Escola ficou em 1º lugar dentre 53 projetos e receberá cerca de R$ 8 mil
“Tia, eu posso usar essa parte da planta também?”, me perguntou um aluno da Emei Claudy Schaefer, que tinha entre 3 a 4 anos, referindo-se à um caule, enquanto me oferecia uma panela cheia de areia e recheada de manjerona, que foi colhida do pátio, ou melhor, do quintal da própria escola.
A Manjerona é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas digestivos, devido à sua ação anti-inflamatória e digestiva, como diarreia e má digestão e, também, consegue atuar no sistema nervoso. Além dela, diversas outras plantinhas me foram entregues e, junto com a imaginação de cada aluno, me serviram um banquete: desde uma xícara de café e um bolo – compostos por água e terra – até arroz, feijão e carne – feitos com areia e muitas folhas verdes.
Não demorou muito para que cerca de 20 alunos – dos 89 que a escola possui – se juntassem à minha volta e começassem a me “empanturrar” com comidas feitas por eles mesmo com muito cuidado e amor. Isso tudo se deve aos educadores da Claudy, que há quase 5 anos fomentam a curiosidade e criatividade de seus alunos para que usem e abusem da natureza de forma sustentável e percebam que tudo que é plantado pode ser utilizado a nosso favor. Afinal, a natureza nos convida a brincar a todo momento.
Extensão do lar
Além das brincadeiras e de uma horta comunitária, os professores contam que os alunos acabam utilizando da natureza até mesmo para criar materiais didáticos. Muitas vezes, quando não se tem folhas de ofício, as folhas das árvores se transformam. Quando não se tem massinha de modelar, uma receita caseira é utilizada e a cor surge da erva-mate, da terra, do cúrcuma/açafrão, de amoras e de tudo que a imaginação permitir testar.
Essa matéria tinha o intuito de noticiar que a Emei Claudy Schaefer, do Bairro Morada do Sol, conquistou o 1º lugar, dentre 53 projetos de todo o Brasil, no Prêmio Meu Pátio é Meu Mundo. O Concurso, organizado pelo Instituto Arcor e pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP), destaca a educação para o desenvolvimento sustentável na primeira infância.
Eu não vi melhor maneira de contar essa notícia do que justamente escrever um pouco da minha experiência em uma tarde dentro da Emei, pois o projeto campeão abrange justamente isso: as vivências da Claudy. Assim, os professores Macksuel Augusto Stenert e Julia Berigula Dutra encaminharam ao Prêmio Meu Pátio é Meu Mundo, o projeto “A Natureza Nos Convida a Brincar: Vivências na Claudy”. Um artigo escrito a muitas mãos e encaminhado por dois profissionais dedicados, que nos ensinam a importância de transformar a escola numa extensão do lar, afinal as famílias e a comunidade ajudam a montar esse quintal, que se multiplica e se expande pelo bairro inteiro.