As obras de reforma e ampliação do prédio do Foro da Comarca de Campo Bom, foram entregues sexta-feira, 22, em solenidade com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, prefeito Luciano Orsi e autoridades do Poder Judiciário regional. “Visando à otimização de recursos, a qualidade da infraestrutura oferecida à população e aos trabalhadores que utilizam as dependências do Foro diariamente e o planejamento eficaz de metas, o Tribunal de Justiça gaúcho se sente honrado em inaugurar essas melhorias”, afirmou em seu pronunciamento Dr. Carlos Eduardo, Desembargador e presidente do TJRS.
Com a ampliação feita no local a área de abrangência do Foro passa de 1.080,40 m² para 2.248,80 m². O prédio foi pintado internamente. Foram reformados os banheiros públicos e privativos, além do Salão do Júri. Foi criada, também, uma área de convivência.
Uma das novidades mais aguardadas com a conclusão das obras é que usuários da Justiça de Campo Bom passam a contar com uma sala de audiências acessível. De acordo com o DINFRA (Departamento de Infraestrutura do TJ), o local dispõe de dois elevadores e sanitários acessíveis, e adequada a edificação às normas de PPCI.
Mais segurança
A segurança da edificação foi intensificada com a criação de acesso privativo do réu preso e instalação de guarita. A área já existente foi toda reformada e modernizada, conforme padrões utilizados na área ampliada.
Obras levaram sete anos
As obras de ampliação da Comarca de Campo Bom iniciaram em 2012, no entanto o contrato com a Hartmann Engenharia, que recebeu R$ 6.204.280,61 de um total de R$ 7.041.840,83 foi rescindido em dezembro de 2015. Sendo necessária uma nova licitação a obra foi retomada em março de 2018 sob responsabilidade da Construtec MS Construções, que venceu um segundo processo licitatório aberto pelo TJ/RS. E o que era uma obra de dois anos, levou sete anos para ser concluída.