A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Moradores questionam mau cheiro de arroio

Redação / AG por Redação / AG
8 de dezembro de 2020
em Saúde
0 0
A A
Moradores questionam mau cheiro de arroio

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Prefeitura diz que local funciona como uma bacia de deposição de esgoto doméstico.

Forte odor e coloração estranha. Essas são as características utilizadas por um grupo de moradores do bairro Aurora, em Campo Bom, para definir as condições da água do Arroio Schmidt. De acordo com os campo-bonenses, o líquido, no local, está apresentando mau cheiro há cerca de dois meses. A comunidade diz que o problema não é comum e que vem se agravando desde o início do ano.

Residindo há mais de 60 anos no bairro, o aposentado Juarez da Costa, 63 anos, afirma que está surpreso com a situação. “Antes, era tudo bem limpo dava até pra tomar banho e pescar, e agora a água tá escura e com esse cheiro insuportável. Até o ralo do banheiro eu tampei achando que o cheiro vinha de lá, mas era do arroio. Fica ruim para nós, porque tem várias crianças que brincam por perto e acho que pode ter algum tipo de veneno sendo jogado aqui porque não deve ser de esgoto”, comenta”.

O que mais atrapalha a dona de casa Solange Vicente, 46, que mora na Rua Alvorada, próximo ao arroio, é o odor. “Tem dias que não dá pra ficar com as janelas e as portas aberta por que vem um fedor muito forte parece uma carniça”.

Problema se arrasta por três décadas

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Campo Bom esclarece que o “lago” formado pelo alargamento e barragem do Arroio Schmidt, no bairro Aurora, funciona como uma bacia de deposição de matéria orgânica. “Trata-se de um problema complexo de mais de trinta anos. Na década de 1980 a empresa proprietária da área construiu uma barragem e acabou formando uma grande lagoa. Com a rápida urbanização dos bairros Aurora e Ipiranga, praticamente todo o esgoto doméstico e por vezes industriais acabou sendo lançado para essa lagoa. Por consequência, acaba acumulando os sedimentos do esgoto de todos os moradores dos dois bairros. Somado a isso, se proliferam as marrequinhas (aguapés) e inicia uma decomposição sem oxigênio, que libera esse cheiro ruim. Além disso, tem o problema dos descartes irregulares de lixo no local que também é um fator que contribui com o agravamento do problema”, comenta João Flávio da Rosa, secretário do Meio Ambiente.

O problema, segundo o secretário se agrava com o calor e baixa do regime hídrico no verão. “A baixa vazão do Arroio Schimidt devido a previsão de mais uma seca rigorosa, agravado com o continuo lançamento de esgoto para o açude a tendência é que infelizmente o problema se estenda por todo o período da estiagem”, observa.

Solução definitiva exige tratamento de esgoto e regularização fundiária

João Flávio explica que o local tem um problema crônico de lançamento de esgoto cloacal que chega tanto pela rede mista quanto in natura, de áreas irregulares. “Praticamente todo o esgoto gerado nos bairros Aurora, Ipiranga e de algumas casas no Imigrante Norte são lançados sem nem um tratamento para a lagoa. Em relação a ocupação dos moradores próximos do campo do Independente existe um compromisso da atual administração de remoção das famílias para uma área próxima que inclusive já está com terraplanagem concluída, dependendo da aprovação dos projetos na CORSAN. O loteamento será provido de toda a infraestrutura necessária, inclusive a construção de uma estação de tratamento de esgoto Coletiva para tratar os dejetos dos moradores e evitar o lançamento para o açude”, detalha o secretario, frisando que as medidas seriam a solução definitiva do problema.

Já um paliativo para o problema, que se intensifica nos meses de calor, seria a remoção das marrequinhas (aguapés) da superfície da lagoa, e a médio prazo a instalação de uma rede mista de coleta do esgoto. “Basicamente será a colocação de um cano na beira do arroio interceptando todo o esgoto que chega por vários canos menores e lançar a jusante da lagoa além de seguir fiscalizando as empresas no entorno quanto a possíveis lançamentos irregulares”, completa.

Post Anterior

Três pessoas são presas com mais de 40kg de drogas

Próximo post

Verão Solidário distribui roupas para população em situação de vulnerabilidade social

Notícias relacionadas

Nova vacina pneumocócica 20-valente começa a ser aplicada em Campo Bom
Saúde

Nova vacina pneumocócica 20-valente começa a ser aplicada em Campo Bom

10 de julho de 2026
Qualificação na atenção primária à Saúde rende reconhecimento estadual a equipes de Campo Bom
Saúde

Qualificação na atenção primária à Saúde rende reconhecimento estadual a equipes de Campo Bom

8 de julho de 2026
Bloco cirúrgico do Hospital Lauro Reus passará por ampliação de R$ 6 milhões
Saúde

