A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Está na Câmara projeto que visa, gradativamente, acabar com as carroças com tração animal

Redação / AG por Redação / AG
2 de dezembro de 2022
em Política
0 0
A A
Está na Câmara projeto que visa, gradativamente, acabar com as carroças com tração animal

Kayanne Braga

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Já está na Câmara de Vereadores e deverá ir a votação na sessão da próxima segunda-feira, 5, Projeto de Lei do Executivo que institui o programa municipal de redução gradativa de veículos de tração animal. A matéria, sugerida ao executivo através de requerimento, foi apresentada pela vereadora Kayanne Braga (PTB), que elegeu-se, como a vereadora mais votada, tendo como principal bandeira a proteção animal.

O Projeto de Lei 081/2022, assinado pelo prefeito Luciano Orsi, estabelece entre algumas ações imediatas, o cadastramento dos condutores, dos animais e dos veículos de tração animal junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, como também de implementação de ações que visem à inserção dos condutores dos veículos de tração animal cadastrados no mercado de trabalho, por meio de políticas públicas, parcerias, convênios ou acordos com pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, como também a substituição dos veículos de tração animal por meios alternativos, com preferência à queles de baixo impacto ambiental.

O projeto de Lei também estabelece o prazo máximo de 2 anos para a proibição, em definitivo da circulação destes veículos.

Penalidades

A matéria estabelece também as penalidades para quem descumprir a lei, ficando sujeitos a advertência, multa e apreensão do animal, do veículo e demais equipamentos utilizados. No caso de multa o valor é de 60 Unidades de Referência Municipais (URM), podendo ser dobrado o valor em caso de reincidência.
Os recursos provenientes da aplicação de multas, conforme o Projeto de Lei, serão todos revertidos em favor de ações destinadas ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. Porém, caso o infrator não puder arcar com o valor da multa, sem que prejudique o seu sustento, deverá apresentar documentos que comprovem sua situação de vulnerabilidade econômica. O condutor quando for reincidente, poderá, ainda, ter o veículo apreendido.

A vereadora Kayanne Braga, demonstrou uma sensação de muita alegria ao afirmar que: “Chegamos em um momento histórico pelo direito dos animais em nossa cidade. Há muitos anos, eu como protetora dos animais sou questionada sobre quando seria o fim do sofrimento dos cavalos que fazem tração. Com cargas excessivas, faça chuva ou faça sol. Desde 2021 quando assumi, não houve uma reunião entre os parlamentares que eu não questionei quando iríamos nos juntar para trabalhar nisso. Um dos primeiros requerimentos que fiz foi o pedido do censo, para termos ideia do número de animais em nossa cidade que era utilizado nessa prática. Agradecemos em especial as agentes de saúde que fizeram o levantamento. Desde então venho trazendo o debate e buscando a solução. Agora temos uma grande luz no fim do túnel, me sinto feliz demais em fazer parte disso. Agradeço em nome da proteção animal ao Prefeito Luciano Orsi por apresentar a matéria que representa uma nova esperança”, completou a vereadora.

O prefeito Luciano Orsi, explicou a sua decisão: “Já há algum tempo vínhamos alinhando este projeto com o setor jurídico, para finalmente podermos mandar esta matéria para a Câmara. Sabemos que a tração animal ainda tem sido uma forma de sustento de algumas famílias, porém, a realidade vem mudando e hoje já não podemos mais admitir essa prática. É uma situação que está com os dias contados a exemplo de outros Municípios, que já aprovaram medidas semelhantes. Vamos buscar novas alternativas, mas já posso antecipar, que é necessário que façamos este avanço, pois este é um convencimento pessoal e também coletivo de toda sociedade. O envio deste projeto está baseado naquilo que a gente acredita, e fico feliz com esse encaminhamento, que ele possa ser votado na semana que vem”, finalizou.

Post Anterior

Fernando Ferrari forma alunos em curso de robótica

Próximo post

Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Notícias relacionadas

Câmara aprova novo regimento interno e propostas ligadas à cultura e bem-estar
Política

Câmara de Campo Bom homenageia mulheres com destaque na comunidade

23 de março de 2026
Entrevista exclusiva com Luciano Orsi pré-candidato a deputado estadual
Política

Entrevista exclusiva com Luciano Orsi pré-candidato a deputado estadual

2 de março de 2026
Kayanne Braga marca história como segunda mulher a presidir a Câmara de Campo Bom
Política

Kayanne Braga marca história como segunda mulher a presidir a Câmara de Campo Bom

23 de fevereiro de 2026
Próximo post
Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Lions Clube promove evento de saúde pública na Praça João Blos neste sábado

Lions Clube promove evento de saúde pública na Praça João Blos neste sábado

Publicado edital para próxima fase do concurso para a Guarda Municipal de Campo Bom 

Homem é preso por ameaça a mulher

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Homem é preso após ameaçar família com arma de fogo em via pública
  • Encontro de profissionais da saúde debate violência contra a mulher
  • Rua Coberta recebe feira de adoção neste domingo, abrindo a Semana da Causa Animal

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 27.03Destaques da edição impressa 🗞️➡️ Rio Branco no foco do tráfico;➡️ Agricultores de Campo Bom, participam da Expoagro;➡️ Campo-bonenses são destaque no esporte em diversas modalidades;➡️ CTG’s daqui, dominam o pódio no rodeio de Nova Santa Rita.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 27 de Março.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 26.03➡️ Semana da Causa Animal inicia domingo com feira de adoção na Rua Coberta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Dois homens foram presos por tráfico de drogas na tarde de terça-feira (25), no bairro Rio Branco, em Campo Bom, durante ação da Brigada Militar.A abordagem ocorreu em um ponto conhecido pelo comércio de entorpecentes. Foram detidos dois homens de 41 anos e de 37. Com eles, os policiais apreenderam 19,47 gramas de cocaína, 17,5 gramas de maconha, 4,92 gramas de crack e R$ 103,25 em dinheiro.Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido. A Brigada Militar informou que segue intensificando as ações de combate ao tráfico de drogas na região.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 25.03➡️ 12 mulheres receberão homenagem na Câmara de Vereadores, nesta quarta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de segunda-feira (23), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por violência doméstica no bairro Operária.A guarnição foi acionada pela Central de Operações para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, encontrou o suspeito ainda presente. Conforme relato da vítima, que é avó do indivíduo, durante uma discussão familiar ele passou a agredi-la e a ameaçá-la de morte.Diante da situação, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde teve a prisão em flagrante decretada.A Guarda Municipal reforçou o compromisso no combate a todos os tipos de violência e destacou que a comunidade pode acionar a corporação pelo telefone 153.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.03➡️ Chegada do Outono é marcada pela instabilidade da temperatura na região.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma cena inusitada chamou a atenção dos campo-bonenses na manhã desta terça-feira (24). A condutora de um Honda City perdeu o controle do veículo e invadiu um estabelecimento comercial no Centro de Campo Bom, por volta das 8h.Imagens que circulam em grupos de mensagem nas redes sociais mostram que o veículo arrancou a porta de emergência do estacionamento e parou nas prateleiras de bebidas do local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado para atendimento à motorista, que não precisou ser removida. Ninguém ficou ferido.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.