A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Weihnachtsmarkt será uma das atrações do Natal da Integração

Redação / AG por Redação / AG
1 de dezembro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Weihnachtsmarkt será uma das atrações do Natal da Integração

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Mercado de Natal, formado por barracas de comidas típicas, artesanato local e atrações culturais, vai resgatar uma antiga tradição germânica

Dentro da temática germânica do Natal da Integração, em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã que será comemorado em 2024, a Prefeitura de Campo Bom montou, no Largo Irmãos Vetter, o Weihnachtsmarkt. É o Mercado de Natal, formado por barracas de comidas típicas, artesanato local, agricultura familiar (com venda de bolachas de natal e pão de laranja) e atrações culturais que vão resgatar uma antiga tradição da Alemanha.
“A inclusão do Mercado de Natal nas nossas comemorações natalinas tem o propósito de lembrar uma antiga tradição europeia, principalmente da Alemanha, além de fomentar o comércio dos artesãos locais e a agricultura familiar”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

A Alemanha tem séculos de tradições natalinas, praticadas por muitas gerações e preservadas até os dias atuais. Quando os imigrantes chegaram ao Brasil, não houve, de imediato, a comemoração da data. Com o passar do tempo e a familiaridade com a nova terra, eles resgataram memórias afetivas da terra natal e passaram a compartilhar essas tradições com a comunidade local.

As tradições natalinas germânicas, seja na Alemanha ou aqui no Brasil, além do Weihnachtsmarkt, possuem outros elementos predominantes como o Weihnachtsbaum – Pinheiro de Natal decorado com bolachas e velas; a Adventskranz – Coroa do Advento formada por quatro velas que representam os quatro domingos que antecedem o Natal; os Plätzchens – Biscoitos de Natal em diversos sabores, formatos e tamanhos, de acordo com cada família; o Advenrkalender – Calendário do Advento usado para fazer a contagem regressiva até o Natal, trazendo para cada dia uma surpresa.

Assim, preservando a memória afetiva do povo colonizador da nossa região, tendo em vista que Campo Bom é considerada a primeira comunidade evangélica de imigrantes alemães do sul do país, o Natal da Integração 2023 resgata a cultura germânica preservada ao longo dos séculos, inclusive pelas famílias campo-bonenses. A programação será eclética, como já é de costume, porém, com atrações temáticas que foram priorizadas.

O espetáculo de dança “Segredo de Natal”, produzido com exclusividade para o evento pelos grupos folclóricos Eintracht e Glockental, é inspirado na Coroa do Advento, e subirá ao palco do Largo Irmãos Vetter todas as sextas-feiras (dias 01, 08, 15 e 22), seguido por shows de bandas típicas alemãs da região.

Enaltecendo os costumes sociais e musicais que herdamos dos imigrantes alemães, orquestras e corais também compõe a programação. No sábado (02), a Orquestra Jovem de Campo Bom fará a trilha sonora da Chegada do Papai Noel; no domingo (03), a Orquestra Eintracht apresentará um concerto de natal, tendo seus músicos devidamente vestidos com trajes alemães.

Na quinta-feira (07), a comunidade está convidada para a Caminhada das Lanternas, na Avenida Brasil, que culminará com a apresentação do Coral Infanto-Juvenil da Escola de Arte-Educação e Coral Vozes da Cidade, ambos de Campo Bom, além do Coro Júlio Kuntz (de Novo Hamburgo).
Nos sábados (09 e 16), sobem ao palco os grupos de danças folclóricas alemãs; e nos domingos (03, 10 e 17), a bandinha típica Quebra-Galho animará o público do Largo Irmãos Vetter, no Mercado de Natal.

A comunidade também poderá visitar a Casa do Papai Noel e apreciar a encenação do Presépio Vivo, além de visitar o Mirante e passear de Amiguinho (horários de visitação e passeios serão divulgados na rede social da Prefeitura). As cervejarias locais também estarão no Mercado de Natal.

O Calendário do Advento, de 1º a 24 de dezembro, será organizado pelas entidades da cidade que, diariamente, farão surpresas artísticas no Mercado de Natal.

O Amiguinho, as Serenatas, a Fanfarra de Natal e a Banda Municipal Guilherme Armando Dick também fazem parte da programação itinerante do evento. Nas terças e quartas-feiras o Amiguinho irá aos bairros, ora com o Papai e a Mamãe Noel, ora com a Fanfarra de Natal, ora com a Banda Municipal, levando o espírito natalino a todos os cantos da cidade com música e luzes natalinas. A Fanfarra de Natal, composta por músicos e dançarinos campo-bonenses, também estará no Largo nas quintas-feiras (07, 14 e 21), no início da noite, interagindo com o público.

