Por Giordanna Vallejos
Com mais de 350 espécies, loja de aquarismo se destaca em Campo Bom
Uma das maiores lojas de aquarismo marinho do Rio Grande do Sul tem sua sede em Campo Bom. Com mais de 50 espécies de peixes e 300 de corais, o local encanta os olhos de quem visita, no bairro Celeste. “Os peixes são em sua maioria importados, muitos vem das Filipinas e da Austrália”, explica a empresária Gisele Cristini Buhl Severo.
O Severo Aquários tem como principal foco os aquários marinhos. Gisele explica que os marinhos demandam cuidados especiais, como colocar sal artificial para tornar a água salgada, ter um filtro especial que retira todas as impurezas e uma iluminação azulada. “O coral não vive no fundo dos oceanos, ele vive no recife, então a luz que chega lá embaixo é mais azulada naturalmente. A luz azul faz essa imitação do sol. Se usar uma luz muito branca o coral não fica bonito”, disse.
Gisele trabalha com seu marido na loja. Ela conta que alguns peixes marinhos são coletados do oceano, mas passam por uma rigorosa quarentena antes de irem para os aquários. “Alguns são retirados do oceano, mas eles devem respeitar os períodos reprodutivos para a coleta”, explica.
Por isso, quem não gosta da ideia de tirar um animal do seu habitat natural, pode optar pelo peixe-palhaço, que se popularizou com o filme “Procurando Nemo”, pois ele é um dos únicos que se reproduz em cativeiro. Os corais, que embelezam os aquários, também se reproduzem dessa forma.
A calma do mar
O aquarismo é também visto como uma terapia. “Tenho casos de clientes que por orientações médicas e psicológicas foi recomendado ter aquário. Eu trabalhava com contabilidade, antes de vir trabalhar aqui eu era bem mais estressada. Eu senti uma melhora desde que vim trabalhar aqui”, relata Gisele.
Onde encontrar
O Severo Aquários existe há oito anos na cidade. Eles comercializam todos os aparatos para aquarismo e diversas espécies, mas também montam aquários sob medida, além de dar toda a assistência para manter o bem-estar animal após a venda. O endereço é Av. São Leopoldo, 1691, no bairro Celeste e o WhatsApp para contato é (51) 99887-3787.