Bloco cirúrgico do Hospital Lauro Reus passará por ampliação de R$ 6 milhões

1 de julho de 2026
Próximo post
Verão Solidário  distribui roupas para população em situação de vulnerabilidade social

Verão Solidário distribui roupas para população em situação de vulnerabilidade social

A magia do teatro invade as casas dos alunos da rede municipal de ensino

A magia do teatro invade as casas dos alunos da rede municipal de ensino

Natal com Covid-19 desafia comércio

Natal com Covid-19 desafia comércio

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Nova vacina pneumocócica 20-valente começa a ser aplicada em Campo Bom
  • Polícia Civil prende homem com arma de numeração raspada em Campo Bom
  • Ginásio Municipal será palco de seletiva para Mundial de Taekwondo neste final de semana

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 10.07

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ A força de uma família para vencer o câncer;

➡️ Moradores recebem material para incentivar coleta seletiva;

➡️ Rua Coberta recebe mais uma edição do Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de julho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom inicia, a partir de segunda-feira (13), a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (PN20) nas unidades de saúde do município. O novo imunizante passa a integrar o calendário vacinal infantil, substituindo gradualmente a vacina pneumocócica 10-valente (PN10).

A PN20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, sepse e infecções de ouvido, ampliando a proteção oferecida às crianças.

A Secretaria de Saúde informa que a substituição da vacina ocorrerá de forma gradual, conforme o esquema vacinal de cada criança:

* Bebês que iniciarão a vacinação: PN20 aos 2 meses, PN10 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 meses: receberão PN20 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 e 4 meses: receberão apenas o reforço com PN20 aos 12 meses.

Crianças que já completaram todo o esquema vacinal com a PN10 não precisam receber uma dose adicional da PN20.

Em casos de atraso na vacinação, a dose poderá ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além do público infantil, a vacina também poderá ser indicada, em situações específicas previstas pelo Ministério da Saúde e conforme disponibilidade de doses, para idosos acamados ou institucionalizados, pessoas com condições clínicas especiais e povos indígenas.

Neste primeiro momento, Campo Bom recebeu 150 doses da vacina, enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas, a população procure a unidade de saúde mais próxima.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.07

➡️ É neste final de semana, o Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um incêndio em residência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Bom na noite desta quarta-feira (8), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, próximo à divisa com o bairro Operária.

A guarnição campo-bonense foi a primeira a chegar ao local, antes mesmo do efetivo de Novo Hamburgo, e conseguiu controlar as chamas. O fogo destruiu a sala da casa, atingindo móveis e eletrodomésticos.

Vizinhos auxiliaram no combate inicial ao incêndio, evitando que o fogo se alastrasse para imóveis próximos.

O morador sofreu queimaduras nas mãos e precisou de atendimento médico. Aos bombeiros, ele relatou que utilizava um aquecedor elétrico na sala e acabou adormecendo, sendo despertado pelas chamas já atingindo o sofá e se espalhando rapidamente pelo ambiente. A hipótese é de que o equipamento possa ter contribuído para o início do incêndio, o que ainda deverá ser apurado.

Três gatos morreram em um dos cômodos da residência. Um quarto animal foi resgatado com vida e encaminhado para atendimento veterinário.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.07

➡️ Recicla + Campo Bom, traz uma série de ações que a comunidade pode aderir e contribuir com o meio ambiente.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom segue enfrentando um inverno atípico. Nesta terça-feira (7), o município registrou temperatura mínima de 4,9°C e a 12ª geada de 2026, conforme dados da estação meteorológica local.

De acordo com o coordenador da estação meteorológica, Nilson Pedro Wolff, a cidade alcançou uma marca inédita nos últimos 42 anos. Já são 31 dias consecutivos em que apenas um único dia teve temperatura máxima igual ou superior a 20°C — os 21,9°C registrados em 27 de junho.

Outro dado que chama a atenção é a sequência de 20 dias seguidos com máxima abaixo dos 20°C, entre 7 e 26 de junho, superando o recorde anterior de 16 dias, registrado entre 20 de junho e 5 de julho de 1990.

Segundo Wolff, a sequência pode chegar a 33 dias até esta quarta-feira (8), caso as temperaturas permaneçam abaixo da marca dos 20°C.

Às 21h desta terça-feira, os termômetros já marcavam 6,9°C, indicando condições favoráveis para uma geada forte na manhã de quarta-feira. A geada registrada nesta terça foi considerada fraca, mas reforça a intensidade do inverno na região.

Para efeito de comparação, em todo o ano de 2025 foram registrados apenas seis dias com geada em Campo Bom. Em pouco mais da metade de 2026, esse número já dobrou, evidenciando um comportamento climático excepcional neste inverno.

📸 @nilsonpedrowolff 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.07

➡️ Edital aberto para contratação de profissionais para a Secretaria de Educação e Cultura.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.