Calendário anunciado pela Prefeitura no dia 1º de outubro autoriza retorno a partir de 3 de novembro para estudantes do nono ano do ensino fundamental.
A volta das aulas presenciais em Campo Bom, proposta pela Prefeitura iniciou no dia 13 de outubro com alunos da educação infantil e o ensino médio das escolas da rede privada. No dia 3 de novembro, de acordo com o calendário proposto, após o feriado de Finados, os estudantes do nono ano da rede pública municipal devem voltar às salas de aula. A determinação foi publicada no dia 1º de outubro no Diário Oficial do Município por meio de um decreto sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Porém, de forma facultativa – os pais podem escolher em deixar os filhos em atividades não presenciais acompanhando de forma on-line.
Protocolos
Com relação aos protocolos sanitários que a prefeitura pretende adotar para o retorno presencial, estão o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas; evitar contato entre as turmas com escalas para: entrada e saída, entre outras áreas comuns.
As aulas terão duração de quatro horas por dia, também está previsto o limite de 16 pessoas por vez nas salas de aula; além de recomendações para evitar a presença de pais e outros visitantes no interior da escola; uso de máscara obrigatória e higiene dos ambientes. Segundo Simone Schineider, secretária de Educação e Cultura, a retomada presencial seguirá uma “rígida vigilância sobre os protocolos sanitários previstos para essa situação”. Frisando que na entrada das escolas terão postos de triagem, com álcool para higienização das mãos e de objetos e aferição de temperatura.
Além disso, Simone afirma ainda que as instituições estão desinfetadas e organizadas para que se mantenha a distância mínima de 1,5 metro entre alunos, professores e demais profissionais.
A diretora da Emef Borges De Medeiros, Morgana da Silva, conta que já estão bem adiantadas as medidas sanitárias e todos os protocolos determinados para essa volta presencial dos alunos. “E já estamos preparando nossa equipe para receber nossos alunos de volta. Queremos que eles se sintam acolhidos, seguros dentro do ambiente escolar. Mas algo que acreditamos que entrará na grade é a educação híbrida já que alguns pais ainda se mostram inseguros com o retorno”, afirma.
Na instituição que conta com 102 alunos de nono ano do ensino fundamental até o fechamento desta edição 40 haviam confirmado retorno. No local serão implementadas medidas como aferição de temperatura, totens de álcool em gel, uso de máscaras, tapetes sanitizantes e treinamento de todos os funcionários. “Ainda não temos um número exato de alunos que retornaram no primeiro momento, mas estamos nos adaptando, estruturando novo layout das salas de aulas para manter o distanciamento entre alunos e professores”, completa.
Rede estadual
Desde o dia 20, os ensinos médio e técnico das escolas da rede estadual em Campo Bom estão autorizados pelo governo a retornar às atividades presenciais, onde houver declaração de conformidade sanitária por agente técnico da área da Saúde, desde que o colégio tenha autorização por parte do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Municipal). Apesar disso, nenhuma instituição reabriu no município. A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e servidores, estão entre as principais razões para as escolas permanecerem fechadas.
Ao AG, o governo do estado informou que está em processo de entrega dos equipamentos nas coordenadorias regionais e em escolas que estão em sistema de plantão. “A data de 20 de outubro estabelece a permissão para retorno das aulas presenciais. As instituições de ensino retornarão na medida em que estiverem totalmente preparadas para o recebimento dos estudantes”, informou em nota.
O ensino remoto vai continuar, pois cabe aos pais ou responsáveis decidir se os alunos vão retornar, informou a secretaria.
Segundo o procurador-geral do Município, Fauston Saraiva, em Campo Bom a retomada das aulas presenciais da rede estadual será de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo do Estado. “No nosso entendimento, sempre foi no sentido que o Munícipio tem competência para dispor das escolas municipais e do funcionamento das escolas particulares no âmbito do município de Campo Bom, sendo que as escolas estaduais são de responsabilidade do Governo do Estado. Sendo assim publicamos um novo decreto alterando o artigo 27 do decreto 6.913, onde deixamos expresso que o retorno das aulas nas escolas estaduais em Campo Bom serão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo do Estado”, afirmou Saraiva.