A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Maria do Carmo: precursora do Programa AG Educa

Redação / AG por Redação / AG
18 de agosto de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Maria do Carmo: precursora do Programa AG Educa

Giordanna Vallejos/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Um legado de dedicação à educação, política e informação

Por Giordanna Vallejos

No dia 29 de outubro de 1986, estampou-se a notícia de que a professora Maria do Carmo havia trabalhado em sala de aula com o Jornal A Gazeta, na Escola Estadual João Blos, com alunos da terceira série, que na época tinham nove anos. Hoje, esses mesmos estudantes estão com 46 anos e testemunharam o início do programa AG Educa.

Maria do Carmo, professora aposentada, empreendeu desde 1961 uma jornada pedagógica de inovação. Com o passar dos anos, tornou-se uma peça fundamental na incorporação do universo jornalístico no ambiente escolar, um feito que perdura até hoje. Esta é a narrativa de uma mulher que, com olhos brilhantes e coração devotado, plantou as sementes do amor pela leitura e informação na comunidade campo-bonense. Além disso, ela também trilhou caminhos pioneiros na política, tornando-se a primeira mulher vereadora da cidade.

A cidade através do olhar das crianças

Desde o início de sua trajetória, Maria do Carmo acreditava no poder do aprendizado vivencial. Ela não se limitava a instruir seus alunos, mas os levava em excursões pela cidade, permitindo que se conectassem com o ambiente ao redor. Inspirada na pedagogia de Paulo Freire, ela entendia a importância de aprender através do contato direto e experiências concretas. “Levava os alunos perto da torre da Embratel, para que observassem a cidade de lá e, a partir disso, fizessem desenhos do que viam. Com isso, eles construíam a cidade com caixinhas vazias. Sempre foi um trabalho voltado ao concreto, à vivência”, disse ela.

A magia do jornal na sala de aula

A chegada do Jornal A Gazeta abriu um novo horizonte de oportunidades. Maria do Carmo viu nele um meio ideal para despertar o amor pela leitura nas crianças, um passo crucial para o desenvolvimento intelectual. Através da leitura das notícias locais, os alunos não apenas adquiriam conhecimento, mas também desenvolviam uma compreensão crítica do mundo ao redor. “A leitura é a maior informação que você tem. Você conhece a vida, o mundo, faz viagens maravilhosas pela leitura”, relata ela.

Despertando a cidadania através da informação

Maria do Carmo não apenas introduziu o jornal nas escolas, mas também o transformou em um instrumento de empoderamento cívico. Ela conectava os alunos à sua comunidade, mostrando-lhes que o jornal não era apenas uma fonte de informação, mas uma ferramenta vital para compreender e influenciar os eventos locais. “Você vai trabalhar com o livro, às vezes tem histórias que a criança fica meio perdida, porque não é o cotidiano dela. Mas a Gazeta sempre primou por trazer notícias locais. E aí eu reunia os grupinhos para lerem, cada um lia a notícia que queria, a gente trocava as notícias, e depois eles podiam falar sobre o que eles leram”.

Legado que perdura

Hoje, o legado de Maria do Carmo é mais evidente do que nunca. Seu pioneirismo na introdução do jornal na sala de aula deixou raízes profundas, influenciando jovens leitores e cidadãos informados. Seu trabalho contribuiu para criar uma cidade onde o poder da informação é valorizado. “Porque o jornal tem informações, e depois com o tempo você vai criando aquela questão crítica, quando você lê”, explica ela.

A primeira vereadora de Campo Bom

Além de sua revolução educacional, Maria do Carmo também deixou sua marca na política local. Como a primeira vereadora mulher de Campo Bom, ela enfrentou desafios e barreiras, mas isso não a impediu de lutar por uma comunidade mais justa e igualitária. Hoje, a aposentadoria não diminuiu seu fervor cívico. Maria do Carmo continua sendo uma voz ativa em sua comunidade, um farol de inspiração para aqueles que acreditam no poder da ação e da educação. “Eu fico por aqui, mas faço política. Nunca deixei de fazer”, diz ela, sorrindo.

LEIA A REPORTAGEM DE 1986

Post Anterior

Da Seleção Brasileira à inspiração de novos talentos

Próximo post

Erradicação da paralisia infantil e a missão contínua da vacinação

Notícias relacionadas

Campo Bom busca inspiração em Lajeado para criar ecossistema de inovação e tecnologia
Comunidade

Campo Bom busca inspiração em Lajeado para criar ecossistema de inovação e tecnologia

6 de novembro de 2025
Prefeitura amplia horário na Central de Compostagem Comunitária
Comunidade

Prefeitura amplia horário na Central de Compostagem Comunitária

6 de novembro de 2025
Câmara vota requerimento para fechamento da Rua Coberta aos domingos
Comunidade

Prefeitura fecha trânsito na Rua Coberta aos domingos para uso comunitário

6 de novembro de 2025
Próximo post
Erradicação da paralisia infantil e a missão contínua da vacinação

Erradicação da paralisia infantil e a missão contínua da vacinação

Nilson Wolff: guardião das memórias climáticas

Nilson Wolff: guardião das memórias climáticas

Guarda Municipal prende homem foragido

Guarda Municipal prende homem foragido

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Documentário resgata os 40 anos de história do Esporte Clube Flamengo, o Flamenguinho
  • Nova van reforça estrutura da Saúde em Campo Bom
  • Alunos campo-bonenses serão homenageados por conquistas em Olimpíadas Nacionais

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Símbolo da força do futebol de bairro e do amor campo-bonense pela várzea, o Esporte Clube Flamengo, o popular Flamenguinho do bairro Metzler, está prestes a ver sua trajetória eternizada em vídeo. O documentário, produzido por Ilário Nied, reúne quatro décadas de memórias, conquistas e personagens que ajudaram a construir uma das mais belas histórias do esporte local.

Fundado em 8 de janeiro de 1983, o clube nasceu do entusiasmo de moradores apaixonados pelo futebol e, desde então, se consolidou como referência de união comunitária. Entre vitórias, rivalidades e momentos de superação, o Flamengo transformou seu campo e sua sede em pontos de encontro, de onde surgiram amizades, famílias e um forte sentimento de pertencimento.

A ideia de registrar essa caminhada começou a tomar forma ainda antes do título municipal na categoria veterano, conquistado em 2023. “Já havia comentado com o presidente Renan sobre contar a história do clube. Ele gostou da ideia e comecei a reunir material, inclusive contratando uma equipe para registrar a final daquele campeonato”, recorda Ilário. O resultado é um documentário com mais de quatro horas de duração, que percorre toda a linha do tempo do clube, desde a fundação e o primeiro fardamento às grandes conquistas e à paixão que move gerações.

A produção inclui dezenas de entrevistas com fundadores, torcedores, ex-atletas, dirigentes e treinadores, além de imagens históricas cedidas por integrantes do clube, pela Secretaria de Esporte e pelo Jornal A Gazeta. 

O lançamento oficial do documentário ocorre neste sábado, 8 de novembro, na sede do clube. O evento contará com um jantar comemorativo e diversas homenagens a atletas, presidentes, treinadores e fundadores, reconhecendo o empenho de quem escreveu essa trajetória vitoriosa. 
Após a estreia, o documentário completo estará disponível no YouTube, para que toda a comunidade possa reviver e se orgulhar dos 40 anos de história do Flamenguinho. 

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.10

Destaques da edição impressa 2.265 📰

➡️ Série de reportagens CB tá ON, conta histórias de campo-bonenses que são sucesso nas redes sociais;

➡️ Esporte Clube Flamengo completa 40 anos com lançamento de documentário.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 07 de novembro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Na quarta-feira (5), o vereador João Paulo (MDB) representou a Câmara de Vereadores em uma visita institucional da Prefeitura a Lajeado, ao lado dos secretários municipais Beatriz Fagundes (Geral) e Régis Thöen (Desenvolvimento Econômico).

Durante a agenda, o grupo conheceu três iniciativas que simbolizam a integração entre poder público, setor privado e universidades: o Labilá, laboratório de inovação da Prefeitura de Lajeado; o Vibee, espaço de inovação mantido pela Unimed; e o Tecnovates, centro tecnológico vinculado à Univates. Segundo João Paulo, a escolha desses locais foi estratégica. “Eles representam a chamada quádrupla hélice – governo, empresas, academia e sociedade civil – modelo que estamos utilizando como base para a formatação da nossa Lei de Inovação de Campo Bom”, explica.

O vereador destaca que o processo de transformação em Lajeado teve início em 2017 e vem gerando impactos positivos em diferentes áreas, inclusive na social. O Labilá, por exemplo, foi implantado em uma região periférica e se tornou um polo de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento local e a inclusão de jovens. Já o Vibee, com um fundo de investimentos voltado ao fomento de startups, já apoiou mais de 100 novos negócios.

“São iniciativas que, se bem estruturadas, resultam em empresas fortes, capazes de gerar empregos e aumentar a renda da população. E quem ganha mais, consome mais no comércio local. Com a reforma tributária em andamento, é essencial fortalecer o consumo interno”, ressalta João Paulo.

Para o parlamentar, a visita a Lajeado representa um passo importante para tirar os projetos do papel e adaptar boas práticas à realidade campo-bonense. “Lajeado nos mostrou uma experiência próxima da nossa, com desafios parecidos e soluções possíveis. Isso nos permite enxergar caminhos concretos para fazer Campo Bom avançar na construção de um verdadeiro ecossistema de inovação”, conclui.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O horário de atendimento na Central de Compostagem Comunitária, localizada junto à horta comunitária do bairro Aurora (Rua Três Coroas, 1895), foi ampliado. Agora, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30.

A administração municipal reforça a importância da conscientização ambiental e lembra que o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998, artigo 54, sujeito a penalidades que incluem reclusão.

Denúncias de descarte irregular podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3598-8643. Em casos flagrantes, a população pode acionar o número 153, com possibilidade de envio de fotos e vídeos de forma anônima.

Além disso, a Prefeitura lembra que o município dispõe de diferentes formas de coleta e destinação para outros tipos de resíduos:
	•	Móveis, eletrodomésticos e eletrônicos – serviço Caco Treco, mediante agendamento pelo (51) 3598-8643;
	•	Remédios vencidos – Farmácia Municipal;
	•	Pilhas e lâmpadas – Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Prefeitura, CEMEA, CEMPRA e algumas escolas;
	•	Materiais de construção civil – contratação de serviço de tele entulho;
	•	Vidros – PEVs da empresa Verallia;
	•	Latas de tinta – devolução ao estabelecimento de compra; as latas vazias podem ser colocadas no lixo seco;
	•	Óleo de cozinha – deve ser embalado em garrafa plástica bem fechada e destinado ao lixo seco;
	•	Podas de árvores (galhos) – Usina de Reciclagem, no bairro Mônaco;
	•	Lâminas de raio X – descarte nos hospitais ou no local onde o exame foi realizado.

Locais e horários de atendimento da Sema:
Horto Municipal
Segunda a quinta: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30 | Sexta: 7h às 13h
Rua Alziro Nunes, 595 – Bairro Quatro Colônias

Cempra
Segunda a sexta: 10h às 16h
Rua Alziro Nunes, 595 – Bairro Quatro Colônias

Floração
Quartas: 9h às 11h e 14h às 16h | Sábados: 9h às 11h
Av. Bibiano Trott, 500 – Centro

Horta Aurora
Segunda e sexta: 9h às 11h
Rua Alvorada, 1895 – Bairro Aurora.

MAIS NOTÍCIAS EM:www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 06.11

➡️ Matrículas e rematrículas da rede de ensino municipal, iniciam neste mês;

➡️ Panorama esportivo da semana com informações das principais competições.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A partir deste mês, a Rua Coberta, junto ao Complexo Cultural CEI, passará a ser fechada para o trânsito de veículos todos os domingos, das 9h às 20h. A medida, conforme a Prefeitura de Campo Bom, tem como objetivo liberar o espaço para o público, permitindo o uso da área para lazer, convivência e atividades culturais.

Durante o período de interdição, o tráfego será bloqueado na Avenida dos Estados, no sentido sul/norte, desde a ponte sobre o Arroio Quatro Colônias até a Avenida Brasil. Já o trecho da avenida entre a Rua 20 de Setembro e o arroio poderá ser utilizado como estacionamento, com sinalização informando a interrupção da via para as atividades.

Nos dias em que houver eventos na Rua Coberta, o fechamento seguirá conforme o planejamento da Administração Municipal, garantindo a segurança e a organização do fluxo de veículos e pedestres no entorno do CEI.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Prefeitura de Campo Bom realiza, mensalmente, cinco sorteios de R$ 500 por meio da plataforma do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), do Governo do Estado.

Ao todo, R$ 30 mil são distribuídos por ano em prêmios para quem realiza compras no município e solicita a inclusão do CPF na nota fiscal.

Entre os ganhadores de 2025, quatro pessoas ainda não resgataram seus prêmios. Adriana Lopes, Eliane de Brito Alves da Silva e Cleberson Cristiano Rodrigues Cavalheiro têm até 8 de dezembro para fazê-lo, enquanto Priscila Guielcer de For pode resgatar o valor até 31 de dezembro.

A solicitação pode ser feita presencialmente na Prefeitura, por e-mail (financas@campobom.rs.gov.br) ou pelo telefone (51) 3598-8600, ramal 8652.

O próximo sorteio será realizado no dia 27 de novembro, e o último do ano, no dia 11 de dezembro.

Para participar, basta estar cadastrado na Nota Fiscal Gaúcha, comprar em Campo Bom e informar o CPF na nota. Os contemplados são avisados por e-mail, aplicativo ou site da NFG e devem entrar em contato com a Prefeitura para receber o prêmio.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazeta.cb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile