A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Ensino híbrido e sem recreio: A preparação para retorno das aulas presenciais

Redação / AG por Redação / AG
3 de novembro de 2020
em Educação
0 0
A A
Ensino híbrido e sem recreio: A preparação para retorno das aulas presenciais

Foto: Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Calendário anunciado pela Prefeitura no dia 1º de outubro autoriza retorno a partir de 3 de novembro para estudantes do nono ano do ensino fundamental.

A volta das aulas presenciais em Campo Bom, proposta pela Prefeitura iniciou no dia 13 de outubro com alunos da educação infantil e o ensino médio das escolas da rede privada. No dia 3 de novembro, de acordo com o calendário proposto, após o feriado de Finados, os estudantes do nono ano da rede pública municipal devem voltar às salas de aula. A determinação foi publicada no dia 1º de outubro no Diário Oficial do Município por meio de um decreto sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Porém, de forma facultativa – os pais podem escolher em deixar os filhos em atividades não presenciais acompanhando de forma on-line.

Protocolos

Com relação aos protocolos sanitários que a prefeitura pretende adotar para o retorno presencial, estão o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas; evitar contato entre as turmas com escalas para: entrada e saída, entre outras áreas comuns.

As aulas terão duração de quatro horas por dia, também está previsto o limite de 16 pessoas por vez nas salas de aula; além de recomendações para evitar a presença de pais e outros visitantes no interior da escola; uso de máscara obrigatória e higiene dos ambientes. Segundo Simone Schineider, secretária de Educação e Cultura, a retomada presencial seguirá uma “rígida vigilância sobre os protocolos sanitários previstos para essa situação”. Frisando que na entrada das escolas terão postos de triagem, com álcool para higienização das mãos e de objetos e aferição de temperatura.
Além disso, Simone afirma ainda que as instituições estão desinfetadas e organizadas para que se mantenha a distância mínima de 1,5 metro entre alunos, professores e demais profissionais.

A diretora da Emef Borges De Medeiros, Morgana da Silva, conta que já estão bem adiantadas as medidas sanitárias e todos os protocolos determinados para essa volta presencial dos alunos. “E já estamos preparando nossa equipe para receber nossos alunos de volta. Queremos que eles se sintam acolhidos, seguros dentro do ambiente escolar. Mas algo que acreditamos que entrará na grade é a educação híbrida já que alguns pais ainda se mostram inseguros com o retorno”, afirma.

Na instituição que conta com 102 alunos de nono ano do ensino fundamental até o fechamento desta edição 40 haviam confirmado retorno. No local serão implementadas medidas como aferição de temperatura, totens de álcool em gel, uso de máscaras, tapetes sanitizantes e treinamento de todos os funcionários. “Ainda não temos um número exato de alunos que retornaram no primeiro momento, mas estamos nos adaptando, estruturando novo layout das salas de aulas para manter o distanciamento entre alunos e professores”, completa.

Rede estadual

Desde o dia 20, os ensinos médio e técnico das escolas da rede estadual em Campo Bom estão autorizados pelo governo a retornar às atividades presenciais, onde houver declaração de conformidade sanitária por agente técnico da área da Saúde, desde que o colégio tenha autorização por parte do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Municipal). Apesar disso, nenhuma instituição reabriu no município. A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e servidores, estão entre as principais razões para as escolas permanecerem fechadas.
Ao AG, o governo do estado informou que está em processo de entrega dos equipamentos nas coordenadorias regionais e em escolas que estão em sistema de plantão. “A data de 20 de outubro estabelece a permissão para retorno das aulas presenciais. As instituições de ensino retornarão na medida em que estiverem totalmente preparadas para o recebimento dos estudantes”, informou em nota.

O ensino remoto vai continuar, pois cabe aos pais ou responsáveis decidir se os alunos vão retornar, informou a secretaria.
Segundo o procurador-geral do Município, Fauston Saraiva, em Campo Bom a retomada das aulas presenciais da rede estadual será de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo do Estado. “No nosso entendimento, sempre foi no sentido que o Munícipio tem competência para dispor das escolas municipais e do funcionamento das escolas particulares no âmbito do município de Campo Bom, sendo que as escolas estaduais são de responsabilidade do Governo do Estado. Sendo assim publicamos um novo decreto alterando o artigo 27 do decreto 6.913, onde deixamos expresso que o retorno das aulas nas escolas estaduais em Campo Bom serão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo do Estado”, afirmou Saraiva.

Post Anterior

Espaço de coworking da Sala do Empreendedor une praticidade e inovação

Próximo post

Após acordo na Justiça, indústria doará 7,4 mil pares de calçados para municípios da região

Notícias relacionadas

Estudantes da Escola Integral Cívico-Cidadã Cei assistem palestra de conscientização no trânsito
Educação

Estudantes da Escola Integral Cívico-Cidadã Cei assistem palestra de conscientização no trânsito

9 de junho de 2026
Estudantes de Psicologia da Feevale acompanham projeto Joga Aurora
Educação

Estudantes de Psicologia da Feevale acompanham projeto Joga Aurora

4 de junho de 2026
Faccat abre inscrições para Vestibular de Inverno 2026
Educação

Faccat abre inscrições para Vestibular de Inverno 2026

1 de junho de 2026
Próximo post
Indivíduo é preso e adolescente infrator apreendido por roubo a pedestre

Após acordo na Justiça, indústria doará 7,4 mil pares de calçados para municípios da região

50 Tons de Pretas lançam single do seu primeiro álbum

50 Tons de Pretas lançam single do seu primeiro álbum

A QUESTÃO É: Educação

A QUESTÃO É: Educação

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Polícia Civil leva debate sobre violência contra a mulher à Feira de Ciências da EMEF 25 de Julho
  • CEI será palco de encontro da cultura gamer neste final de semana
  • Representantes da Corsan esclarecem dúvidas sobre obras e qualidade da água em reunião com vereadores

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 12.06

Destaques da edição impressa:

➡️ Uma campo-bonense na história do cinema nacional;

➡️ Jovem paraplégico busca ajuda para recuperar autonomia;

➡️ Série de reportagens, O mundo joga, Campo Bom Vibra!
Quando a copa reúne a família.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A AECB conquistou mais um importante reconhecimento no cenário esportivo nacional. Quatro atletas da equipe foram convocadas para participar da Fase de Treinamento da categoria Cadete da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que ocorre entre os dias 21 e 28 de junho, em Torres.

As atletas chamadas para a atividade são a goleira Emily Francieli, a ponta Marcela Ohana, a central Sofia Vasques e a armadora Sophia Port.

A convocação reúne jovens talentos de diferentes regiões do país e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento técnico das atletas, além de possibilitar a observação de jogadoras com potencial para futuras oportunidades junto às seleções brasileiras da modalidade.

Para a AECB Handebol Campo Bom, a presença de quatro representantes na fase de treinamento nacional evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido pela entidade na formação de atletas. O resultado também reflete o empenho da comissão técnica, dos profissionais envolvidos e o apoio das famílias que acompanham diariamente a trajetória esportiva das jovens.

Além da conquista individual de cada convocada, a participação das atletas reforça o destaque de Campo Bom no desenvolvimento do handebol de base e na formação de talentos para o esporte brasileiro.

A entidade parabenizou Emily Francieli, Marcela Ohana, Sofia Vasques e Sophia Port pela convocação e desejou sucesso durante o período de treinamentos.

O projeto da AECB Handebol Campo Bom conta com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte, patrocínio das empresas Fitas Real, Romana Química e Crespi Brasil, além do apoio da Prefeitura de Campo Bom, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e da Asa Sports.

Foto: Guilherme Werlang/AECB

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 12 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A Delegacia de Polícia de Campo Bom participou, nesta quinta-feira (11), das atividades da Feira de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho. A ação reuniu estudantes do 8º ano em um momento de reflexão e aprendizado sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.

A atividade foi promovida pela coordenação pedagógica da escola e contou com a participação da escrivã da Polícia Civil Claudia Danielle Becker, que abordou aspectos relacionados à Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência praticados contra as mulheres e os mecanismos de proteção disponíveis às vítimas.

Durante a conversa, os alunos também receberam orientações sobre a importância da denúncia e do enfrentamento à violência de gênero, além de esclarecerem dúvidas sobre o tema. A proposta foi ampliar o conhecimento dos estudantes sobre uma questão social que afeta milhares de mulheres em todo o país.

Segundo a Polícia Civil, a iniciativa integra as ações de aproximação da instituição com a comunidade e reforça o trabalho de prevenção realizado junto às escolas. O objetivo é contribuir para a formação de jovens mais conscientes sobre direitos, respeito e cidadania.

A participação na Feira de Ciências também buscou estimular o diálogo sobre a construção de relações saudáveis e o combate à naturalização da violência, fortalecendo uma cultura de respeito e igualdade entre homens e mulheres.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 11.06

➡️ Vai começar o maior Sarau do Rio Grande.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os vereadores de Campo Bom se reuniram, na última terça-feira (09), com representantes da Aegea/Corsan a fim de buscar respostas para as reclamações da população acerca do serviço prestado pela empresa na cidade, especialmente a respeito da qualidade da água e das obras de recapeamento asfáltico em casos de conserto na rede de água ou de instalação da rede de esgoto. O encontro ocorreu na Câmara Municipal, após articulação do presidente João Paulo (MDB) com a gerente institucional da Corsan, Cíntia Kovaski, e contou com a participação de vereadores de todas as bancadas.

Um dos pontos centrais da conversa foi a demora na resolução dos problemas, como episódios de falta de água ou de vazamentos. A Corsan alega que, em muitos casos, a ocorrência não é registrada nos canais oficiais, dificultando o monitoramento e a resposta da empresa. A Câmara comprometeu-se a ajudar a divulgar o canal correto para reclamações: 0800 646 6444 (WhatsApp e ligações gratuitas).

Outra questão, levantada pelo presidente João Paulo, diz respeito às obras de instalação da rede de esgoto, que já começaram em alguns bairros, gerando preocupações quanto à velocidade e à qualidade do recapeamento. A Corsan informa que está monitorando o serviço, prestado por empresa terceirizada, exigindo que o mesmo seja refeito sempre que necessário. A expectativa é que as obras passem por 90% das ruas da cidade e sejam concluídas até o fim de 2027.

“Todos nós sabemos e reconhecemos que as questões ligadas à Corsan vêm trazendo desconforto e até uma dose de polêmica, por isso eu estive junto com o prefeito Giovani em Porto Alegre há algumas semanas falando com a Corsan e, em acordo com a gerente Cíntia, entendemos que a melhor solução seria colocar todos os vereadores na mesa para conversar de forma aberta e transparente, mostrando a responsabilidade que nós temos de buscar respostas para a população. Nós queremos entender o que está acontecendo e, acima de tudo, que o serviço funcione”, concluiu o presidente. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 10.06

➡️ Votação da Consulta Popular acontece nesta quarta, 10, na Câmara de Vereadores.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.06

➡️ Três ecopontos já estão operando no município. Mais quatro serão construídos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.