A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

O que pode e o que não pode na pré-campanha

Redação / AG por Redação / AG
15 de setembro de 2020
em Política
0 0
A A
Campo Bom terá 14 seções a menos na eleição municipal

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Com o adiamento das eleições de 2020, as datas para começar a propaganda eleitoral também mudaram. Agora, a votação acontecerá nos dias 15 e 29 de novembro. Então, as propagandas ainda não podem ser feitas, mas a pré-campanha está liberada. Entenda o que pode e não pode ser feito nesse momento e quais regras os pré-candidatos devem seguir.

Propaganda Eleitoral ou Partidária nas eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que existe uma diferença entre a propaganda partidária e a propaganda eleitoral. A propaganda partidária tem o objetivo de divulgar o programa partidário e a posição do partido em relação a temas políticos. Além de promover o debate público sobre sua ideologia, suas metas e seus valores. Portanto, a propaganda partidária serve apenas para divulgar o partido.

Já a propaganda eleitoral busca trazer votos aos candidatos, está direcionada a influenciar a vontade da população para convencer que determinado candidato é o melhor para assumir tal cargo. Portanto, a propaganda eleitoral, deve ocorrer no período de campanha eleitoral. Por isso, o que vai ser fiscalizado no período de pré-campanha é a propaganda eleitoral.

Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda eleitoral antecipada é caracterizada pela publicidade de candidatos antes do período destinado a campanha. Ou seja, ela ocorre quando ainda não se tem candidatos oficiais, tentando assim, beneficiar um pré-candidato. A propaganda antecipada, portanto, serve como publicidade para alguém que ainda não formalizou sua candidatura. Essa prática é considerada ilegal pelo TSE e será fiscalizada nos momentos anteriores ao início da campanha eleitoral, no final de setembro.

Regras na pré-campanha

Mesmo que a propaganda eleitoral antecipada seja ilegal, ainda é permitido que os pré-candidatos façam uma pré-campanha durante esse período. Nesse momento, os políticos podem divulgar seu nome, sua vontade de se candidatar e suas propostas para a cidade. Além de poder divulgar sua imagem nas redes sociais e em programas. De acordo com a Lei nº 9.504/1997, não será considerada propaganda eleitoral antecipada “desde que não envolvam pedido explícito de voto”. Portanto, o pré-candidato pode se divulgar, mas não é permitido pedir votos para a população.

Permitido

  • Pré-candidatos podem participar de programas de televisão ou rádio como convidado. O mesmo vale para lives nas redes sociais.
  • Os políticos podem anunciar a pré-candidatura para a população, inclusive nas redes sociais. Mas sem pedir votos.
  • Pré-candidatos podem falar sobre seu posicionamento político.
  • Podem divulgar suas propostas e o que desejam fazer pela cidade, mas sempre de forma gratuita.

Proibido

  • Pré-candidatos apresentarem ou comentarem programas de rádio ou televisão.
  • Divulgação com faixas, outdoors, propaganda em rádios ou televisão.
  • Pré-candidatos irem à inauguração de obras públicas.
  • Usar verba para realização de shows artísticos, inclusive em lives de entretenimento.
  • Funcionários públicos que se candidatarem precisam sair do cargo vigente.
  • Pedir votos em seu nome para a população, em geral.
  • Divulgação de atos públicos com intuito de promover o governo, exceto em casos que são urgentes que a população saiba.
  • Qualquer tipo de publicidade que seja associada à campanha eleitoral.

Vaquinha virtual

Desde 15 de maio os pré-candidatos já podem receber doações por meio do financiamento coletivo, sistema de arrecadação de doações on-line. O dinheiro arrecadado só poderá ser utilizado depois da oficialização das candidaturas, em setembro, com o início oficial da campanha eleitoral. Caso o pré-candidato não registre sua candidatura, o valor é devolvido ao doador. Na fase de pré-campanha não há regulamentação sobre os gastos dos futuros candidatos, mas a Justiça Eleitoral entende que não podem ser realizadas despesas desproporcionais ou pagas por terceiros, o que poderia até configurar caixa dois.

Novas datas para as eleições 2020

Com a mudança da data para as votações, por conta da pandemia do Coronavírus, todo o calendário eleitoral sofreu alterações.

  • As convenções começaram dia 31 de agosto e vão até o dia 16 de setembro. Ou seja, esse é o momento para os partidos oficializarem seus candidatos a vereador e prefeito.
  • Já o período de propaganda eleitoral começa em 27 de setembro e vai até 12 de novembro.
    Entre 9 de outubro e 12 de novembro iniciará a campanha eleitoral obrigatória no rádio e na TV, em relação ao primeiro turno.
  • Além disso, vale lembrar que a campanha intra partidária começou dia 16 de agosto. É permitido que os pré-candidatos façam divulgação dentro de seus respectivos partidos, apresentando suas propostas. Essa publicidade tem a finalidade de apresentá-los aos dirigentes das siglas, que escolherão os candidatos do pleito de novembro em convenções partidárias. Entretanto, não é permitido fazer campanha eleitoral ao público.
Post Anterior

Reinventa Campo Bom: O desafio do aprendizado on-line

Próximo post

Após perseguição homem é preso em Campo Bom

Notícias relacionadas

Câmara de Vereadores concederá título de Cidadão Campo-Bonense a Dr. Chicão
Política

Câmara de Vereadores concederá título de Cidadão Campo-Bonense a Dr. Chicão

23 de outubro de 2025
Campo Bom aprova Código de Proteção e Bem-Estar Animal
Política

Campo Bom aprova Código de Proteção e Bem-Estar Animal

13 de outubro de 2025
Mulheres representantes de Campo Bom na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Política

Mulheres representantes de Campo Bom na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

3 de outubro de 2025
Próximo post
Após perseguição homem é preso em Campo Bom

Após perseguição homem é preso em Campo Bom

PRTB realiza convenção para lançar candidatura de Alex Dias para prefeito

PRTB realiza convenção para lançar candidatura de Alex Dias para prefeito

Marco Mikonga concorre à prefeito ao lado de Jaquiel de Oliveira

Marco Mikonga concorre à prefeito ao lado de Jaquiel de Oliveira

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Motorista embriagado invade pátio e colide contra casa na Paulista
  • Motociclista atropela cachorro na Avenida Brasil e pede ajuda para identificar o tutor do animal
  • Polícia Civil prende, preventivamente, homem por tráfico de drogas 

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Na noite desta sexta-feira, 24 de outubro, um motorista perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma residência na Rua Coronel Gaelzer Netto, no bairro Alto Paulista, em Campo Bom.

De acordo com a Brigada Militar, o condutor do Ecosport preta, apresentava sinais visíveis de embriaguez no momento do acidente. O automóvel invadiu o pátio da casa e atingiu a estrutura do imóvel, causando danos materiais.

O motorista ficou ferido, foi atendido pelo SAMU e encaminhado ao hospital. Ele recusou-se a fazer o teste do etilômetro e acabou preso. Nenhum morador ficou ferido.

Conforme a ocorrência, foi confeccionado auto de infração de trânsito e o veículo recolhido ao pátio.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.10

Destaques da edição impressa 2.263:

➡️ Matéria sobre o Dia do Sapateiro; 

➡️ Todos os detalhes de como está o Loteamento Vida Nova, no bairro Aurora;

➡️ Empresária campo-bonense está entre as vítimas do golpe envolvendo planos de incêndio.

MAIS NOTÍCIAS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um acidente na noite de terça-feira (21), por volta das 22h, chamou atenção na Avenida Brasil, em Campo Bom. Um motociclista que trafegava no sentido a Novo Hamburgo, próximo ao número 1301, acabou atropelando um cachorro de grande porte, com pelagem preta e branca e traços semelhantes aos de um border collie.

Com o impacto, o animal morreu no local, e o condutor sofreu escoriações pelo corpo, além de ter a moto parcialmente destruída. O motociclista contou à reportagem do AG que o cachorro saiu repentinamente de trás de arbustos, sem tempo de reação. “Foi uma cena de filme o acidente. Traumatizei. Vou desistir de ter moto”, relatou o motorista, ainda abalado.

Além do trauma, o motociclista calcula um prejuízo de cerca de R$ 1 mil com os danos na motocicleta e afirma estar sem conseguir trabalhar desde o acidente. Ele pede ajuda para encontrar o tutor do animal, com o objetivo de esclarecer o ocorrido e buscar uma solução para o prejuízo. O caso ocorreu poucos dias após a sanção do novo Código de Bem-Estar Animal de Campo Bom, que reforça a responsabilidade dos tutores quanto à circulação de animais. O artigo 5º da lei proíbe:

V – deixar os animais soltos em vias e logradouros públicos sem o acompanhamento de um tutor;
VI – abandonar os animais, sob qualquer pretexto, em áreas públicas ou privadas.

A vereadora Kayanne Braga, ativista da causa animal e presidente da Câmara Municipal, comentou o episódio. “A gente sabe que acidentes acontecem e que às vezes os animais fogem, mas ainda há quem tenha o hábito de deixar os bichos ‘darem uma voltinha’ sozinhos no fim do dia. Essa prática é contra a lei e existe justamente para evitar situações como essa. Cães que vivem nas ruas, infelizmente, aprendem a se virar e a atravessar, mas os que têm tutores não têm esse instinto. Por isso, a maioria dos acidentes envolve cães fugidos ou recém-abandonados”, explicou.

O caso serve de alerta sobre a importância da posse responsável e do cumprimento das novas regras, que buscam garantir segurança tanto para os animais quanto para os moradores.

Quem tiver informação pode enviar para o número (51) 992667817.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 24 de outubro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 23.10

➡️ Final de semana para curtir a Feira do Livro;

➡️ Municipal de Vôlei de Campo Bom inicia nesta sexta-feira;

➡️ Municipal de Futebol Interbairros de Campo Bom inicia no domingo.

MAIS NOTÍCIAS EM:www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom passou a integrar, oficialmente, a rota de grandes investimentos industriais. A White Martins, uma das maiores empresas de gases industriais e medicinais da América do Sul, inaugurou nesta quinta-feira (23) uma nova planta criogênica no município, instalada junto à Verallia, líder europeia e terceira maior produtora mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas.

O investimento foi de aproximadamente US$ 50 milhões, e a unidade terá capacidade para produzir 250 toneladas por dia de oxigênio, nitrogênio e argônio. Além de atender à demanda da Verallia, o empreendimento amplia a oferta desses gases para todo o mercado industrial e hospitalar da Região Sul, beneficiando inclusive hospitais e indústrias locais.

De acordo com o presidente da White Martins e da Linde na América do Sul, Gilney Bastos, a escolha por Campo Bom reforça o potencial estratégico da cidade. “Queremos crescer nesta região oferecendo soluções que contribuam diretamente para o aumento do desempenho operacional e sustentável dos nossos clientes”, destacou.

A planta foi construída ao longo de pouco mais de um ano e gerou cerca de 100 empregos diretos durante as obras. Com tecnologia de ponta e foco em sustentabilidade, a unidade utiliza um sistema de reaproveitamento de água em circuito fechado, sem gerar efluentes industriais.

A empresa, que atua há mais de 60 anos no Rio Grande do Sul, passa agora a ser a única do setor com duas plantas de produção no Estado, consolidando a presença da indústria de gases no território gaúcho e reforçando a relevância de Campo Bom no cenário econômico.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom prendeu, nesta quinta-feira (23), um homem investigado por tráfico de drogas no município. A ação foi resultado de uma investigação que apurou dois episódios de tráfico ocorridos nos bairros Jardim do Sol e Morada do Sol.

O primeiro caso aconteceu em 25 de abril, quando, durante uma abordagem policial, foram apreendidas porções de maconha prontas para a venda. Já o segundo episódio foi registrado em 30 de setembro, e contou com o apoio da Guarda Municipal. Na ocasião, os agentes localizaram 100 pinos de cocaína e 11 porções de maconha em uma residência vinculada ao investigado, reforçando os indícios de que o local era utilizado para o fracionamento e comércio de entorpecentes.

A partir das diligências e do cruzamento das informações obtidas, a Polícia Civil conseguiu identificar a autoria dos crimes, resultando na prisão preventiva do suspeito nesta quinta-feira.

Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que a colaboração da comunidade é essencial para o enfrentamento ao tráfico de drogas no município. Denúncias anônimas podem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🎬 Programação Cinema do CEI – 23 a 29 de outubro 🍿

📍 Sala Bárbara Paz – Av. dos Estados, 1080, Campo Bom

🕑 14h – A Casa Mágica da Gaby
✨ Duração: 1h38min – Classificação: Livre
Gaby embarca em uma aventura encantada para salvar sua casa mágica, repleta de criaturas falantes e objetos que ganham vida. Uma história sobre imaginação, amizade e coragem — diversão garantida para toda a família.

🕟 16h30 e 19h00 – Tron: Ares
⚡ Duração: 1h59min – Classificação: 12 anos
Na aguardada sequência da franquia Tron, o programa digital Ares é enviado ao mundo real em uma missão perigosa que pode mudar o futuro da relação entre humanos e inteligências artificiais. Uma experiência visual eletrizante.

🎟️ Ingressos:

Quarta e quinta-feira: R$ 6,00 (todas as sessões)

Sexta, sábado e domingo:
• Sessões das 14h – R$ 6,00
• Sessões das 16h30 e 19h – R$ 12,00

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile