Na noite de segunda-feira, 27 de abril, na sessão ordinária do Poder Legislativo de Campo Bom, os vereadores acompanharam a explanação da Secretária Municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira, que atendeu convocação para detalhar o plano de enfrentamento do Município de Campo Bom no combate ao coronavírus.
Suzana também explicou aos parlamentares como está o andamento da campanha de vacinação contra a gripe.
Campo Bom foi a primeira cidade do estado a registrar um caso de coronavírus, o que demandou uma espécie de força-tarefa para evitar a propagação do covid-19. “Ainda em fevereiro, quando não tínhamos ideia do tamanho que a pandemia seria, nós saímos na frente e realizamos um treinamento com toda a rede de profissionais, todos estavam preparados”, detalhou Suzana.
Até o momento, a cidade registrou quatro casos, os quais todos estão curados, além de outros dois suspeitos e 84 descartados.
“Se esse número é baixo, não é porque somos iluminados e sim porque foram tomadas medidas precoces e radicais”
acrescentou a secretária
Ao elencar ações como a preparação da rede de atendimento, plano de fluxo, parceria com empresas, publicação de decretos, etc.
Sobre a vacinação, Suzana especificou as diferentes estratégias para atender a comunidade, o número de pessoas já imunizadas e a defasagem de doses.
“O montante que recebemos por parte do Estado é insuficiente para vacinar todos os grupos de risco, mas esperamos que até o fim de maio possamos superar isso”
finalizou Suzana
Além da participação da secretária de saúde e dos pronunciamentos, a sessão contou com a aprovação unânime de requerimento apresentado pelo vereador Alexandre Hoffmeister (PP) que solicita a intensificação de rondas policiais no bairro Imigrante.
A próxima sessão do Poder Legislativo ocorre na quarta-feira, 29 de abril, a partir das 18h30min.