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A QUESTÃO É: Educação

Redação / AG por Redação / AG
4 de novembro de 2020
em Política
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A QUESTÃO É: Educação
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A educação costuma ganhar destaque nos planos de governo. Junto com a saúde, é uma das áreas que mais demanda investimento de recursos públicos e, ano após ano, apresenta desafios cada vez mais complexos aos gestores municipais. E nesta semana os cinco candidatos a prefeito de Campo Bom irão expor suas propostas para o tema na última matéria da série de reportagens “A Questão é”. Confira na íntegra o que cada um respondeu, por ordem alfabética pelos nomes usados na urna eletrônica.

ALEX BLOS DIAS (PRTB) | Vice: Sandra Rorato (PRTB)

Coligação: Campo Bom Acima de Tudo | Partidos: PRTB/PSDB

Respeitar e valorizar os profissionais da área, conferindo-lhes remuneração justa e compatível com a realidade das cidades da região; Proporcionar maior autonomia para as Equipes Diretivas e CPM, pois essas conhecem melhor as necessidades e demandas de cada escola; Proporcionar atividades interativas visando aproximar os alunos, pais e professores; Construção de Escola no Bairro Firenze; Construção de Escola no Bairro Centro; Incentivar e promover a Gincana Municipal Reavaliar periodicamente a metodologia de ensino aplicado; Criar o Projeto Sala de Aula em Casa, que oportunizará aos alunos, que através de um Tablet, possam ter atividades de estudo em suas casas. É uma forma de reforçar a aprendizagem, com conteúdo de ensino e atividades que possam ser realizadas em conjunto com a família; Cultivar os sentimentos cívicos de amor à Cidade, Estado e a Pátria, com destaque aos nossos símbolos e Hinos; Instalar câmeras de segurança nas escolas; Políticas Públicas no combate às drogas através de Campanhas e Palestras contra seu uso.

CLEUSA NASCIMENTO (REPUBLICANOS) | Vice: Emerson Schneider (PTB)

Coligação: Campo Bom Para Todos | Partidos: Republicanos/Patriotas/PTB/PSL

O nosso plano de governo contempla uma série de medidas para qualificação constante dos servidores da Educação, pois todos são importantes para melhorarmos a qualidade do nosso ensino. Vamos investir em novas tecnologias, compra de computadores, potencializar o sinal de internet, aplicativos e novas ferramentas que já estão disponíveis em escolas que são referência em todo o Brasil. Para isso, utilizaremos recursos próprios, federais e estaduais. Também vamos estender o horário da Educação Infantil até às 19h e investir em políticas de inclusão digital com acesso à internet para toda a comunidade escolar. Em relação à Cultura, vamos valorizar nossos artistas locais com o incentivo a projetos e eventos como festivais de dança, música e artes. Vamos criar o arquivo público municipal e concluir o estudo de conservação de prédios históricos que tenham relevância cultural, econômica e social para a comunidade.

LUCIANO ORSI (PDT) | Vice: Paulo Gomes (MDB)

Coligação: Juntos Para Seguir Avançando | Partidos: PDT/MDB/PCdoB/PP/DEM

Educação é prioridade, por isso, tornar ambientes adequados à aprendizagem se tornou fundamental nos últimos quatro anos. Dos 9.086 alunos matriculados em 2016, a gestão encerra com 9.461 estudantes. A nota do Município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou ao longo da gestão, a ponto de ultrapassar as projeções e alcançar o melhor índice de todo o Vale do Sinos em 2020. Todas as medidas e ações tomadas na atual gestão serão mantidas e melhoradas. As propostas são muitas, entre elas o estudo para implantação de escola técnica com cursos profissionalizantes na área de tecnologia da informação; construção de escola de Educação Infantil no bairro Firenze, em terreno já preparado para início das obras; construção de um prédio novo para a Escola de Educação Infantil Pastor Ramão e reformas em outras instituições; seguiremos avançando na implantação de tempo integral nas escolas; melhorar o acesso à internet no município, considerando o avanço do ensino híbrido; inserir a informática para P1 e P2 nas EMEIs; inserir o ensino de música na Educação Infantil; implantar laboratórios temáticos, em mais duas escolas.

MARCO “MIKONGA” (PV) | Vice: Jaquiel de Oliveira (PV)

Coligação: Campo Bom Verde Sustentável | Partidos: PV

A Prefeitura, deve ser pensada como sistema uniforme, para o todo alcançar o objetivo de levar a cidade a um ponto de equilíbrio socioambiental e econômico, em um processo transparente de desenvolvimento. Vamos implantar o IVB (índice de vulnerabilidade por bairro), a função central é auxiliar na identificação das prioridades de investimentos no setor. Assim, a partir de uma análise das diversas variáveis, é possível obter indicadores e então em conjunto agirmos e ampliarmos índices de forma real na educação. As bolsas de estudos de graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes a todos os funcionários públicos concursados, como forma de aprimoramento dos setores estratégicos, condizentes ao novo modelo gerencial. Estimular a conclusão dos estudos, de todos os funcionários públicos com capacitação interna, palestras e oficina5s para melhorar o desempenho. Envolvimento das Universidades e do 3º setor, nos processos estratégicos de desenvolvimento de cidade. Fomento para práticas esportivas, educacionais para todas as idades. As crianças e adolescentes que se enquadrem nos indicadores socioeconômicos receberão a Bolsa Esporte, por aluno/mês de acordo com a frequência. Priorizar investimentos em grupos locais de música, dança e teatro, com ampliação de ações e de incentivos.

VICENTE SELISTRE (PSB) | Vice: Rosalina Cardoso (PSB)

Coligação: Campo Bom Com Desenvolvimento e Participação | Partidos: PSB/PT

O Projeto Cidade Educadora propõe – Educação com gestão democrática: Eleições diretas para diretoras(es) e para vice-diretoras(es) das escolas, integração e empoderamento de professores e a comunidade escolar construindo um ambiente de qualidade e vitalidade do ensino e criando condições para conhecer a realidade de moradia, saúde, emprego e segurança dos alunos e suas famílias; Educação Integral, em tempo integral, com integração de currículo, num projeto pedagógico baseado na realidade e expectativas coletivas dos professores e da comunidade escolar. Implantar, dentro da educação integral, a orientação e a capacitação básica profissionalizante no nono ano, em parceria com instituições estaduais, federais e o programa Jovem Aprendiz. Fortalecimento da representação dos professores, do Conselho de Educação e dos Conselhos escolares; Valorização da carreira do professor com aperfeiçoamento profissional, suporte pedagógico, acesso à pós-graduação e o mestrado. Ambiente escolar de inovação e alta tecnologia – no acesso à internet e a equipamentos – promoção da igualdade de condições para o acesso à tecnologia aos mais necessitados. Agir de forma preventiva em relação ao consumo de drogas e das diferentes formas de violências.

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