A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Trilhas da Imigração 200 anos: uma jornada musical

Redação / AG por Redação / AG
4 de outubro de 2024
em Cultura
0 0
A A
Trilhas da Imigração 200 anos: uma jornada musical
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Por Hebe Cardoso

Um veleiro e uma viagem praticamente sem volta. Quatro meses de viagem, e o destino de 39 imigrantes alemães se fez a partir da Feitoria do Linho Cânhamo, São Leopoldo. O que hoje seriam 20 dias de navio, ou 12 horas de avião, foram intermináveis dias de incertezas. Das promessas contidas nos panfletos que circulavam na região portuária de Hamburgo, na Alemanha, à realidade que se impôs na chegada, o assentamento sem qualquer estrutura e a dura rotina de sobrevivência, só não foi pior porque aqui já habitavam indígenas, portugueses, e negros escravizados, o que permitia subentender que seria possível adaptar-se à região.
Tanto foi possível, que desenvolveram conjuntamente toda uma região, e abriram caminho para outras tantas levas de imigrantes alemães e, mais tarde italianos, e muitos outros, como poloneses, ucranianos, japoneses, e mais recentemente, haitianos, sírios e venezuelanos. A Orquestra Eintracht faz sua homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, por meio da música. Uma trilha sonora que revela momentos marcantes de uma jornada.
Trilhas da imigração E lá se vão 200 anos…
De uma Alemanha empobrecida, que com a industrialização já não absorvia o excesso de mão de obra, com poucas terras e assolada pela fome, sem perspectivas, a emigração representou a esperança, uma promessa de fartura no Brasil. Ao som da 5ª Sinfonia de Beethoven, também conhecida como a Sinfonia do Destino, se dá a partida rumo ao desconhecido.
A chegada não foi exatamente como o esperado. A ajuda prometida não se confirmou, mas o trabalho, esse sim, veio em dobro, e junto com ele a utopia de um mundo melhor. Na trilha, devaneios entre as memórias musicais e sonoras, e os encontros com novas sonoridades. |Concórdia|
Sem saber sobre como a vida seguiu por lá, longe de suas referências, sequer souberam da última. Sim, Beethoven, já quase sem audição, compôs em 1824, sua última sinfonia, a 9ª.
E a saudade quase sem tempo de ser sentida, encontra consolo nas notas de Richard Wagner e nos poemas de Goethe. |Pilgrims Chorus| Em busca de força para seguir, se forma uma comunidade de fé, e se erguem os pilares da colônia: uma igreja, uma escola e um cemitério. Na trilha a celebração da fé com Johan Sebastian Bach -Jesus Alegria dos Homens
A filósofa Hannah Arendt nos ajuda a compreender e sentir em sua poesia o desenrolar da história, nem sempre lúcido, como a trágica história dos Muckers, embalada pela trilha sonora de Jaques Morelembaum, Dia-a-dia e Ferrobrás, para o filme a Paixão de Jacobina. Cristãos contra cristãos, a fé tão necessária, não pode ser motivo de intolerância. A mulher Jacobina que longe de todo e qualquer recurso, acolheu mulheres exaustas pelo trabalho duro, pelo cuidado com dezenas de filhos, e com a saúde debilitada. Lhes deu de comer, um lugar de descanso para recuperarem forças, e todo o tipo de ervas que a terra oferecia para tentar curar doenças. O que lhes restava era rezar, cantar hinos, e esperar por alguma melhora. A recuperação de alguns, atraiu muitos, em busca de cura, e atraiu a atenção daqueles que julgaram, perseguiram e mataram Jacobina por bruxaria. Novos e velhos conhecimentos e experiências se acomodando a vida na colônia. Na bagagem de várias levas de imigrantes, além da Bíblia, vieram Voltaire com o Iluminismo, Locke com o Liberalismo, Marx com o Materialismo, Allan Kardec com o Espiritismo, Darwin com a evolução das Espécies. Com tantos questionamentos um mundo de pensamentos se abria e uma vida dura se impunha ao pensamento.
A vida se reorganiza até que eclode a grande guerra na Europa, e três atos da Ópera dos 3 Vinténs, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, composta no período entre guerras, se faz trilha em nossa jornada. Coroada com um poema de Brecht.
Forjada pelo trabalho e seus sons, a vida da colônia e da cidade se mostra por meio de uma performance percussiva, que avança sobre o tempo.
Tempo que oscila, e revisita, e lá do barroco alemão, traz a harmonia do Kannon em Ré Maior de Pachelbel para o rock, que expande épocas e fronteiras.Até que, enfim, cai o Muro de Berlim, e a canção de Klaus Meine, da banda Scorpions, Wind Of Change, se tornou símbolo da reunificação da Alemanha e do fim da guerra fria. Na vanguarda da música Pop dos anos 80, no Da Da Da, da Banda Trio, o idioma alemão não impediu que ela se tornasse um hit internacional.
E, na nossa jornada, desafiamos o público a cantar conosco. Muita coisa aconteceu em 200 anos, muita luta, mas muita alegria. Por aqui, os imigrantes, influenciados por diversos ritmos, criaram formas simples de comemorar nas suas comunidades, e o que não falta por aí é festa boa! Num medley das mais pedidas nos bailes da colônia, tiramos a plateia para dançar. | Liechtensteiner polka / O Verão Sempre Vai Voltar – Os Montanari / Feliz Em Festa – Banda Eccos / Roubaram meu Frühstück – 3 Xirus|.

