Com a participação de mais de 250 alunos pesquisadores das redes municipal, estadual e particular — mais a Apae, a 10ª Semana da Ciência e Tecnologia de Campo Bom movimentou a comunidade escolar. O evento reuniu os melhores projetos de escolas das três redes de ensino, no total foram apresentados 88 trabalhos que envolvem 265 alunos pesquisadores e 129 professores da Educação Infantil até o Ensino Médio. Para os alunos é uma oportunidade de elevar seus conhecimentos e colocar toda sua criatividade nas pesquisas, além de contribuir com inovações para o sociedade.
Para as alunas Emanuella Silveira, Anyeline Remon e Melina da Silva do 5º Ano EMEF Dom Pedro II a preocupação é como reaproveitar a água que sai do ar-condicionado. “Nossa pesquisa é o Ar que refresca aqui dentro, é a água limpa lá fora. As pessoas estão gastando muita água, e pesquisamos que essa água que sai do ar, pode ser usada para várias tarefas. Reutizando não vamos gastar tanto”, afirma a jovem pesquisadora, Emanuella Silveira.
Os projetos vencedores serão credenciados para a Mostratec e Mostratec Júnior 2024 — 3 da Educação Infantil, 5 do Fundamental e 1 do Médio. O evento também vai premiar os ganhadores na modalidade Voto Popular. O grupo da EMEF 25 de Julho trouxe para a 10ª Semana da Ciência e Tecnologia de Campo Bom, um alerta para os pais e para os filhos. “Nosso projeto é o Consumismo na infância e suas possíveis consequências – com essa pesquisa queremos trazer um alerta para os pais. Por exemplo, uma criança quando crescer vai ter filhos e se ela aprendeu assim, vai passando para outra pessoa. Esse problema se espalhando é como uma bactéria. Nós falamos com nossa piscicopedagoga e ela afirmou que esse tipo de comportamento causa dependencia psicológica. É muito importante este momento que a gente têm para que nosso trabalho seja reconhecido”, conclui o aluno Murilo Mendonça Vicente.
Participar de um evento como este é muito importante para nós. Nosso trabalho ele alerta para algo que já vem acontecendo a há anos. Ana Paula Lima, EMEF 25 de Julho
Nossa pesquisa é um alerta para os pais, que querem dar tudo para seus filhos sobre o consumismo, e como isso pode causar problemas futuros. João Pedro Bilhão, EMEF 25 de Julho