Partidos da coligação do prefeito reeleito, Luciano Orsi compõe maioria no Legislativo campo-bonense.
Partidos que compuseram a coligação liderada pelo prefeito Luciano Orsi (PDT) na campanha que resultou na reeleição deste domingo terão 8 dos 11 vereadores de Campo Bom na legislatura que se inicia em janeiro de 2021 e vai até dezembro de 2024. Tecnicamente, portanto, o prefeito larga com apoio de pelo menos 73% dos eleitos.
Diferente da eleição municipal de 2016, quando a oposição elegeu mais cadeiras para o Legislativo campo-bonense. O PDT, partido de Orsi, ficou com três cadeiras, sendo que há quatros anos não havia elegido nenhum candidato da sigla. As novidades do partido ficam por conta de três estreantes na vida política: Professor Jeferson, que foi o terceiro mais votado no pleito, com 1.250 votos, Professora Gênifer Engers e Adilson Tareco.
Entre os apoiadores, o MDB terá duas cadeiras, com os reeleitos Jerri Moraes e o atual presidente do Legislativo João Paulo Berkembrock. O PP também terá duas posições na casa, com os reeleitos Alexandre Hoffmeister e Jair Wingert. O PCdoB, contará com uma cadeira, Victor de Souza assumirá seu quinto mandato como vereadores.
Oposição elegeu três vereadores
Dos demais candidatos ao Legislativo, a oposição elegeu a suplente da atual legislatura Kayanne Braga (PTB), o novo fenômeno de votos para a Câmara de Campo Bom. Aos 26 anos ela foi a candidata mais votada desta eleição com 1.456 (4,01%). A novidade Celso Rodrigues da Silva (Republicanos) e reelegeu a Professora Sandra Orth (PSDB).
Kayanne Braga, a mais votada
A baiana Kayanne Braga teve a preferência dos eleitores campo-bonenses e foi eleita para o seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores como a candidata mais votada nas eleições de 2020. Com 1.456 votos, que representa 4,01% do total, a empresária e acadêmica de Ciências Biológicas de 26 anos disputou sua segunda eleição, em 2016 ela havia ficando na primeira suplência do PCdoB quando fez 687 votos.
Quem são os eleitos
KAYANNE BRAGA (PTB) – 1.456 votos
JOÃO PAULO (MDB) – 1.406 votos
PROFESSOR JEFERSON (PDT) – 1.250 votos
JERRI MORAES (MDB) – 1.170 votos
ALEXANDRE HOFFMEISTER (PP) – 1.157 votos
JAIR WINGERT (PP) – 1.044 votos
PROF. GÊNIFER ENGERS (PDT) – 973 votos
ADILSON TARECO (PDT) – 889 votos
PROF. SANDRA ORTH (PSDB) – 717 votos
VICTOR (PCdoB) – 612 votos
CELSO RODRIGUES (Rep.) – 477 votos