A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Pingo Martins conquista o segundo lugar no 31º Festival Ronco do Bugio

Redação / AG por Redação / AG
9 de setembro de 2024
em Cultura
0 0
A A
Pingo Martins conquista o segundo lugar no 31º Festival Ronco do Bugio

ntn produções & eventos

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Composição “Bugio, Eu Vim Ver de Perto”, letra de Pingo Martins/Paulo Moehlecke, com melodia de Roberson Paquito recebeu a premiação.

O tradicionalista campo-bonense Ronaldo Afonso Martins o popular, Pingo Martins, juntamente com Paulo Moehlecke, conquistou o segundo lugar no 31° Festival Ronco do Bugio, com a composição “Bugio, Eu Vim Ver de Perto”, letra de Pingo Martins/Paulo Moehlecke, com melodia de Roberson Paquito. Reconhecido por sua dedicação à cultura gaúcha, Pingo destaca a conquista. “Essa premiação foi muito importante para nós, pois dá visibilidade ao nosso trabalho. O diferencial desta nossa música, “Bugio, Eu Vim Ver de Perto”, é que ela fala de São Francisco de Paula, e um poco da história do ritmo bugio”, afirma.
Pingo já se prepara para próximos desafios. “Estamos com canções escritas em outros festivais como Seara da Canção Gaúcha, Canto Galponeiro entre outros. A expectativa é que tenhamos sucesso também nestes festivais”, destaca.

O festival, que celebra e promove as tradições do Rio Grande do Sul, ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, no CTG Rodeio Serrano, em São Francisco de Paula.

Confira a letra:

“Bugio, Eu Vim Ver De Perto”
Pingo Martins/Paulo Moehlecke,
melodia de Roberson Paquito.

Te mexe gaiteiro
Te espicha e te encolhe
E arranca do fole
A dedo e munheca
Floreia nas teclas
Esmagando nos baixos
Que este bicho macho
É metido a sapeca

Dizem que é serrano
Morador do mato
Escutei o boato
Mas não sei ao certo
Se o tal bicho esperto
Matreiro e arisco
For de São Francisco
Quero ver de perto

Onde foi que nasceu
Este som embalado
Em Canela ou Gramado
Eu não sei ao certo
Mas o ronco esperto
Matreiro e arisco
Foi em São Francisco
Eu vim ver de perto
O bicho que eu falo
Tem forma de gente
Se diz meu parente
E na serra surgiu
Não teme o frio
A vanera e o tango
E em todo fandango
Tem fama o bugio

Só sei que é bem nosso
Não tem quem os mande
Pois foi no Rio Grande
Onde ele surgiu
A pampa pariu
O ritmo de luxo
E o povo gaucho
Batizou o bugio

Post Anterior

Guarda Municipal de Campo Bom completa 2 anos

Próximo post

Quatro décadas de dedicação à estação meteorológica

Notícias relacionadas

Sarau de Arte Gaúcha reúne mais de 6 mil pessoas em Campo Bom
Cultura

Sarau de Arte Gaúcha reúne mais de 6 mil pessoas em Campo Bom

10 de junho de 2025
Luiza Barbosa abre o 45º Rodeio Nacional de Campo Bom
Cultura

Luiza Barbosa abre o 45º Rodeio Nacional de Campo Bom

28 de fevereiro de 2025
Vem aí o 45º Rodeio Nacional de Campo Bom
Cultura

Vem aí o 45º Rodeio Nacional de Campo Bom

7 de fevereiro de 2025
Próximo post
Quatro décadas de dedicação à estação meteorológica

Quatro décadas de dedicação à estação meteorológica

São de Campo Bom os vencedores da 6ª Corrida da Independência

São de Campo Bom os vencedores da 6ª Corrida da Independência

Max Team A e Máfia são os grandes campeões do Municipal de Vôlei

Max Team A e Máfia são os grandes campeões do Municipal de Vôlei

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Quartel da Brigada Militar de Campo Bom passa por melhorias com apoio da comunidade e empresários
  • Violinista Maiara Mayer é selecionada para festival internacional na Alemanha
  • Vereadores aprovam medidas para retirada de fios soltos e novos investimentos

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • Os vereadores de Campo Bom voltam a se reunir nesta segunda-feira, 16, em sessão ordinária na Câmara Municipal, para votar nove temas de interesse da comunidade. Um dos principais assuntos é a situação dos fios soltos, caídos ou emaranhados nos postes de luz, problema que afeta a segurança e a paisagem urbana.

Um requerimento, assinado pelos sete vereadores da base governista, pede que a Prefeitura elabore um projeto de lei para obrigar empresas de energia elétrica, telefonia e internet a retirarem fiações em desuso, além de alinhar os cabos existentes para evitar riscos.

Outro requerimento, assinado por todos os 11 vereadores, sugere ao governo do Estado o envio de um novo equipamento para emissão de carteiras de identidade, a fim de agilizar o atendimento na cidade.

Na pauta também está a votação de três projetos de lei enviados pela Prefeitura, entre eles o que prevê subsídio de R$ 250 mil à empresa Wirklich Plásticos, dentro do Programa de Incentivo à Geração de Empregos (PIGE). A empresa, com o apoio, vai ampliar suas operações, criando sete novos postos de trabalho em até cinco anos e aumentando o faturamento em quase 50%.

Pedidos da oposição:

Na oposição, o vereador Jorge Bellé (PL) quer saber se a Prefeitura avalia alterar o portão de acesso de alunos na Emef Dom Pedro II, mudando-o da Rua Paulista para a Rua Marechal Deodoro. Jair Wingert (Republicanos) propôs criar uma escola de formação de jovens empreendedores, sugerindo parceria com Sebrae e Feevale, e indicando o prédio da antiga escola Quatro Colônias como sede.

Celsinho (Republicanos) propôs uma comissão especial para fiscalizar os serviços da Aegea (antiga Corsan). “Desde que a Aegea assumiu, a qualidade caiu muito. A comissão dará respaldo para cobrar melhorias”, afirmou. Já Inácio Marasca (Republicanos) questionou a possibilidade de incluir equoterapia como serviço público de saúde.

A sessão começa às 18h, é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • ESPECIAL | SÉRIE DE REPORTAGENS👫🐶🚘

Em mais um capítulo das aventuras sobre rodas, o casal nômade embarca em uma jornada que começou em meio à imponência das Cataratas do Iguaçu e logo os levou a uma inesperada reviravolta na fronteira com o Paraguai. Com doses de tensão, perrengues e boas surpresas, a travessia se transformou em uma história cheia de aprendizados, novos encontros e descobertas urbanas. Nesta edição, eles mostram como a vida nômade é feita de curvas inesperadas, e que, no fim, tudo vira memória (e conteúdo pro canal!). Confira:

“Depois da experiência mágica nas Cataratas do Iguaçu, cruzamos a fronteira com o Paraguai achando que tudo seguiria o fluxo (ledo engano rsrsrs) mas a vida nômade adora colocar uns obstáculos no caminho. E dessa vez, ele veio em forma de exigência de vacina da febre amarela. Sem o comprovante em mãos, fomos gentilmente barrados na entrada do país vizinho. Bateu aquele frio na barriga, será que não íamos conseguir?
Mas desafio existe pra ser superado! Mesmo sem a vacina em dia, fomos liberados para cruzar a fronteira, porém sem o carimbo do “permisso” e liberados para permanecer SOMENTE na Ciudad del Este. Aliás, Ciudad del Este é uma cidade onde o trânsito parece seguir suas próprias leis da física (e da paciência!). Caótica, barulhenta e vibrante, nos garantiu boas histórias e alguns equipamentos novos pro canal.
Pois bem, no dia seguinte conseguimos a vacina em um posto de saúde na própria Ciudad del Este (obrigado, enfermeiros paraguaios!) e, com o braço doendo e o passaporte carimbado, seguimos rumo a Assunção. E que grata surpresa! Uma cidade tranquila, cheia de charme e belezas urbanas. Ficamos instalados à beira de um lago em um parque municipal e aproveitamos pra respirar fundo, curtir o pôr do sol e reorganizar a rota.
Essa jornada pelo Paraguai começou com tensão, mas nos mostrou mais uma vez que os perrengues fazem parte da aventura — e o melhor: sempre rendem boas memórias. Agora, com o coração leve e as rodas girando, seguimos rumo a Bonito, no Mato Grosso do Sul. Mas isso… é papo pros próximos capítulos.

Segue com a gente!”

Por Tiago de Vargas
11.06.2025

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br
  • MAIS DE 4,1 MILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA O LAURO REUS 🏥

Campo Bom vive um novo momento na saúde, e o AG estava lá para documentar os melhores e mais importantes momentos deste novo capitulo do Hospital Lauro Reus, no ano em que a entidade completa 80 anos.

Confira a cobertura feita pela equipe do AG, na manhã deste sábado, 14 de junho. 🎥✍️📰
  • 📢 Campo Bom avança na saúde 🚑💙

O Hospital Lauro Reus vai ganhar mais investimentos para emergência, bloco cirúrgico modernizado, mais leitos, novos equipamentos e um Centro TEAcolhe, com 1.200 atendimentos mensais para pessoas com autismo.

São mais de R$ 4,1 milhões em investimentos do Governo do Estado, Prefeitura e emendas parlamentares, um salto de qualidade que reforça a saúde de toda a região.

✅ Investimentos na emergência
✅ Mais especialidades
✅ Mais leitos
✅ Energia limpa
✅ Atendimentos especializados em autismo

“Nosso compromisso é com as pessoas e isso se traduz em ações concretas”, destacou o prefeito Giovani Feltes.

🗞️ LEIA MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

#CampoBom #HospitalLauroReus #SaúdePública #Investimento #TEAcolhe #JornalAGazeta
  • Nesta semana, a edição do Jornal A Gazeta circulou em uma data que desperta o imaginário popular há gerações: a temida sexta-feira 13. Mas por que esse dia ganhou fama de ser azarado? A resposta está em uma mistura de superstições antigas, simbolismos religiosos e até acontecimentos históricos.

De onde vem a fama da sexta-feira 13?

O número 13 é considerado de má sorte em diversas culturas ocidentais. Em muitas construções, como hotéis e prédios comerciais, até hoje o 13º andar é “pulado”. Já a sexta-feira tem um peso simbólico forte: acredita-se que Jesus foi crucificado nesse dia da semana. A junção dos dois elementos teria dado origem à fama sombria da data.

E o cinema ajudou a espalhar o medo...

Nos anos 1980, o terror ganhou força com o lançamento do filme Sexta-feira 13, que apresentava o icônico vilão Jason Voorhees. Desde então, a cultura pop reforçou o misticismo, associando a data a eventos assustadores, má sorte e histórias de arrepiar.

Superstições locais ainda existem?

Em Campo Bom e região, ainda há quem evite tomar decisões importantes, fechar negócios ou até sair de casa nessa data. E há os que aproveitam a ocasião para brincar com o mistério, organizar festas temáticas ou simplesmente desafiar o medo com bom humor.

Curiosidades:

- A fobia de sexta-feira 13 tem até nome: parasquavedequatriafobia.

- Em algumas culturas, como a italiana, o número azarado é o 17, e não o 13.

- Em 1307, numa sexta-feira 13, o rei da França mandou prender e executar membros da Ordem dos Templários, alimentando lendas sombrias sobre a data.

Você acredita em azar? Ou acha que tudo não passa de superstição?

Independentemente da resposta, a verdade é que a sexta-feira 13 segue despertando curiosidade e isso é, no mínimo, interessante. 

Conta pra gente quais as tuas experiências com a sexta mais temida do mundo 😨👻
  • Lembram do Emanuel? O menino campo-bonense que sofre com uma doença neurodegenerativa e que  está em busca de recursos para participar de um estudo na Espanha?

Então, até agora, graças à solidariedade de amigos, vizinhos e apoiadores, a campanha já soma R$ 36.038,27, arrecadados por meio de vaquinha online, bazares, rifas, coleta de tampinhas, pedágios solidários e doações via Pix. Mas ainda precisamos arrecadar a outra metade deste valor, para completarmos os R$ 70 mil que a família necessita para fazer a viagem.

As passagens para a viagem, prevista para o período de 26 de junho a 3 de julho, que é o período em que a família pretende viajar, já custam R$ 54 mil. Por isso precisamos da ajuda na nossa comunidade para alcançar o valor total.  A família e voluntários organizam novos eventos, veja como ajudar:

✅ Dois Pedágios Solidários — dia 14/06

✅ Bazar Solidário — dia 21/06, das 8h30 às 17h, no CTG Estância do Campo Grande, Rua Pedro Lírio Fischer, nº 60, bairro Campo Grande, Estância Velha.

✅ Brechó Solidário — dia 22/06, das 10h às 18h, na Sede dos Escoteiros Werner Saenger, em Campo Bom.
O brechó é organizado pelo grupo de voluntários CB News, com apoio do Grupo de Escoteiros Werner Saenger e do Clube 15 de Novembro.

A família reforça o pedido de ajuda: cada contribuição faz diferença para que Emanuel tenha qualidade de vida e interrompa o avanço da doença.

📌 PIX para doações:
Chave: 070.002.820-02
Nome: Emanuel Bitencourt da Silveira

📌 Acompanhe a campanha no Instagram: @todospeloemanuel_taysachs 

Qualquer ajuda é bem-vinda 🙏
  • A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, inicia as inscrições para os primeiros cursos de qualificação profissional do programa RS Qualificação. A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 99.692,50 do Estado e contrapartida de R$ 19.938,50 do Município.

Neste primeiro momento, estão abertas vagas para quatro dos nove cursos previstos, todos com início já no mês de julho. As inscrições poderão ser feitas durante o Mutirão de Empregos, que ocorre neste sábado, dia 14, das 8h às 12h, na Escola Borges de Medeiros. A partir do dia 16 de junho, interessados também podem se inscrever presencialmente no SINE (Espaço Cidadão Cidadania – Av. dos Estados, 900), no CRAS Centro (Rua Rui Barbosa, 197) e no CRAS CEU (Rua Limeira, 315).

Confira as opções disponíveis:

Rotinas Administrativas: 44 horas, início em 7 de julho, aulas às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, no Centro da Pessoa Idosa. 15 vagas.

Técnicas de Higiene e Limpeza: 40 horas, início em 8 de julho, aulas às terças e quintas, das 14h às 17h, no Centro da Pessoa Idosa. 15 vagas.

Técnicas Básicas para o Cuidado com o Idoso: 60 horas, início em 21 de julho, aulas às segundas, terças e quintas, das 19h às 22h, no Centro da Pessoa Idosa. 15 vagas.

Costura de Calçados: 80 horas, início em 7 de julho, aulas às segundas, terças e quintas, das 9h às 12h, no SENAI de Novo Hamburgo. 15 vagas. Transporte gratuito será oferecido pela Prefeitura.

Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência ou declaração de endereço, cópia da carteira de trabalho (se tiver) e comprovante de escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

Os cursos, realizados em parceria com Senac e Senai, foram definidos a partir da demanda de empresas e das necessidades de jovens que estão concluindo o Ensino Médio. “Escolhemos os cursos com base no que o mercado local precisa. É um passo importante para transformar vidas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Colissi.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 13 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile