podemos mais admitir essa prática. É uma situação que está com os dias contados a exemplo de outros Municípios, que já aprovaram medidas semelhantes. Vamos buscar novas alternativas, mas já posso antecipar, que é necessário que façamos este avanço, pois este é um convencimento pessoal e também coletivo de toda sociedade. O envio deste projeto está baseado naquilo que a gente acredita, e fico feliz com esse encaminhamento, que ele possa ser votado na semana que vem”, finalizou.

Post Anterior

Fernando Ferrari forma alunos em curso de robótica

Próximo post

Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Notícias relacionadas

Câmara aprova novo regimento interno e propostas ligadas à cultura e bem-estar
Política

Câmara de Campo Bom homenageia mulheres com destaque na comunidade

23 de março de 2026
Entrevista exclusiva com Luciano Orsi pré-candidato a deputado estadual
Política

Entrevista exclusiva com Luciano Orsi pré-candidato a deputado estadual

2 de março de 2026
Kayanne Braga marca história como segunda mulher a presidir a Câmara de Campo Bom
Política

Kayanne Braga marca história como segunda mulher a presidir a Câmara de Campo Bom

23 de fevereiro de 2026
Próximo post
Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Lions Clube promove evento de saúde pública na Praça João Blos neste sábado

Lions Clube promove evento de saúde pública na Praça João Blos neste sábado

Publicado edital para próxima fase do concurso para a Guarda Municipal de Campo Bom 

Homem é preso por ameaça a mulher

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Volta ao Lago Negro teve campo-bonense no lugar mais alto do pódio, no último final de semana
  • Campo Bom marca presença na maior feira da agricultura familiar do Brasil, em Rio Pardo
  • Números do tráfico de drogas em Campo Bom revelam concentração crítica no Rio Branco

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpachecoO número de ocorrências por tráfico de drogas em Campo Bom acende um sinal de alerta para as autoridades de Segurança Pública, especialmente diante da concentração dos casos em regiões específicas do município. Dados da Brigada Militar apontam que, ao longo de 2025, foram registradas 113 ocorrências relacionadas ao crime.O levantamento revela um cenário desigual entre os bairros, com destaque para o Rio Branco, que lidera com ampla margem: foram 40 registros, mais de um terço do total. Na sequência aparecem Aurora, Barrinha e Paulista, com 9 ocorrências cada. Outros bairros como Porto Blos e Santo Antônio somam 6 casos, enquanto regiões como Mônaco, Centro e Santa Lúcia apresentam números menores, mas ainda relevantes dentro do contexto geral.A tendência observada no ano passado se mantém em 2026. Das 12 ocorrências de tráfico divulgadas até o momento pelo Jornal A Gazeta, 8 foram registradas novamente no bairro Rio Branco. Um dos casos chama atenção pela reincidência: um suspeito foi preso duas vezes em um intervalo de apenas três dias. As demais ocorrências foram registradas nos bairros Barrinha (2), Jardim do Sol e Aurora.De acordo com o Capitão Oliveira, comandante da Brigada Militar em Campo Bom, grande parte das ações tem origem no trabalho de inteligência da corporação. Ainda assim, ele aponta um entrave recorrente no combate ao crime. “Nossa maior dificuldade são os presos que logo são soltos”, afirma.A análise da Polícia Civil reforça o caráter estrutural do problema. Segundo o delegado Rodrigo Câmara, responsável pela delegacia local, a maioria dos indivíduos presos por tráfico já possui antecedentes criminais pelo mesmo tipo de delito, além de envolvimento com organizações criminosas. “Trata-se, em sua maior parte, de indivíduos com trajetória consolidada no tráfico, inseridos em estruturas hierarquizadas, e não de casos isolados”, destaca.MATÉRIA COMPLETA EM www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | Entre os dias 19 e 22 de março, foi realizado o 4º Rodeio Nacional e o 14º Rodeio Estadual de Nova Santa Rita, reunindo entidades tradicionalistas de diversas regiões. Representando Campo Bom, os CTGs Guapos do Itapuí e Palanques da Tradição tiveram desempenho de destaque, conquistando importantes títulos e reforçando a força do tradicionalismo no município.O CTG Guapos do Itapuí alcançou resultados expressivos nas danças tradicionais, conquistando o 1º lugar nas categorias mirim, juvenil e adulta. A conquista ocorre em um momento simbólico para a entidade, que vive um processo de reconstrução após desafios estruturais enfrentados nos últimos anos.Com quase 30 anos de história, o grupo destaca a união como fator essencial para superar adversidades e seguir fortalecendo suas atividades. “Esse resultado veio em um momento muito importante pra gente, em meio à reconstrução da entidade. As últimas semanas foram desafiadoras, principalmente pela mudança e por tudo que envolveu o nosso galpão. Mas foi justamente nesse momento que a nossa união se fortaleceu, e foi com essa força coletiva que conquistamos o título nas três categorias: mirim, juvenil e adulta. Esse resultado traduz a essência da nossa entidade. Mostra que, quando estamos juntos, o Guapos se torna ainda mais forte, movido pelo sentimento, pela união e pelo orgulho de cada um que faz parte dessa história”, destacaram os instrutores da invernada mirim, Carolini Basei e Guilherme Winter.Já o CTG Palanques da Tradição conquistou o primeiro lugar na categoria pré-mirim e celebrou o desempenho do seu grupo de base. Segundo a coordenadora Karini Pinheiro Cioccari, os resultados são reflexo do trabalho contínuo e da dedicação coletiva. “Nossos pequenos tradicionalistas mais uma vez brilharam, demonstrando que garra e entrega se aprendem com dedicação e muito ensaio. Mesmo diante de adversidades como o mau tempo e problemas técnicos, eles se superaram”, destacou.LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na tarde de ontem (28), um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros por volta das 17h20, na Rua Cascatinha, no bairro Jardim do Sol.As chamas consumiram completamente uma residência de madeira, fazendo com que a família perdesse todos os seus pertences. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. A rápida atuação dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para casas vizinhas, controlando a situação no local.Agora, a família busca apoio da comunidade para recomeçar. Doações de itens domésticos podem ser entregues na Rua Waldenir Faccini, 540, no bairro Morada do Sol. Também é possível contribuir por meio de PIX, pela chave 00124551050, em nome de Tatiane Arnold.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LlINK NA BIO)
  • Morador foi encontrado sem vida enquanto pedalava em Lomba GrandeFaleceu na manhã deste sábado (28), Eberson França dos Santos, de 46 anos, morador de Campo Bom. Ele pedalava pela localidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, quando foi encontrado já sem vida por moradores, nas proximidades da Igreja São Jacó, na Estrada Jacó Plentz.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. A área foi isolada pela Brigada Militar, que acionou o Instituto-Geral de Perícias (IGP). A suspeita é de que Eberson tenha sofrido uma parada cardíaca durante o trajeto, que realizava sozinho.Eberson integrava a Liga Campobonense de BMX. Em nota, a entidade lamentou a perda:“É com muita tristeza que comunicamos que nossa família BMX de Campo Bom está em luto. Perdemos um grande amigo, um grande pai de família, um grande incentivador, uma pessoa querida e sempre disposta a ajudar. Fica aqui nosso sentimento e solidariedade à família, parentes e amigos. Eberson, descanse em paz.”O velório ocorre na Capela C do Cemitério Municipal de Campo Bom, com início às 23h30 deste sábado. O sepultamento está marcado para as 10h de domingo (29).Eberson deixa enlutados a mãe, a esposa Tatiana dos Santos Schukes, o filho Otávio, além de demais familiares e amigos.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem foi preso após ameaçar uma família com uma arma de fogo em via pública. A ocorrência foi registrada após a guarnição ser acionada via 190 para averiguar a denúncia.No local, os policiais encontraram o indivíduo, em posse de um revólver, apontando a arma em direção ao pátio de uma residência onde estavam as vítimas, entre elas crianças.Ao perceber a presença policial, o suspeito passou a apontar a arma contra os agentes, desobedecendo inicialmente às ordens de abordagem. Após repetidos comandos, ele largou o revólver sob um veículo e deitou-se ao solo, sendo então contido e algemado.A arma, um revólver com cinco munições intactas, foi apreendida. O homem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Uma das vítimas acompanhou a guarnição até a delegacia, enquanto a outra se deslocou por meios próprios.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK MA BIO)
  • AG CONTIGO | 27.03Destaques da edição impressa 🗞️➡️ Rio Branco no foco do tráfico;➡️ Agricultores de Campo Bom, participam da Expoagro;➡️ Campo-bonenses são destaque no esporte em diversas modalidades;➡️ CTG’s daqui, dominam o pódio no rodeio de Nova Santa Rita.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 27 de Março.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 26.03➡️ Semana da Causa Animal inicia domingo com feira de adoção na Rua Coberta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.