A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Vitis Insanis – Vinhos Desgarrados: conheça a história da vinícola taquarense

Redação / AG por Redação / AG
24 de abril de 2025
em Comunidade
0 0
A A
Vitis Insanis – Vinhos Desgarrados: conheça a história da vinícola taquarense
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O amor pelo vinho une pessoas de diferentes partes do mundo, mas, para dois casais de médicos, essa paixão foi além de um simples apreço: ela se transformou em um empreendimento. A história da vinícola “Vitis Insanis – Vinhos Desgarrados” começa em 2018, quando, durante uma viagem, a ideia de produzir o próprio vinho ganhou forma entre conversas descontraídas e uma profunda admiração pela bebida e seus segredos. De um hobby de amigos, a vinícola taquarense virou um negócio que segue crescendo com muitos propósitos. A safra 2025 já começou e os amigos já estão realizando o processo de elaboração de vinhos.

A semente de um sonho

Ricardo Kunz, Adriana Kunz, Renato Coelho e Maristela Lopes eram antes apenas apreciadores e degustadores de vinhos, sempre em busca de melhores e diferentes opções para seus paladares exigentes. Durante suas viagens, tanto nacionais quanto internacionais, o grupo se aprofundava cada vez mais na cultura vinícola, fazendo leituras e visitando vinícolas e restaurantes. Foi em uma dessas viagens, na França, que a ideia de criar sua própria vinícola começou a surgir. “Lá, conhecemos pequenas vinícolas que produziam vinhos excepcionais, nos inspirando a elaborar nosso próprio vinho. Sempre estive envolvido com essa questão de vinhos, inicialmente degustando e estudando suas características e história, depois me envolvendo com a técnicas de elaboração.”, conta Ricardo Kunz, que tem um irmão produzindo vinho há 10 anos.

O que começou como uma conversa casual, se transformou em um plano sério e divertido. O grupo decidiu investir no projeto e, em 2019, com a primeira colheita de Chardonnay de Monte Belo do Sul, deu início à produção de vinhos na garagem do casal Kunz. Ali, entre risos e experimentações, nascia a Vitis Insanis, nome que reflete tanto o espírito inovador, a paixão e a liberdade na elaboração dos seus vinhos.

Da garagem à Vinícola

Com o passar do tempo, a produção foi ganhando corpo. Em 2023, a vinícola foi formalmente legalizada junto ao MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), e o projeto se transformou em um negócio de fato. A produção aumentou, mas sempre com a premissa de manter a qualidade.

“A vinificação sempre foi um processo muito manual e envolvente. Desde a escolha das uvas, dos melhores Terroirs do RS, a fermentação e o envase tudo é feito com muito carinho e atenção aos detalhes. Nosso objetivo é elaborar vinhos que expressem o melhor de cada variedade”, afirma Kunz.

Inovações para a safra de 2025

A safra de 2025 promete ser a mais diversificada até o momento, com 13 tipos de uvas diferentes, incluindo variedades como Pinot Noir, Malbec, Tannat, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. A produção continua limitada, com cada lote não ultrapassando os 200 litros (microvinificações), garantindo vinhos com características únicas e personalizadas.

“Cada safra é uma novidade. A cada ano, procuramos trazer algo novo, seja no processo de vinificação, seja nas variedades de uvas que usamos. O desafio está em conseguirmos uvas de ótima qualidade e vinificá-las cada ano de maneira diferenciada. Estamos constantemente aprendendo e aprimorando nossas técnicas”, explica Ricardo Kunz, que além de ser um dos sócios, está cursando Enologia para agregar mais conhecimento técnico à vinificação.

Amigos, médicos e empresários

Apesar de serem médicos por profissão, a amizade entre os quatro vai além da área da saúde. A Vitis Insanis é fruto de anos de convivência e um forte laço de confiança e respeito mútuo. “O vinho se tornou uma forma de expressar nossa amizade e nossa paixão por algo que nos conecta de maneira profunda. Eu comecei a degustar vinhos quando conheci o Ricardo, nos anos noventa conheci a taquarense Isolda Paes com quem me aprofundei na cultura do vinho. Hoje, cada dia é um aprendizado”, diz Adriana Kunz.

“A minha história com o vinho vem da figura do avô paterno, que não raro as pessoas que gostam de vinhos apresentam uma história familiar semelhante. Meu avô era da região de fronteira uruguaia e gostava de um bom vinho tinto seco. E novamente me aproximei do vinho quando estava na faculdade de medicina e gradativamente a experimentar e a degustar diferentes vinhos”, revela Renato Coelho.

Por fim, conta Maristela: “Eu tive alguns poucos contatos com o vinho até os meus 50 anos de idade, quando iniciei o meu relacionamento com Renato, que me apresentou para os aromas, sabores e harmonizações que ocorrem nas degustações. Desenvolvi um apreço especial por vinhos frutados como os que elaboramos na Vitis Insanis”.

Novos desafios

“Ao longo do tempo, conseguimos unir nossa paixão pela medicina com o amor pelo vinho. Produzir vinhos não é apenas um negócio para nós, mas uma forma de viver nossos laços de amizade e a troca de experiências. Temos a felicidade de compartilhar o que fazemos com as pessoas e estamos prontos para novos desafios”, afirma Adriana Kunz.

Com planos de expansão, mais variedades de uvas e uma dedicação contínua à qualidade e a liberdade de vinificação, a Vitis Insanis promete continuar crescendo e conquistando novos admiradores.

SAIBA MAIS

O quê: Vinícola Vitis Insanis – Vinhos Desgarrados

Safra 2025 : Espumante Rosé de Pinot Noir; Alvarinho; Chardonnay Sur Lie; Caladoc; Cabernet Sauvignon; Malbec; Merlot; Nebbiolo; Pinot Noir; Chenin Blanc; Tannat; Tempranillo e Marselan Rosé.

Onde: Taquara (RS)

Instagram: @vitisinsanis

WhatsApp: (51) 9 999-36227

Post Anterior

PA será transferido para área da antiga emergência do Hospital Lauro Reus

Próximo post

Guarda Municipal recupera veículo roubado e prende dois por receptação qualificada

Notícias relacionadas

Aparição de escorpiões gera alerta e orientações à população em Campo Bom
Comunidade

Aparição de escorpiões gera alerta e orientações à população em Campo Bom

20 de janeiro de 2026
Prefeitura testa novo cronograma de coleta seletiva de resíduos nos bairros
Comunidade

Coleta seletiva é ampliada nos bairros após ajustes no calendário

20 de janeiro de 2026
Temporal provocou alagamentos pontuais e mobilizou equipes em Campo Bom
Comunidade

Temporal provocou alagamentos pontuais e mobilizou equipes em Campo Bom

15 de janeiro de 2026
Próximo post
Guarda Municipal recupera veículo roubado e prende dois por receptação qualificada

Guarda Municipal recupera veículo roubado e prende dois por receptação qualificada

39ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom é oficialmente aberta com pira olímpica acesa no Ginásio do CEI

39ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom é oficialmente aberta com pira olímpica acesa no Ginásio do CEI

Limpeza de reservatório da Corsan deixa três bairros sem água hoje

Rompimento de rede causa falta de água em dois bairros

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Jovem campo-bonense está desaparecido desde a tarde de segunda-feira
  • Operação Equidade cumpre mandados em Campo Bom e outros cinco municípios gaúchos
  • Aparição de escorpiões gera alerta e orientações à população em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • No início de dezembro de 2025, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, colocou em funcionamento um calendário experimental de coleta seletiva de resíduos no município. Essa medida importante na área ambiental e na promoção da sustentabilidade ampliou o recolhimento de resíduos secos de uma para duas vezes por semana, em todos os bairros da cidade.

O novo cronograma foi avaliado por um mês e agora passa por alguns ajustes para maior resolutividade do processo. A iniciativa faz parte dos investimentos que o município vem realizando para aprimorar a gestão de resíduos e qualificar os serviços prestados à população.

Com mais um dia de coleta seletiva, a Prefeitura incentiva a separação correta dos materiais recicláveis, reduz o descarte irregular e fortalece o trabalho das equipes que atuam diariamente na limpeza da cidade. Agora, dois caminhões estão operando na coleta e, inclusive, a cooperativa encarregada da seleção dos resíduos ampliou o tempo de triagem diária.

Além disso, novas ações estão sendo estruturadas para ampliar a reciclagem, reforçar a educação ambiental e desenvolver iniciativas que valorizem os resíduos e promovam uma cidade mais sustentável. “A ampliação da coleta seletiva é apenas o primeiro passo. Estamos organizando novas ações para aumentar a reciclagem e envolver cada vez mais pessoas na construção de uma Campo Bom mais limpa e sustentável”, destaca o prefeito Giovani Feltes.

Arraste para o lado e confira a tabela completa. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • MATÉRIA DE CAPA | ✍️ @mairanpacheco 

Nesta segunda-feira (19), logo após o Big Brother Brasil 26, a Rede Globo exibe o telefilme “Caju, meu amigo”. O audiovisual é o primeiro a ser mostrado na série “Cine BBB”, diretamente aos participantes do reality. O filme foi produzido e gravado no bairro Sarandi, em Porto Alegre.
“Caju, meu amigo” conta a história de Rafaela, interpretada pela atriz Vitória Strada, que adota um cão abandonado logo após as enchentes que atingiram o estado em maio de 2024. Pouco tempo depois, a jovem descobre que o animal, na verdade, era de Nice, personagem de Liane Venturella, e decide procurar a tutora, que é a única moradora de um abrigo que está prestes a fechar. No entanto, Caju foge e as duas se unem com um objetivo: encontrar o cãozinho.
O elenco do telefilme conta com a participação da atriz campo-bonense Cleide Valente que, após ser chamada para um teste através da agência WSelectium, foi aprovada e passou a integrar o rol de artistas da trama. Cleide interpreta o papel de uma moradora do bairro Sarandi que auxilia na localização de Caju quando ele desaparece e na reconstrução do bairro após a enchente. Para ela, participar das gravações foi um dos momentos mais especiais já vividos. “É um projeto lindo, sensível e muito necessário, que conta uma história de amizade e, principalmente, de resiliência e solidariedade do povo gaúcho depois das enchentes devastadoras. Estou ansiosa e emocionada para ver o resultado dia 19, vai ser lindo ver o RS sendo mostrado com tanto carinho e verdade para o país inteiro”, conta a atriz.
“Caju, meu amigo” faz parte do projeto Telefilme Regionais da Globo. Nesta edição do BBB, os confinados assistirão aos longas produzidos em diversos estados brasileiros. A trama gaúcha é a primeira a ser exibida dentro do confinamento e, na sequência, na Tela Quente. Após a transmissão em canal aberto, o telefilme fará parte do catálogo da Globoplay.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Hospital Dr. Lauro Reus, foi contemplado com um investimento de R$ 6 milhões para a aquisição de um equipamento de ressonância magnética, fortalecendo a estrutura de diagnóstico por imagem e ampliando a capacidade de atendimento à população. A liberação dos recursos foi anunciada no final da tarde desta segunda-feira (19) pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto, com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

O município esteve representado pelo prefeito Giovani Feltes, que participou da solenidade acompanhado das secretárias Beatriz Fagundes (Geral de Governo) e Luana Schnorr (Saúde), do presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Berkembrock, e do presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dr. Dirceu Dalmolin.

Durante o evento, o prefeito destacou a relevância do investimento para a saúde pública local. Segundo Feltes, o novo equipamento representa um avanço aguardado há muitos anos e se soma às melhorias já realizadas na estrutura física do hospital. “Esses novos equipamentos vão agilizar a identificação de doenças que necessitam de tratamento rápido, evitando o agravamento de quadros clínicos”, afirmou.

De acordo com a Administração Municipal, a conquista é resultado da articulação junto ao Governo do Estado, que reconheceu os avanços implementados no Hospital Dr. Lauro Reus. O prefeito lembrou ainda que, em visita recente a Campo Bom, a secretária estadual da Saúde constatou a elevação do padrão de atendimento da instituição, que busca novas habilitações e procedimentos de maior complexidade, exigindo investimentos em tecnologia, especialmente na área de imagem.

Atualmente, exames de ressonância magnética realizados por pacientes de Campo Bom ocorrem em outros municípios, conforme a regulação estadual. Com a instalação do novo equipamento no Dr. Lauro Reus, os exames passarão a ser feitos na própria cidade, o que deve reduzir significativamente o tempo de espera e oferecer mais comodidade aos usuários do sistema de saúde.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 19.01

➡️ EMEF Rui Barbosa irá receber reforma.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de domingo (18), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por violência doméstica após ser acionada pela central de operações para atender um pedido de ajuda. Ao chegarem à residência, os guardas encontraram o portão arrombado e a vítima em frente ao imóvel.

A mulher relatou que o companheiro estava extremamente agressivo, proferindo ofensas verbais e fazendo ameaças de agressão física. Durante a abordagem, o homem também apresentou comportamento agressivo contra os agentes, sendo contido e conduzido à Delegacia de Polícia.

Diante da constatação de violência psicológica e moral contra a vítima, o indivíduo foi mantido preso. Conforme a Guarda Municipal, esta foi a quinta ocorrência de violência doméstica atendida pela corporação apenas nos primeiros 18 dias de 2026.

A Guarda Municipal de Campo Bom reforça o compromisso no enfrentamento a todos os tipos de violência e orienta que situações de risco sejam denunciadas pelo telefone 153.

MAIS NOTÍCIAS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite deste domingo, 18, por volta das 21h30, a Brigada Militar prendeu um homem por tráfico de drogas durante patrulhamento na Rua Cerejeira, no bairro Operária. A ação ocorreu em um ponto já conhecido pelas forças de segurança pela prática recorrente de tráfico de entorpecentes.

Conforme a ocorrência, os policiais visualizaram dois indivíduos no local. Ao perceberem a aproximação da viatura, um deles fugiu e não foi localizado. O outro, foi abordado com uma pedra de crack em sua mão.

Durante a ação policial, o suspeito ainda tentou fugir, sendo contido com uso moderado da força. Em revista pessoal, os policiais apreenderam 67 pedras de crack, oito buchas de cocaína e R$ 62 em dinheiro.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi informado de seus direitos constitucionais. Em razão da tentativa de fuga, foi necessário o uso de algemas, de forma proporcional, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a prisão, o homem foi encaminhado para avaliação médica e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a ocorrência foi registrada. A Brigada Militar reforça que segue intensificando o policiamento ostensivo em diferentes bairros do município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na tarde de ontem, 17, durante patrulhamento de rotina na Rua Cerejeira, uma guarnição da Brigada Militar realizou a abordagem de um indivíduo, em um local já conhecido pela prática reiterada de tráfico de drogas e onde diversas prisões anteriores já haviam sido efetuadas.

Durante a ação, os policiais visualizaram, no interior do imóvel, uma quantidade de entorpecentes e dinheiro. Questionado, o abordado declarou ser usuário de drogas e afirmou que estaria no local com o objetivo de adquirir o material ilícito.

Na ocorrência, foram apreendidos R$ 270,30 em dinheiro, um aparelho celular da marca Samsung, na cor rosa, um caderno de anotações, nove buchas de substância análoga à cocaína e 56 pedras de substância análoga ao crack.

O indivíduo foi encaminhado para os procedimentos legais cabíveis. Conforme a Brigada Militar, o policiamento segue sendo intensificado nos bairros do município, com foco na repressão ao tráfico de entorpecentes e na segurança da comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem de 25 anos foi preso por tráfico de entorpecentes na noite de sexta-feira (16), no bairro Rio Branco, em Campo Bom. A ação foi realizada pela Brigada Militar, com apoio da Guarda Municipal.

Durante a operação, os agentes apreenderam 229 porções de maconha, duas porções de cocaína, telefones celulares, uma balança de precisão e pássaros silvestres mantidos irregularmente.

O indivíduo e todo o material recolhido foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Campo Bom, onde foi realizado o registro da ocorrência. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.cim.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile