Vestindo a camisa do Brasil de Pelotas, Vitor Bellé está representando Campo Bom na Copa do Brasil- Sub 17, competição que reúne 32 equipes. Atleta revelado pela Escola de Futebol Grêmio FBPA campo-bonense, o goleiro defende o xavante desde 2018 onde é titular absoluto da posição.
Em entrevista ao AG, o jogador celebrou a chance de atuar pela equipe em uma competição nacional. “Está sendo uma experiência única, com um alto nível de exigência em todos os aspectos do futebol. Enfrentando grandes equipes e viajando o país para jogar. Uma experiência que agrega tanto como atleta como na vida pessoal”, afirmou Vitor.
Aos 17 anos Vitor é considerado uma das grandes promessas do clube na categoria Sub-17 e vem sendo fundamental para o elenco xavante. Com quatro gols sofridos na competição ele segue com bons resultados em 2020. No início deste ano foi o goleiro menos vazado da 14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol que contou com a participação de mais de 1.700 atletas de 86 equipes de 30 clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Argentina. A equipe do Sul do Estado venceu o Novo Hamburgo na final por 4 a 1 nos pênaltis, sendo que o jogo normal terminou em 0 a 0.
Depois de sete meses parado devido a pandemia a equipe voltou aos gramados para a Copa do Brasil. “Depois da Copa Teutônia nem voltamos devido a pandemia, o que tornou o retorno mais difícil ainda depois de sete meses parados. Mas mantive os treinamentos com a Escola do Grêmio de Campo Bom, com os treinamentos remotos do Brasil e acompanhamento nutricional”, detalha.
A competição
A Copa do Brasil Sub-17 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.