Após a suspensão das aulas até 30 de abril em Campo Bom, como medida de combate à Covid-19, estudantes, pais e professores tiveram que adaptar a rotina de aprendizado ao isolamento social.
Apenas entre o ensino fundamental, a medida afetou quase 9.500 alunos da rede pública e mais de 850 de duas escolas da rede privada, somando estudantes do ensino fundamental e médio dos Colégios Santa Teresinha e Sinodal Tiradentes.
A preocupação em dar continuidade ao processo de ensino que acontecia de forma presencial fez com que as instituições de ensino procurassem meios para continuar interagindo com os estudantes.
Segundo a secretária de Educação Simone Schneider, considerando a Medida Provisória nº 934 de 1º de abril de 2020, do Presidente da República, que dispensa em caráter excepcional a obrigatoriedade dos 200 dias letivos, mas o cumprimento de 800 horas, as aulas serão retomadas na modalidade presencial na rede municipal campo-bonense.
Isso em respeito ao princípio da equidade, garantindo acesso a todos os alunos.
“Os municípios poderão organizar seus calendários, de modo presencial, sob diversas formas, como: ocupando o recesso, aulas aos sábados e em alguns feriados (ainda em análise), poderá ser estendido para mais um turno de trabalho, como à tarde, bem como a prorrogação dos dias ao final do ano. Logo, o ano não encerrará em 18 de dezembro”, detalhou Simone, frisando que são apenas alternativas.
Tecnologia leva aulas às casas de estudantes
Devido à incerteza de quando os alunos poderão voltar a conviver com os colegas por conta do contágio do Coronavírus, as escolas particulares de Campo Bom decidiram dar continuidade ao calendário letivo de forma on-line.
Estudantes têm acesso a transmissões ao vivo feitas por seus professores, materiais gravados e lições disponibilizadas através de blogs.
No Colégio Santa Terezinha, os 557 estudantes recebem, semanalmente, um roteiro de estudos para cada componente curricular de sua série ou ano.
A diretora, Carla Juliana Mônaco diz que a escola já vinha utilizando ferramentas digitais, o que facilitou a transição.
“O colégio já adotava a plataforma do Google e os professores utilizavam outras ferramentas com os alunos desde o ano passado. Desta forma, foi mais fácil adaptar-se, pois o ambiente já era de domínio e fazia parte da rotina de educadores e estudantes”.
Carla Juliana Mônaco
Na instituição, de acordo com Carla, desde o dia 19 de março os alunos estão realizando as atividades on-line em consonância com a grade horária.
No espaço virtual está concentrado os conteúdos onde são feitas as interações de professores e alunos, orientado e supervisionado pelas Coordenadoras Pedagógicas, acompanhado e monitorado pela Direção Acadêmica. Mas mesmo assim não está descartada a possibilidade de serem realizadas aulas aos sábados.
“Como estamos realizando atividades domiciliares, acreditamos que desta forma, conseguiremos concluir nosso ano letivo. Estamos fazendo o possível para mantermos nosso ritmo, onde família e escola compartilham a responsabilidade da educação de seus filhos”
pontuou a diretora
O Colégio Sinodal Tiradentes, reforçou suas estratégias digitais por conta da pandemia. Segundo a diretora Silvia Rangel, o uso dos recursos virtuais já ocorria na instituição através da Plataforma Plurall onde os alunos tem acesso as aulas elaboradas pelos professores para cada turma e componente curricular, atividades extras, vídeo aulas gravadas por seus professores e participam de vídeo aulas online através do Hangouts Meet do Google.
Além destas ferramentas o Colégio ampliou o uso da tecnologia para estreitar a comunicação com os 300 alunos, como o uso do e-mail e o WhatsApp.
“Desde o início da quarentena criamos um plano de ação para a excepcionalidade, orientando professores, pais e alunos. Os professores reorganizaram os planejamentos adaptando-os e respeitando o previsto nos Planos de Estudos. Neste planejamento indicam as atividades, metodologias, recursos disponíveis, formas de registro, comprovação e entrega das mesmas”
detalhou Silvia.