Aos 17 anos de idade a campo-bonense Michelle Brito conquistou o bicampeonato da Copa Brasil de Xadrez Escolar. O título foi na categoria Sub 18, conquistado no último fim de semana, em São Gabriel. Michele é estudante do 3° ano do ensino médio do Colégio Sinodal Tiradentes e já coleciona dezenas de títulos no esporte, em 2017 em Petrolina (PE) ela foi campeã brasileira na categoria Sub16.
Para Michelle, que se despede dos campeonatos de xadrez escolar a participação na Copa Brasil fechou com chave de ouro um ciclo de muitas conquistas e aprendizado.” O ano de 2017 foi um sonho, conquistar um título inédito representando a cidade foi uma honra. Porém, eu sabia que 2019 seria ainda mais difícil, teve desafios diferentes dos enfrentados em 2017 e mesmo que eu não vencesse, estava pronta para lidar com qualquer tipo de resultado. Felizmente conquistei o título da categoria sub18 feminino e o 1° lugar por equipes na categoria sub18 feminino, esse último título que agora pertence ao Sinodal Tiradentes que tanto me apoiou em busca desse objetivo”, detalhou Michelle.
Uma década dedicada ao xadrez
São Gabriel foi a capital nacional do Xadrez por um final de semana, além da realização da Copa Brasil de Xadrez Escolar ocorreu paralelamente a Copa Brasil de Xadrez Rápido, categoria que outro campo-bonense foi campeão.
Iuri Alan Pasini de 32 anos venceu na categoria principal do evento, a adulto que reuniu 236 atletas. O evento contou com a presença do Mestre Internacional de Xadrez, Carlos Alejandro Martinez, da Argentina, a Coordenação de arbitragem ficou a cargo do árbitro da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), Ari Maia Júnior (da Liga Brasileira de Xadrez). A competição também teve a presença do Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, Marcus Vinicius Lobo. “Resolvi me inscrever no torneio faltando dez dias para o início da competição e tive a maior vitória da minha carreira de enxadrista. Venci o Mestre Internacional Carlos Alejandro Martinez na 4° Rodada, em uma final muito difícil. Uma vitória indescritível, sensacional. Tive que manter a calma para voltar a jogar as três rodadas que faltavam e conquistei o título do torneio com cinco vitórias e dois empates”, relevou Pasini que joga xadrez há 12 anos.