SERVIÇO:
16/10 Campo Bom – Teatro do CEI – 3 sessões (9h, 14:30h e 19:30h)
23/10 Porto Alegre – Theatro São Pedro
23/11 Igrejinha – Parque da Oktober
13/12 Rolante – Encerramento da Feria do Livro – Sociedade Cristo Rei.

Post Anterior

Campo-bonenses conquistam campeonato brasileiro de BMX

Próximo post

Ideb de 100% das escolas de Campo Bom está acima das médias estadual e nacional

Notícias relacionadas

Arraial de Campo Bom promete dois dias de festa, cultura e diversão na Rua Coberta
Cultura

Música, cultura e comidas típicas vão embalar o final de semana de Arraial na Rua Coberta

8 de julho de 2026
Prefeitura credencia ambulantes para o Festival de Rock de Campo Bom
Cultura

CB Rock vai movimentar a Rua Coberta e agitar os apaixonados por música, no dia 18

7 de julho de 2026
Campo Bom volta a fazer história no tradicionalismo com título inédito para o CTG Palanques da Tradição
Cultura

Campo Bom volta a fazer história no tradicionalismo com título inédito para o CTG Palanques da Tradição

6 de julho de 2026
Próximo post
Ideb de 100% das escolas de Campo Bom está acima das médias estadual e nacional

Ideb de 100% das escolas de Campo Bom está acima das médias estadual e nacional

EGR alerta usuários para obras e intervenções em estradas do Vale do Sinos nesta semana

EGR alerta usuários para obras e intervenções em estradas do Vale do Sinos nesta semana

Sine disponibiliza 225 novas vagas de emprego

GetAtende realiza entrevistas de emprego no SINE nesta quinta

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Isadora Leal conquista 4º lugar no Ibero-Americano e é campeã brasileira Sub-20
  • MC Tubarão vence na estreia do novo protótipo e faz história em Tarumã
  • Município conquista R$ 340 mil para ampliar ações de proteção e bem-estar animal

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • A criança que sofreu queimaduras durante um banho na EMEI Casa da Criança, em Campo Bom, na última sexta-feira (10), permanece internada no Hospital Dr. Lauro Reus e segue aguardando uma vaga na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, referência estadual no tratamento de pacientes queimados.

Na manhã deste domingo (12), familiares da menina realizaram uma manifestação em frente ao Hospital Lauro Reus para pedir agilidade na transferência. A mãe da criança, Ana Gabriela, também utilizou as redes sociais para relatar a situação e solicitar apoio, afirmando que a filha necessita de avaliação de um médico especialista em queimaduras. Segundo a família, a demora na liberação do leito especializado gera preocupação quanto à continuidade do tratamento.

Hospital informa que quadro é estável

Na tarde deste domingo, o Hospital Dr. Lauro Reus divulgou um boletim médico informando que a paciente apresenta quadro clínico estável e evolução positiva desde a internação.

Conforme a instituição, a criança permanece em um leito individual, sob monitoramento contínuo das equipes médica e de enfermagem. O hospital informa ainda que houve melhora no controle da dor e que ela segue recebendo tratamento especializado para as queimaduras, incluindo curativos específicos realizados pela equipe especializada em pele.

Ainda de acordo com o boletim, o caso permanece regulado pelo Gerint, responsável pela gestão estadual de leitos. Neste domingo, foi realizada uma teleconsulta entre a equipe assistencial do hospital e a Central Estadual de Regulação, quando foi apresentada a evolução clínica da paciente.

Em razão da estabilidade do quadro e da boa resposta ao tratamento, foi mantido o pedido de transferência para um leito especializado em queimaduras.

O Hospital Dr. Lauro Reus ressaltou que a Central Estadual de Regulação prioriza, conforme protocolo, os casos classificados como “vaga zero”, destinados a pacientes com risco iminente de morte. Como a criança apresenta estabilidade clínica, ela continua recebendo toda a assistência necessária enquanto aguarda a disponibilidade de um leito na Santa Casa.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma criança, de 11 meses, ficou ferida após sofrer queimaduras durante um banho na tarde desta sexta-feira (10), na EMEI Casa da Criança, em Campo Bom. Conforme relato da mãe à reportagem do Jornal A Gazeta, a menina sofreu queimaduras de segundo grau nas pernas, nos pés e na região dos glúteos e permanece internada no Hospital Dr. Lauro Reus, aguardando transferência para um hospital especializado em tratamento de queimados, em Porto Alegre.

Segundo a mãe, a escola entrou em contato por volta das 15h15 para informar o ocorrido.

“Era 15h15 quando a escola me ligou falando que a professora tinha dado banho na minha filha e a queimou com água quente. Minha filha está internada com as pernas, os pés e na região do glúteo com queimaduras de 2º grau”, relatou.

Ainda conforme a mãe, a direção da EMEI informou que a criança havia apresentado um episódio de diarreia. Durante o procedimento de higiene, a professora teria colocado a menina sentada em uma cuba de pia, momento em que ocorreram as queimaduras.

Em nota oficial, a Prefeitura de Campo Bom informou que, assim que a situação foi identificada, a equipe da unidade adotou as providências necessárias, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), comunicando a família e acompanhando o atendimento prestado à criança.

A Administração Municipal também afirmou lamentar profundamente o ocorrido, manifestou solidariedade à criança e aos familiares e informou que está prestando todo o apoio necessário, além de adotar as medidas administrativas cabíveis. “A rede municipal de ensino acolhe diariamente cerca de 10 mil crianças e estudantes, responsabilidade que reforça o compromisso permanente da Prefeitura com o cuidado, a segurança e a garantia dos direitos de todos os alunos. A Administração segue acompanhando a situação de perto, prestando todo o apoio necessário à família e adotando as medidas administrativas cabíveis”, diz a nota.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem de 37 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (10) por posse de arma de fogo com numeração suprimida, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Santa Lúcia, em Campo Bom.

A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Campo Bom no âmbito de uma investigação que apura um crime de disparo de arma de fogo ocorrido no município.

Durante as buscas, os policiais civis localizaram um revólver calibre .38, da marca Rossi, carregado com cinco cartuchos intactos e um estojo deflagrado. Após a verificação, foi constatado que a arma estava com a numeração de identificação suprimida, o que caracteriza crime previsto no Estatuto do Desarmamento.

O suspeito possui antecedentes policiais por disparo de arma de fogo, ameaça, roubo e receptação. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Segundo a Polícia Civil, a prisão é resultado do trabalho investigativo desenvolvido pela Delegacia de Campo Bom e integra as ações de combate à criminalidade e de retirada de armas ilegais de circulação, com o objetivo de reforçar a segurança da população.

A Polícia Civil também reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 10.07

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ A força de uma família para vencer o câncer;

➡️ Moradores recebem material para incentivar coleta seletiva;

➡️ Rua Coberta recebe mais uma edição do Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de julho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom inicia, a partir de segunda-feira (13), a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (PN20) nas unidades de saúde do município. O novo imunizante passa a integrar o calendário vacinal infantil, substituindo gradualmente a vacina pneumocócica 10-valente (PN10).

A PN20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, sepse e infecções de ouvido, ampliando a proteção oferecida às crianças.

A Secretaria de Saúde informa que a substituição da vacina ocorrerá de forma gradual, conforme o esquema vacinal de cada criança:

* Bebês que iniciarão a vacinação: PN20 aos 2 meses, PN10 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 meses: receberão PN20 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 e 4 meses: receberão apenas o reforço com PN20 aos 12 meses.

Crianças que já completaram todo o esquema vacinal com a PN10 não precisam receber uma dose adicional da PN20.

Em casos de atraso na vacinação, a dose poderá ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além do público infantil, a vacina também poderá ser indicada, em situações específicas previstas pelo Ministério da Saúde e conforme disponibilidade de doses, para idosos acamados ou institucionalizados, pessoas com condições clínicas especiais e povos indígenas.

Neste primeiro momento, Campo Bom recebeu 150 doses da vacina, enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas, a população procure a unidade de saúde mais próxima.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.07

➡️ É neste final de semana, o Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um incêndio em residência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Bom na noite desta quarta-feira (8), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, próximo à divisa com o bairro Operária.

A guarnição campo-bonense foi a primeira a chegar ao local, antes mesmo do efetivo de Novo Hamburgo, e conseguiu controlar as chamas. O fogo destruiu a sala da casa, atingindo móveis e eletrodomésticos.

Vizinhos auxiliaram no combate inicial ao incêndio, evitando que o fogo se alastrasse para imóveis próximos.

O morador sofreu queimaduras nas mãos e precisou de atendimento médico. Aos bombeiros, ele relatou que utilizava um aquecedor elétrico na sala e acabou adormecendo, sendo despertado pelas chamas já atingindo o sofá e se espalhando rapidamente pelo ambiente. A hipótese é de que o equipamento possa ter contribuído para o início do incêndio, o que ainda deverá ser apurado.

Três gatos morreram em um dos cômodos da residência. Um quarto animal foi resgatado com vida e encaminhado para atendimento veterinário.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.