A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Está na Câmara projeto que visa, gradativamente, acabar com as carroças com tração animal

Redação / AG por Redação / AG
2 de dezembro de 2022
em Política
0 0
A A
Está na Câmara projeto que visa, gradativamente, acabar com as carroças com tração animal

Kayanne Braga

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Já está na Câmara de Vereadores e deverá ir a votação na sessão da próxima segunda-feira, 5, Projeto de Lei do Executivo que institui o programa municipal de redução gradativa de veículos de tração animal. A matéria, sugerida ao executivo através de requerimento, foi apresentada pela vereadora Kayanne Braga (PTB), que elegeu-se, como a vereadora mais votada, tendo como principal bandeira a proteção animal.

O Projeto de Lei 081/2022, assinado pelo prefeito Luciano Orsi, estabelece entre algumas ações imediatas, o cadastramento dos condutores, dos animais e dos veículos de tração animal junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, como também de implementação de ações que visem à inserção dos condutores dos veículos de tração animal cadastrados no mercado de trabalho, por meio de políticas públicas, parcerias, convênios ou acordos com pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, como também a substituição dos veículos de tração animal por meios alternativos, com preferência à queles de baixo impacto ambiental.

O projeto de Lei também estabelece o prazo máximo de 2 anos para a proibição, em definitivo da circulação destes veículos.

Penalidades

A matéria estabelece também as penalidades para quem descumprir a lei, ficando sujeitos a advertência, multa e apreensão do animal, do veículo e demais equipamentos utilizados. No caso de multa o valor é de 60 Unidades de Referência Municipais (URM), podendo ser dobrado o valor em caso de reincidência.
Os recursos provenientes da aplicação de multas, conforme o Projeto de Lei, serão todos revertidos em favor de ações destinadas ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. Porém, caso o infrator não puder arcar com o valor da multa, sem que prejudique o seu sustento, deverá apresentar documentos que comprovem sua situação de vulnerabilidade econômica. O condutor quando for reincidente, poderá, ainda, ter o veículo apreendido.

A vereadora Kayanne Braga, demonstrou uma sensação de muita alegria ao afirmar que: “Chegamos em um momento histórico pelo direito dos animais em nossa cidade. Há muitos anos, eu como protetora dos animais sou questionada sobre quando seria o fim do sofrimento dos cavalos que fazem tração. Com cargas excessivas, faça chuva ou faça sol. Desde 2021 quando assumi, não houve uma reunião entre os parlamentares que eu não questionei quando iríamos nos juntar para trabalhar nisso. Um dos primeiros requerimentos que fiz foi o pedido do censo, para termos ideia do número de animais em nossa cidade que era utilizado nessa prática. Agradecemos em especial as agentes de saúde que fizeram o levantamento. Desde então venho trazendo o debate e buscando a solução. Agora temos uma grande luz no fim do túnel, me sinto feliz demais em fazer parte disso. Agradeço em nome da proteção animal ao Prefeito Luciano Orsi por apresentar a matéria que representa uma nova esperança”, completou a vereadora.

O prefeito Luciano Orsi, explicou a sua decisão: “Já há algum tempo vínhamos alinhando este projeto com o setor jurídico, para finalmente podermos mandar esta matéria para a Câmara. Sabemos que a tração animal ainda tem sido uma forma de sustento de algumas famílias, porém, a realidade vem mudando e hoje já não podemos mais admitir essa prática. É uma situação que está com os dias contados a exemplo de outros Municípios, que já aprovaram medidas semelhantes. Vamos buscar novas alternativas, mas já posso antecipar, que é necessário que façamos este avanço, pois este é um convencimento pessoal e também coletivo de toda sociedade. O envio deste projeto está baseado naquilo que a gente acredita, e fico feliz com esse encaminhamento, que ele possa ser votado na semana que vem”, finalizou.

Post Anterior

Fernando Ferrari forma alunos em curso de robótica

Próximo post

Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Notícias relacionadas

Vereadores vão a Chapecó conhecer projetos de acolhimento a pessoas em situação de rua
Política

Vereadores vão a Chapecó conhecer projetos de acolhimento a pessoas em situação de rua

3 de junho de 2026
Lions e Rotary são reconhecidos como entidades de interesse público municipal pela Câmara de Vereadores
Política

Lions e Rotary são reconhecidos como entidades de interesse público municipal pela Câmara de Vereadores

3 de junho de 2026
Câmara de Vereadores homenageia Emef Emílio Vetter e Farmasinos nesta quarta-feira
Política

Câmara de Vereadores homenageia Emef Emílio Vetter e Farmasinos nesta quarta-feira

26 de maio de 2026
Próximo post
Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Emei Claudy Schaefer vence etapa nacional no prêmio Meu Pátio é Meu Mundo

Lions Clube promove evento de saúde pública na Praça João Blos neste sábado

Lions Clube promove evento de saúde pública na Praça João Blos neste sábado

Publicado edital para próxima fase do concurso para a Guarda Municipal de Campo Bom 

Homem é preso por ameaça a mulher

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Estudantes de Psicologia da Feevale acompanham projeto Joga Aurora
  • Vereadores vão a Chapecó conhecer projetos de acolhimento a pessoas em situação de rua
  • Lions e Rotary são reconhecidos como entidades de interesse público municipal pela Câmara de Vereadores

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 06.06

➡️ Vagas abertas para a escola de Bicicross.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Urgente: campanha busca por doadores de sangue;

➡️ Município anuncia pacote de investimentos em tecnologia e estrutura para combater danos ambientais;

➡️ Prenda de Campo Bom disputa etapa decisiva da Ciranda.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 05 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 04.06

➡️ Saiba como agendar o Caco Treco.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agasetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã desta quarta-feira (3), no gabinete do prefeito Giovani Feltes, a Prefeitura de Campo Bom anunciou uma série de investimentos e projetos voltados ao fortalecimento das políticas ambientais do município. O anúncio integra a programação da Semana do Meio Ambiente e contempla ações nas áreas de sustentabilidade, proteção animal e gestão ambiental.

Entre as iniciativas apresentadas está a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que terá como objetivo ampliar o apoio a programas e ações voltadas à causa animal. Também foi anunciada a reforma do Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA), visando melhorar a estrutura e o atendimento oferecido.

Outro destaque é a implantação do Parque de Saneamento Ecológico, projeto voltado à promoção de soluções sustentáveis e à preservação ambiental. A administração municipal também prevê a instalação de um Sistema de Videomonitoramento Ambiental, que auxiliará na fiscalização e no combate a crimes ambientais.

Além disso, a Prefeitura anunciou a implantação de novos ecopontos, ampliando os locais destinados ao descarte correto de resíduos e incentivando práticas sustentáveis entre a população.

Segundo a administração municipal, os investimentos representam um avanço nas políticas públicas ambientais, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos naturais, a proteção animal e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Mais detalhes na edição impressa desta semana 📰

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • De forma unânime, a Câmara de Campo Bom aprovou, na última segunda-feira (1º), dois projetos de lei que declaram Lions Clube e Rotary Club como “entidades de relevante interesse público municipal”. Os projetos, de autoria do vereador João Paulo (MDB), reconhecem a importância dos serviços voluntários, sociais, comunitários e educacionais prestados à comunidade campo-bonense e, na prática, permitem ampliar as parcerias com o Poder Público, fortalecendo a continuidade dos serviços.

O Lions Clube Campo Bom foi fundado em 1959 e o Rotary Club de Campo Bom, em 1957. “É um título que o Município concede àquelas instituições que de fato trazem benefícios para a nossa comunidade. Essa lei, eu não tenho dúvidas, contribui muito para que os clubes possam apresentar projetos e buscar recursos, fortalecendo os serviços”, observou João Paulo. “A comunidade de Campo Bom, por meio da Câmara de Vereadores, reconhece e agradece tantas horas de serviços prestados e dedicação”, concluiu. Os atuais presidentes dos clubes, Leandro da Silva (Lions) e Léo da Silva (Rotary), bem como os próximos presidentes, Beto Ferreira e Jennifer Pereira, e demais membros prestigiaram a sessão.

Ainda durante a mesma sessão ordinária, os vereadores também aprovaram por unanimidade projeto de lei de autoria do vereador Inácio Marasca (Republicanos) instituindo campanha municipal permanente de incentivo à doação de sangue e de órgãos. Em sessão extraordinária, mais cedo, foram aprovados ainda dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal criando os fundos municipais de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e de Proteção e Bem-Estar Animal (FMPBEA).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🇧🇷 Vamos iniciar a série de reportagens “O Mundo Joga, Campo Bom Vibra!”, em alusão à Copa do Mundo FIFA 2026. 🇧🇷

E para contar essa história, queremos conhecer as tradições e memórias que fazem parte da paixão pelo futebol em nossa cidade. Sua família tem algum ritual especial durante a Copa? Reúne parentes e amigos para assistir aos jogos? Guarda lembranças marcantes de outras edições? Ou conhece alguém que tenha uma história curiosa relacionada à Copa do Mundo?

Queremos ouvir você!

Entre em contato conosco e compartilhe sua história. Ela pode fazer parte da nossa série especial rumo à Copa do Mundo de 2026 💚💛💙🤍
  • AG CONTIGO | 02.06

➡️ Vacinação contra a gripe é liberada para população em geral.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.