Renata da Silva destaca importância de acessar recursos para impulsionar a cultura
No 28° Fórum da Famurs, Renata da Silva, diretora de Cultura de Campo Bom e coordenadora de Cultura da AMVAG, foi empossada como presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS). O Codic é um órgão vinculado a Famurs que presta assessoramento aos municípios.
“Assim como atuamos na LAB, na pandemia, em decorrência dos valores inéditos que estão sendo injetados na cultura, o objetivo é mobilizar o maior número possível de municípios para acessarem os recursos”, afirma Renata. Ela destaca que, na maioria dos municípios gaúchos, a cultura integra outras secretarias mais abrangentes, o que resulta na necessidade de priorização de demandas. No entanto, Renata observa que houve uma evolução nesse sentido, com prefeitos cada vez mais conscientes da importância da cultura, a exemplo do Prefeito Luciano Orsi, e também dos recursos necessários para impulsionar o setor.
Para promover a troca de informações e disseminar os resultados, o Codic realiza encontros mensais com os dirigentes das associações, geralmente em formato híbrido. Renata espera que os coordenadores das associações possam compartilhar essas informações com seus respectivos municípios, fortalecendo a cultura em todo o Estado.
“Desde o ano passado, temos atuado junto à Sedac em encontros sobre as pautas emergentes da cultura”, destaca Renata. Ela enfatiza que sua eleição como presidente do Codic/RS é uma honra e um desafio significativo. “Eu fazia parte da executiva 21/23 como secretária geral, e foi uma experiência que me ajudou a amadurecer o entendimento das políticas públicas culturais. Penso que o cargo de presidente 2023/2025 trará uma nova evolução, principalmente porque esse ano está sendo histórico para a pasta da cultura, e estarei no debate com as demais lideranças estaduais”, afirma.