A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

População ignora riscos de contágio e o movimento aumenta nas ruas

Redação / AG por Redação / AG
9 de abril de 2020
em Comunidade
0 0
A A
População ignora riscos de contágio e o movimento aumenta nas ruas

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de março levou mais pessoas a romper o distanciamento social e se expor ao risco de contágio nas ruas de Campo Bom. Na tarde de segunda-feira, 6, o movimento no Centro do município já era maior em relação aos primeiros dias do confinamento, que entrou em vigor no dia, 19, sábado e teve alterações ao longo das semanas. Essa constatação é da fiscalização da prefeitura e de profissionais que atuam em funções essenciais e observam o vaivém da população.

O movimento contrário às recomendações de médicos do mundo inteiro, visível nas redes sociais, é temerário e vem acompanhado de uma pressão de empresários para que o comércio reabra as portas. Ainda na quarta-feira, 1º de abril, o prefeito Luciano Orsi, em coletiva de imprensa online, voltou a reafirmar que o município seguirá mantendo as regras do distanciamento social para conter a propagação da pandemia em decorrência do Coronavírus na cidade.

O confinamento vem sendo desrespeitado principalmente por pessoas sem relação com o funcionamento de empresas. Na segunda-feira, o cenário no Centro era seguramente o mais agitado desde o início do decreto. “Hoje tem muito mais gente, o movimento está assim desde a manhã. Antes, era só o público que ia nas farmácias ou no mercado, agora tá maior, inclusive o pessoal circulando de carros”, conta a dona de casa, Marlene Rabelo.

O movimento de casais, famílias ou pessoas sozinhas na Avenida Brasil era considerável, bem como o tráfego de veículos. No Largo Irmãos Vetter, a reportagem contou cinco bancos ocupados por pessoas, alguns com mais de três pessoas. Nas Avenidas Voluntários da Pátria, São Leopoldo e João Schumann o movimento foi intenso durante todo o dia, com fluxo maior em frente às agências bancárias.

Impacto na Economia

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Bom revela que há apontamentos de dificuldades financeiras envolvendo os pequenos empresários e comerciantes, mas respeitará as determinações do poder público. “Estamos muito preocupados com a situação de nossos empresários, principalmente do nosso comércio que estão sofrendo muito com a situação atual e infelizmente sabemos que os reflexos negativos da pandemia serão vividos por longos meses neste ano”, aponta o presidente da entidade, Omar Hoffmeister.

De acordo com dados divulgados apresentados pela Prefeitura de Campo Bom o custo diário estimado da paralização do setor, provocado pelo Coronavírus é de R$ 5,4 milhões. A cidade contabiliza mais de duas mil empresas paradas e tem na indústria seu maior empregador (com mais de 13 mil empregos formais). A prestação de serviços é o segundo ramo gerador de empregos, com 5,7 mil vagas ocupadas. Pessoas na informalidade chegam a 8,8 mil. “Esperamos que aos poucos possamos voltar a abrir nossas empresas, respeitando as normas de OMS sobre higienização e aglomeração de pessoas. Orientamos aos empresários que aproveitem o momento para pensar em seus negócios de forma estratégica para minimizar os danos desse período”, argumenta Hoffmeister.

Post Anterior

Eleições 2020: legislação motiva saídas de secretariado da Administração Municipal

Próximo post

Missas na internet e ramos em frente das casas marcam início da Semana Santa

Notícias relacionadas

Divulgação/PMCB
Comunidade

Projeto Boas Práticas no Bairro homenageia 48 cidadãos que fazem a diferença em Campo Bom

8 de junho de 2026
Campo-bonense ferido em incêndio na Aurora precisa de doação de sangue
Comunidade

Campo-bonense ferido em incêndio na Aurora precisa de doação de sangue

8 de junho de 2026
Campo Bom enfrenta semana típica de inverno, com chuva e frio
Comunidade

Campo Bom enfrenta semana típica de inverno, com chuva e frio

8 de junho de 2026
Próximo post
Missas na internet e ramos em frente das casas marcam início da Semana Santa

Missas na internet e ramos em frente das casas marcam início da Semana Santa

Prática de atividades físicas ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Prática de atividades físicas ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Dinheiro na conta! Campo Bom recebe reforço para a saúde

Dinheiro na conta! Campo Bom recebe reforço para a saúde

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Polícia Civil orienta estudantes sobre riscos dos jogos digitais em palestra em Campo Bom
  • Estudantes da Escola Integral Cívico-Cidadã Cei assistem palestra de conscientização no trânsito
  • Homem é preso em flagrante por agredir a própria irmã

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 08.06

➡️ Autor dos maus-tratos contra a cadela Estrela, é condenado. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um campo-bonense precisa da solidariedade e empatia da comunidade para sobreviver. Morador do bairro Aurora, Deivid Anderson Peka da Silva, de 38 anos, está internado há quase dois meses no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.

Deivid foi socorrido após ficar gravemente ferido em um incêndio na residência onde morava, na rua Manacá, na noite de 11 de abril. No momento da ocorrência, ele estava dormindo em um dos cômodos e foi retirado por moradores da região. O resgate foi realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o encaminhou ao Hospital Dr. Lauro Reus com queimaduras graves nos braços, pernas e costas, além de inalação de fumaça.

Deivid teve 56% do corpo queimado e já passou por diversas cirurgias de descompressão nos braços, pernas, pés e costas. Durante o tratamento, ficou 48 dias sedado e dependente de respirador artificial. 

Atualmente, está acordado e já não utiliza ventilação mecânica, mas ainda mantém traqueostomia e realiza sessões de hemodiálise. O estado de saúde segue grave, e ele ainda precisa passar por novas cirurgias, especialmente nas pernas e nas costas, onde as queimaduras foram de terceiro grau. Não há previsão de alta, e desde o dia do acidente ele permanece na UTI, lutando pela vida.

Diante desse cenário, familiares e amigos mobilizam uma campanha urgente por doação de sangue. As doações podem ser feitas no Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde está localizado o banco de sangue. Todos os tipos sanguíneos são necessários.

Interessados em ajudar podem agendar transporte junto à Central de Marcação de Consultas e Exames (rua Rudolfo Dick, 55 - prédio do antigo PA) ou entrar em contato com a irmã de Deivid, Taina Palhano, pelo WhatsApp (51) 9943-5442, que auxilia na organização das doações.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Mais do que uma participação em concurso, a trajetória de Amália Celina Grün de Souza carrega dedicação, sentimento e o orgulho de representar uma cidade inteira. Aos 13 anos, a estudante do 8º ano do Colégio Sinodal Tiradentes é a única prenda juvenil a levar o nome de Campo Bom e do CTG Palanques da Tradição à fase regional da Ciranda Cultural de Prendas, que acontece neste sábado (6), em Santa Maria do Herval.

Há cerca de um ano, Amália se prepara intensamente para este momento. Entre estudos, ensaios e pesquisas, construiu uma caminhada marcada pelo comprometimento com a cultura gaúcha. Agora, além de buscar o título, ela carrega consigo um desafio que também é coletivo: há 20 anos, Campo Bom não conquista o título estadual de primeira prenda juvenil.

Entre as provas da Ciranda, que avalia conhecimentos, habilidades artísticas, culturais e ações sociais, está a elaboração de uma Mostra Folclórica. Com sensibilidade e olhar atento, Amália escolheu como tema “A participação das mulheres nos esportes campeiros” e foi além do que era solicitado. Em vez de cinco entrevistas, ouviu 42 pessoas, em sua maioria mulheres, dando voz a histórias, memórias e experiências muitas vezes pouco visibilizadas.

O trabalho percorre práticas como truco de amostra, truco cego, tetarfe, bocha campeira, bocha 48, jogo do solo e a tava, além de resgatar influências da imigração na cultura local, como o schafkopf e o bolão. Também evidencia trajetórias inspiradoras, como a da atleta Ramona Zema, campeã estadual.

Como resultado, a pesquisa ganhou forma e permanência: transformou-se no e-book “A participação das mulheres nos esportes campeiros”, publicado pela editora Lealdade do Brasil. O lançamento acontece neste sábado, durante o concurso, um marco que simboliza não apenas o esforço de Amália, mas a valorização da cultura, da memória e do protagonismo feminino em Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A previsão do tempo indica uma semana de instabilidade climática em Campo Bom, com predominância de chuva em diferentes momentos dos próximos dias. De acordo com o Climatempo, o cenário será típico de inverno no Rio Grande do Sul, com variação entre períodos nublados e pancadas de chuva.

Na terça-feira (9), há previsão de pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia, com temperaturas variando entre 13°C e 17°C. Ao longo da semana, o tempo segue instável, com alternância entre sol entre nuvens e episódios de chuva passageira, especialmente entre quinta (11) e sexta-feira (12), quando os volumes podem ser mais significativos.

Na sexta-feira, inclusive, a previsão aponta acumulados mais elevados de chuva, com possibilidade de pancadas mais intensas em alguns períodos. As temperaturas devem permanecer amenas, com máximas próximas dos 20°C e mínimas que podem ficar abaixo dos 15°C.

Para o fim de semana, a tendência é de melhora gradual nas condições do tempo. O sábado (13) deve ter predomínio de muitas nuvens, mas sem previsão de chuva significativa, enquanto o domingo (14) pode registrar momentos de instabilidade, ainda que de forma mais isolada.

A instabilidade é provocada pela atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, associada ao avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Esse sistema favorece a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo instável na região ao longo da semana. Além disso, a presença de uma massa de ar frio contribui para a queda nas temperaturas, reforçando o cenário típico de inverno, com dias úmidos e céu encoberto em Campo Bom.

O cenário reforça a necessidade de atenção por parte da população, especialmente em relação a possíveis períodos de chuva mais intensa ao longo da semana, além da manutenção do clima úmido e temperaturas típicas da estação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 06.06

➡️ Vagas abertas para a escola de Bicicross.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Urgente: campanha busca por doadores de sangue;

➡️ Município anuncia pacote de investimentos em tecnologia e estrutura para combater danos ambientais;

➡️ Prenda de Campo Bom disputa etapa decisiva da Ciranda.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 05 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 04.06

➡️ Saiba como agendar o Caco Treco.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agasetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.