Dentre as atrações musicais confirmadas, estão a dupla Cesar Menotti e Fabiano, no dia 17, às 20h; o cantor gospel Fernandinho no dia 20, às 20h; e a banda Rainha Musical, no dia 9, às 21h.

As tradições germânicas também estão nas salas de aula. As escolas de ensino fundamental recebem jogos de tabuleiros que, de maneira pedagógica, mostram às crianças os elementos predominantes do Natal da Integração. No Largo Irmãos Vetter, o jogo de tabuleiro será projetado em tamanho “real”, convidando a comunidade a jogar e conhecer mais do conceito do evento para este ano.

Post Anterior

Natal da Integração também vai aos bairros de Campo Bom

Próximo post

Guarda Municipal de Campo Bom tem novo comandante

Notícias relacionadas

CTG Palanques da Tradição participa da Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões
Comunidade

CTG Palanques da Tradição participa da Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões

20 de junho de 2025
Rio dos Sinos segue subindo e exige atenção redobrada dos moradores ribeirinhos
Comunidade

Rio dos Sinos segue subindo e exige atenção redobrada dos moradores ribeirinhos

18 de junho de 2025
Violinista Maiara Mayer é selecionada para festival internacional na Alemanha
Comunidade

Violinista Maiara Mayer é selecionada para festival internacional na Alemanha

17 de junho de 2025
Próximo post
Guarda Municipal de Campo Bom tem novo comandante

Guarda Municipal de Campo Bom tem novo comandante

Entre a fé e a comunhão: uma jornada de luz na Paróquia Santa Teresinha

Entre a fé e a comunhão: uma jornada de luz na Paróquia Santa Teresinha

Guarda Municipal realiza prisão em flagrante durante Natal da Integração

Guarda Municipal realiza prisão em flagrante durante Natal da Integração

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Brigada Militar prende dupla por furto a residência em Campo Bom
  • CTG Palanques da Tradição participa da Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões
  • Campo Bom garantirá viatura 4×4 semiblindada para a Brigada Militar

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 20 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • O professor Jeferson Nunes e a diretora Fabiana de Andrade Oliveira anunciaram uma grande conquista para nossa comunidade: a partir de agosto, a escola vai oferecer Curso Técnico em Administração, totalmente gratuito!

📚 São 30 vagas para quem já concluiu o Ensino Médio e também para os estudantes do 3º ano. Uma oportunidade incrível para abrir portas no mercado de trabalho sem sair da nossa cidade.

📰 Quer saber todos os detalhes? A matéria completa estará na edição impressa desta sexta-feira (20) de A Gazeta.

Acompanhe a abertura das inscrições no Instagram da escola: @escola31dejaneiro 

📌 Mais conhecimento, mais oportunidades e mais futuro para Campo Bom!

🔗 SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Com as chuvas intensas que não cessam, o nivel do Rio dos Sinos em Campo Bom segue subindo, chegando a marca de 5,70 metros.

Há grandes chances do rio transbordar em alguns locais, já nesta madrugada. 

A prefeitura reforça o pedido para que moradores de áreas ribeirinhas e regiões mais baixas da cidade redobrem os cuidados. E em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones (51) 3597-3683 ou (51) 99675-5497.

🎥: Briane Colissi/AG
  • A Brigada Militar de Campo Bom será reforçada com uma viatura 4x4 semiblindada, veículo que chega para oferecer mais segurança e condições de atuação em situações de enchentes e áreas alagadas. O investimento, estimado em R$ 300 mil, foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Hamilton Mourão (Republicanos), a partir de solicitação dos vereadores Jair Wingert e Inácio Marasca.

A demanda foi apresentada pelo capitão Oliveira e contou com o apoio do presidente municipal do Republicanos, Márcio André da Silva, e do presidente da CDL, Dr. Dilson Machado. Após articulação com o gabinete do senador em Porto Alegre, a confirmação da emenda ocorreu em um prazo de 90 dias.

O anúncio oficial foi realizado no quartel da Brigada Militar de Campo Bom, com presença de vereadores, lideranças políticas e representantes da corporação. Agora, o município aguarda a finalização dos trâmites burocráticos para a chegada do novo veículo.

Para o vereador Jair Wingert, a conquista reforça a importância da união de esforços e do engajamento das lideranças locais, em especial do Republicanos, para atender demandas prioritárias da segurança pública no município.
  • Campo Bom está em estado de atenção devido ao nível do Rio dos Sinos, que às 13h desta quarta-feira, 18, registrou a marca de 5,34 metros. O estado de alerta é decretado quando o nível atinge 6 metros.

As medições estão sendo feitas a cada duas horas, com monitoramento constante também das cabeceiras dos rios. A orientação é para que moradores de áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do município fiquem atentos e reforcem os cuidados preventivos.

