Na segunda reportagem da série “A Questão é”, os três candidatos à Prefeitura de Campo Bom, Faisal Karam (Republicanos), Giovani Feltes (MDB), Victor Souza (PcdoB), abordam um dos temas mais relevantes em qualquer cidade, e um desafio para todos os prefeitos: Habitação.
Semanalmente até o dia 27 de setembro, a Central de Eleições do Jornal A Gazeta apresenta aos leitores temas variados onde os candidatos terão a oportunidade de expor suas ideias e planos de governo para cada área.
Confira as propostas de cada candidato.
FAISAL MOTCHI KARAM (REPUBLICANOS)
Vice: Alex Dias (PL)
Coligação: Uma Campo Bom de todos.
Partidos: (REPUBLICANOS / PL / PSD/PODEMOS/UNIÃO BRASIL)
“Implantação do primeiro Centro Municipal de Acolhimento para Idosos, com atividades de lazer, bem-estar, artesanato, ginástica e atendimento psicológico, e fazer valer o estatuto do idoso na sua integralidade. Qualificação e capacitação de profissionais em fóruns com o tema de deficiência física e intelectual para um melhor atendimento dos que dependem desse serviço. Criação de uma central de recebimento e distribuição de alimentos e a construção de uma cozinha solidária. Aquisição de uma área para a construção de cemitério e a executar a construção de novas capelas mortuárias. Estabelecer convênio com entidades especializadas em acolhimento de pessoas em situação de rua, visando a reinserção social. Implantação da Central de Equipamentos Especiais, para otimizar o fornecimento e manutenção de equipamentos hospitalares; Criação da Casa dos Conselhos – local para alocar todos os conselhos municipais, contando com auditório próprio. Criação do programa MORAR BEM, criando unidades unifamiliares verticalizadas, para atender o déficit habitacional das famílias de baixa renda que não possuem imóvel próprio, através de programas do governo federal e estadual. Auxiliar no processo de implantação do loteamento Morada dos Sonhos, e executar a conclusão do loteamento Vida Nova. Criação de um programa de regularização fundiária para legalização de ocupações desordenadas”.
GIOVANI BATISTA FELTES (MDB)
Vice: Gênifer Engers (PDT)
Coligação: Juntos para fazer mais.
Partidos:(MDB / PDT / PP / PRD / Federação PSDB CIDADANIA)
“Nos últimos anos, fizemos muito para transformar a realidade habitacional de Campo Bom! Posso dizer que, a grande maioria dos loteamentos populares e conjuntos habitacionais existentes em nossa cidade foram construídos durante minhas gestões. Juntos, mudamos a vida de milhares de famílias dos loteamentos: Quatro Colônias, Rio Branco, Aurora II, Morada do Sol e dos apartamentos construídos nos bairros Alto Paulista e Dona Augusta. Habitação sempre foi uma prioridade para nós, e continuará sendo. Em nosso plano de governo, estamos comprometidos em dar continuidade ao trabalho realizado, implementando projetos que já estão em andamento, como a construção do Loteamento Vida Nova, que beneficiará 89 famílias no bairro Aurora. Além disso, para o futuro, propomos a expansão e promoção de políticas habitacionais, com destaque para a continuidade do processo de regularização de posse de imóveis em loteamentos habitacionais, como vem sendo feito nos últimos anos para famílias do Renascer, Bem Viver I e II, União, Recanto da Paz e Morar Melhor. Campo Bom seguirá avançando com compromisso e responsabilidade na área de desenvolvimento tão importante, garantindo ainda mais dignidade e qualidade de vida para nossa gente!”.
VICTOR SOUZA (PCdoB)
Vice: Ademir Francisco Benetti (PSB)
Coligação: Frente Campo Bom da Esperança.
Partidos: (PCdoB, PT, PV e PSB)
“Habitação: Estruturar o Departamento de Habitação, para em conjunto com o Planejamento, captar recursos Estaduais e Federais para reduzir significativamente o déficit habitacional, com ênfase no Programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”, especialmente o Faixa 1, para beneficiar os mais carentes; Aplicar e construir uma política habitacional respeitando o estatuto das cidades; Propor modelos urbanos que equilibrem: economia, sociedade e ambiente; Implementação de Loteamentos Populares que atendam os trabalhadores das áreas de ocupação, áreas verdes e de risco; Cadastro dos trabalhadores que vivem como inquilinatos, incentivando o cooperativismo habitacional; Dar continuidade a Regularização Fundiária; Regularização dos imóveis irregulares; Vamos destinar recursos no Orçamento Anual, para estabelecer um programa de “Aluguel Social”, voltadas para famílias de baixa renda, vítimas das catástrofes naturais”.