No Dezembro Verde, mês de conscientização contra os maus-tratos e abandono de animais, mais uma ação da Prefeitura de Campo Bom será realizada. Está em andamento um mutirão de castração e chipagem de cães e gatos da Ocupação Resistência e Luta, na Av. São Leopoldo. A expectativa é de que em torno de 50 animais que vivem na ocupação sejam atendidos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, esteve no local nesta segunda-feira (26) para acompanhar o recolhimento dos primeiros cães. Eles foram levados para a clínica veterinária Patas do Mundo, em Porto Alegre. A estimativa é de que todos os procedimentos sejam realizados até janeiro.
A decisão de procurar a Prefeitura a fim de buscar uma solução para a questão do controle populacional dos animais foi dos próprios moradores, destaca Denise de Oliveira, presidente da associação da ocupação. A demanda foi prontamente atendida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Para o prefeito Luciano Orsi, trata-se de uma questão de saúde pública. “É uma forma de diminuir o risco de transmissão de doenças de animais para moradores, algo comum em locais com muitos cães e gatos”, observa. A clínica Patas do Mundo venceu licitação que prevê realização de 210 castrações e o investimento é de pouco mais de R$ 57 mil.
O momento é oportuno também para alertar a população a respeito do abandono de animais, o que se tornou recorrente na região, um ato que é considerado crime federal e que prejudica os moradores da ocupação, aponta o secretário João Flávio.
Quase 900 castrações gratuitas
O Cempra realizou 815 castrações de cães e gatos entre 1º de janeiro e 20 de dezembro de 2022. Os atendimentos, gratuitos, são para animais de rua e de famílias de baixa renda comprovada. Nos casos de mais alta complexidade, principalmente animais de grande porte, os procedimentos são realizados por clínicas terceirizadas. No mesmo período, o Cempra encaminhou 73 castrações para clínicas veterinárias.