Em caso de emergência ou necessidade de apoio, a Defesa Civil está disponível pelos telefones (51) 3597-3683 ou (51) 99675-5497.
  • Desde que assumiu o comando da 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, em setembro de 2024, o Capitão Oliveira vem coordenando uma série de melhorias estruturais no quartel da Brigada Militar de Campo Bom.

Entre as conquistas já realizadas estão a pintura da área externa, nova fachada, instalação de monitoramento por câmeras em todo o prédio, aplicação de porcelanato em diversas dependências, revitalização da parte interna, aquisição de novos armários para os militares, ornamentação com flores e até a criação de uma área gourmet para confraternizações internas.

Além das benfeitorias, os policiais realizam treinamentos de tiro regularmente e todos contam com um Kit de Primeiros Socorros individual, avaliado em aproximadamente R$ 1.044,00 cada.

As melhorias foram possíveis graças ao envolvimento da comunidade e de empresários locais, que colaboraram com recursos e apoio logístico. Outra ação importante em andamento é a reforma dos alojamentos, viabilizada pela Prefeitura como contrapartida ao policiamento do Rodeio 2023, realizado pela Brigada Militar.

O Capitão Oliveira afirma que novas metas estão sendo planejadas para tornar a Brigada Militar de Campo Bom uma referência em todo o Estado.

Em caso de emergências, a população deve acionar o telefone 190.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🎻✨ De Campo Bom para o mundo 🎻✨

A jovem violinista Maiara Mayer, de 22 anos, é um orgulho que nasceu na Escola de Arte-Educação daqui da cidade e agora vai ecoar seu talento do outro lado do oceano: ela foi selecionada para representar o Brasil no 67º Festival de Música de Pommersfelden, na Alemanha.

A história da Maiara é daquelas que aquecem o coração: tudo começou com um violão antigo, herdado por acaso pela família. Depois vieram as aulas na Escola de Arte-Educação, o primeiro contato com o violino emprestado de amigos, as práticas com a Orquestra Jovem de Campo Bom e, mais tarde, a dedicação intensa no Bacharelado em Música na UFRGS, em Porto Alegre.

💪✨ O caminho não foi fácil: muito estudo, disciplina, dores nas mãos, desafios técnicos e, mesmo assim, uma paixão imensa pela música que a motiva a seguir. Entre ensaios, provas e apresentações, Maiara mostra que a arte tem o poder de transformar não só quem toca, mas também toda uma comunidade.

Em julho, ela embarca rumo à Alemanha para viver uma experiência única de aprendizado e troca cultural, levando junto o nome de Campo Bom e o sonho de muitos jovens músicos que, como ela, acreditam na força da música e da educação.

🌟 Quer saber todos os detalhes dessa história inspiradora? Leia a matéria completa no site:
👉 www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

#OrgulhoCampoBonense #MaiaraMayer #MúsicaClássica #JovemTalento #CampoBom #AGazetaCB #ArteEducação #TransformandoVidas #Mozarteum #Pommersfelden #Violino
  • 📌 Fios soltos, novos veículos, empregos e melhorias em Campo Bom 📌

Na sessão desta segunda-feira (16), os vereadores de Campo Bom aprovaram por unanimidade um requerimento que pede à Prefeitura um projeto de lei para obrigar empresas de energia elétrica, telefonia e internet a retirar fios soltos e sem uso dos postes. Além de melhorar o visual da cidade, a medida busca garantir mais segurança e acessibilidade para quem circula pelas ruas. 🚧✨

De acordo com o líder do governo na Câmara, vereador João Paulo (MDB), a iniciativa precisa ser do Executivo, já que envolve fiscalização e aplicação de penalidades. “Queremos que as pessoas possam andar com tranquilidade, sem risco de rompimento de cabos que coloquem vidas em perigo”, reforçou. O vereador Jorge Bellé (PL) também pediu para ter seu nome incluído na proposta.

Outros quatro temas também foram aprovados:
✅ Mais de R$ 7 milhões para compra de veículos como ônibus escolares, carros e máquinas para as secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Obras.
✅ Pedido para o Estado enviar novo equipamento de coleta de imagens e impressões digitais, agilizando a confecção de carteiras de identidade na cidade.
✅ Subsídio de R$ 250 mil à Wirklich Plásticos, ajudando a empresa a crescer, gerar empregos e aumentar a arrecadação municipal.
✅ Autorização para renegociar um contrato de venda de terreno à empresa Cálbras.

Além disso, os vereadores aprovaram a reformulação de cargos no Meio Ambiente e a contratação de até quatro novos profissionais para Planejamento e Cultura. Já propostas para criação de uma escola de jovens empreendedores e para oferta de equoterapia não avançaram, pois foram entendidas como inviáveis no momento.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile