A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Mais de 300 moradores precisaram deixar suas casas na enchente histórica que atingiu Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
23 de junho de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Mais de 300 moradores precisaram deixar suas casas na enchente histórica que atingiu Campo Bom

JP4 Produções

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A maior precipitação em 38 anos mostrou a solidariedade e a união da comunidade campo-bonense

Por Giordanna Vallejos

Pessoas vão e voltam dos seus trabalhos de retroescavadeira. Para sair de suas casas-ilhas, elas precisam pular na água gelada, que chega próxima a cintura, com correnteza, e subir na concha do transporte diferenciado. Em meio a água turva, é quase impossível diferenciar o que é o Rio dos Sinos e o que é a rua. Enquanto a retroescavadeira anda pelo bairro Barrinha, na tarde de segunda-feira, alguns moradores acenam, pedem carona, e outros gritam por água potável.

No bairro ribeirinho, a grande maioria das casas e pequenos comércios foram invadidos pela enchente, causando danos imensuráveis. Entradas foram barradas com o que havia à disposição: tábuas de madeira, sacos de cimento, plásticos e entre outros objetos na tentativa de amenizar os impactos da chuva. “Comecei na segunda-feira à tarde a trabalhar aqui. Desde o horário que eu cheguei, não parei de levar e buscar pessoas”, disse Felipe Blos, operador de máquinas.

Apesar de toda a tragédia, a quantidade de pessoas que chegavam para ajudar, tanto da administração pública quanto da comunidade, trazendo cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, roupas, brinquedos e água, era fascinante. A perda foi grande, mas a ajuda foi na mesma proporção: mostrando a solidariedade do povo campo-bonense. Nessa matéria exclusiva do Jornal A Gazeta, relembre os diversos aspectos da enchente proporcionada pelo ciclone extratropical.

Proporções históricas

enchente12

Os números da enchente são assustadores. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Paulo Silveira, as chuvas deixaram 3.200 afetados no município de Campo Bom. Além disso, foram 270 desalojados, ou seja, pessoas que precisaram sair de suas casas e ir ficar em vizinhos, amigos e parentes, 96 desabrigados, que não tinham para onde ir e precisaram recorrer ao Ginásio Municipal e a Igreja do bairro Vila Rica, e 260 casas que foram inundadas. “Tem pessoas dessas casas inundadas que preferiram ficar nas residências, mesmo com a água no meio das canelas, para evitar roubos. Tivemos todas as ruas alagadas no bairro Bairrinha. Também foram fortemente afetados os bairros Porto Blos, Vila Rica, 25 de julho e Operária”, disse ele.

16 de junho de 2023

enchente14

O dia 16 de junho de 2023, foi uma sexta-feira que entrou para a história do Rio Grande do Sul. O volume acumulado de chuva foi o maior registrado no Estado, para o mês de junho, desde 1961. Em Campo Bom, ocorreu a maior precipitação dos últimos 38 anos, de acordo com Nilson Pedro Wolf, encarregado da Estação de Meteorologia. O total de chuva atingiu impressionantes 301,6mm em um período de 24 horas, superando a média mensal de 141,2 mm.

Além disso, a cidade enfrentou a maior cheia desde 2015, quando o Rio dos Sinos atingiu 7,72 metros da régua da Ponte da Barrinha. No domingo, 18, o nível chegou a 7,60 metros e afetou principalmente os bairros próximos às margens, com ocorrência de enchentes e o consequente alagamento de várias ruas nos bairros Barrinha, Porto Blos, Vila Rica, Operária e 25 de Julho.

Diante da situação, muitas pessoas tiveram suas residências invadidas pelas águas. Em resposta, o prefeito Luciano Orsi anunciou que o Ginásio Municipal estaria disponível para abrigar os desabrigados. A solidariedade da comunidade campo-bonense foi imediata, resultando em doações significativas que chegaram ao local.

Escolas afetadas

enchente13

Em consequência da chuva, as aulas foram suspensas temporariamente nas escolas Princesinha e Princesa Isabel, na Barrinha, e Presidente Vargas, na Operária. A Defesa Civil e a Prefeitura trabalharam incansavelmente para auxiliar os afetados, incluindo o transporte dos trabalhadores ilhados na segunda-feira.

A dor de perder tudo: desabrigados no Ginásio Municipal

enchente18

“Nunca aconteceu de perder tudo, dessa vez eu não estava preparada. Eu moro há 46 anos lá. Dessa vez, entrou mais água do que em 2013 e não deu tempo de salvar nada. Foi feia a coisa, começou a vir a água de madrugada e só subiu. Tivemos que ser resgatados de retroescavadeira. Saímos só com a roupa do corpo” – Suzana Gonçalves de Oliveira, moradora do bairro Barrinha.

“A gente já não tinha quase nada, e agora foi tudo que a gente tinha com a água. Não deu tempo de salvar. Foi uma tristeza, a gente veio chorando para cá”. – Ariana Monteiro dos Santos, moradora do bairro Barrinha.

“A gente leva uma vida para conseguir as coisas, daí em dois toques, perde tudo” – Ana Gabriela Monteiro, moradora do bairro Barrinha.

“Nós chegamos aqui no começo, só estava o pessoal organizando o abrigo. Só temos que agradecer por ter esse espaço, ganhamos café da manhã, almoço, janta, tudo”. – Adriano Monteiro, morador do bairro Barrinha.

Tragédia em Maquiné

enchente maquine

A Cidade de Maquiné foi palco de uma tragédia avassaladora na última quinta-feira. Christoph Schmeling, morador de Campo Bom, precisou enfrentar a dolorosa realidade de perder sua mãe, Agnes Schmeling, sua irmã, também Agnes Schmeling, e seu cunhado, Almir Marques Portela Lopes, para as águas da enchente. Em uma entrevista exclusiva, Christoph compartilhou os tristes detalhes do evento que abalou sua família.

A propriedade da família Schmeling, com mais de 100 hectares, havia sido adquirida com o propósito de preservar a natureza. No entanto, a casa construída no local também servia como residência de lazer para o casal e abrigava os pais de Christoph. Desde a morte de seu pai no ano passado, a irmã de Christoph, seu cunhado e sua mãe se tornaram os únicos moradores da casa.

Por volta das 21h de quinta-feira, a intensidade da chuva desencadeou uma avalanche de terras e rochas que atingiu o morro acima da residência. A força do impacto foi suficiente para deslocar as fundações da estrutura de dois pavimentos, que acabou desabando sobre os três residentes. As mortes foram instantâneas, os poupando de qualquer sofrimento.

Um legado de amor e solidariedade

Christoph descobriu que sua irmã, além de ter sido uma professora de música renomada no Instituto Federal, deixou um legado impressionante na região, onde dedicava seu tempo a programas sociais e projetos educativos relacionados à música, auxiliando crianças e adultos das comunidades mais carentes. Em vez de flores, a família solicitou que os amigos e conhecidos levassem alimentos não perecíveis ao velório, que foram destinados à comunidade de Maquiné, local onde Agnes dedicava seu trabalho voluntário. Graças à generosidade das pessoas, foram arrecadados 581 kg de alimentos. Mesmo em meio a tristeza, a família conseguiu honrar a memória dos entes queridos, e em especial, a irmã Agnes, ajudando a comunidade carente na qual ela atuava em vida.

Christoph não hesitou em expressar sua gratidão aos bombeiros, que trabalharam incansavelmente, mesmo com risco de deslizamentos. Ele também destacou a atuação da prefeitura, que prontamente disponibilizou maquinário e ofereceu todo o suporte necessário. Além disso, o governador e o vice-governador do Estado estiveram presentes no local, mostrando seu apoio à comunidade em luto.

Post Anterior

Democracia e o Estado Democrático de Direito

Próximo post

Solidariedade e ação em meio à adversidade

Notícias relacionadas

Fiscalização retira quase 80 veículos abandonados das ruas de Campo Bom
Comunidade

Fiscalização retira quase 80 veículos abandonados das ruas de Campo Bom

9 de outubro de 2025
Principais ruas de Campo Bom recebem revitalização da sinalização horizontal
Comunidade

Principais ruas de Campo Bom recebem revitalização da sinalização horizontal

9 de outubro de 2025
Grupos da Saúde e Desenvolvimento Social terão sessões de cinema no Festival da Primavera
Comunidade

Grupos da Saúde e Desenvolvimento Social terão sessões de cinema no Festival da Primavera

8 de outubro de 2025
Próximo post
Solidariedade e ação em meio à adversidade

Solidariedade e ação em meio à adversidade

Doar Sangue: um ato que salva vidas

Doar Sangue: um ato que salva vidas

Dia do Orgulho Autista: Desafios e superações em busca de inclusão

Dia do Orgulho Autista: Desafios e superações em busca de inclusão

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Campo Bom Futsal vai em busca da final da Série Prata neste sábado
  • Fiscalização retira quase 80 veículos abandonados das ruas de Campo Bom
  • Professora de Campo Bom é finalista do Prêmio Destaque Educação

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • De acordo com levantamento da Secretaria de Segurança e Trânsito, 98 veículos foram identificados em situação de abandono. Desses, 41 (41,84%) foram removidos voluntariamente pelos proprietários logo após a divulgação da lei e o início das ações de fiscalização.

Outros 57 veículos receberam auto de constatação, foram adesivados e notificados. Após o prazo de 15 dias para regularização, 32 deles (32,65%) foram retirados pelos próprios donos. Além disso, três veículos (3,06%) foram recolhidos ao pátio do Detran por apresentarem irregularidades, enquanto 22 seguem dentro do prazo legal para providências antes da remoção compulsória.

Segundo a Secretaria, a medida tem apresentado resultados expressivos, reduzindo o número de carros abandonados nas vias e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e da segurança pública.

“A colaboração da comunidade tem sido essencial. Muitos proprietários estão atendendo as notificações e retirando seus veículos antes mesmo do prazo final”, destacou o secretário de Segurança e Trânsito, Fernando Luz Lehnen.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A educação campo-bonense mais uma vez se destaca em nível nacional. A professora Jéssica Antunes, da Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris, está entre as finalistas do Prêmio Destaque Educação, com a proposta “Cuidar para transformar”, desenvolvida com as turmas de pré-escola dentro do projeto Ecoeducação.

O prêmio integra a programação da Educaweek 2025, evento que reúne lideranças e profissionais de todo o Brasil comprometidos em transformar a educação por meio de práticas inspiradoras, criativas e sustentáveis.

A proposta “Cuidar para transformar” nasceu do desejo de envolver as crianças em ações voltadas à construção de um futuro mais sustentável, estimulando a reflexão e o protagonismo desde os primeiros anos da vida escolar. Ao longo do projeto, os pequenos participaram de conversas, explorações e atividades que resultaram em mudanças concretas na escola — tornando o ambiente mais verde, acolhedor e consciente.

“Acreditamos que cuidar é um gesto de transformação. As crianças aprenderam, na prática, que pequenas atitudes geram grandes mudanças”, destacou a professora Jéssica.

O projeto concorre na categoria “Inovações em sala de aula & projetos que transformam o mundo”.
A votação é aberta ao público até sábado, 11 de outubro, e a comunidade pode apoiar a iniciativa acessando o link e curtindo o vídeo (link em nosso site)

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.10

➡️ Homem é preso com arma e drogas no Monaco;

➡️ Termina amanhã o prazo para votação da Consulta Popular, participe.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar de Campo Bom acaba de ganhar um importante reforço em seu efetivo. O sargento Luciano Wiederkehr, militar com ampla experiência em diferentes cidades da região, passa a integrar a 3ª Companhia da Brigada Militar, fortalecendo as ações de patrulhamento e segurança no município.

Antes de chegar a Campo Bom, o sargento atuava no 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Porto Alegre, onde contribuiu com o trabalho de segurança pública na capital. Sua chegada é vista como um ganho expressivo para o comando local, em razão de sua trajetória sólida e do conhecimento adquirido em diversas realidades de policiamento.

Experiência na região

Natural da região do Vale dos Sinos, Wiederkehr possui um histórico de atuação em diferentes cidades gaúchas, entre elas Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Morro Reuter e Estância Velha. Essa vivência em contextos variados de segurança pública proporciona ao militar uma visão ampla e estratégica para o trabalho em Campo Bom.

“A vinda do sargento Wiederkehr é muito bem-vinda e estratégica para o nosso comando. Ele traz consigo não apenas o conhecimento adquirido no 21º BPM, mas também a vivência de várias cidades da região, o que certamente contribuirá para o aprimoramento das nossas táticas e para o aumento da sensação de segurança da população”, destacou a comunicação da Brigada Militar.

A chegada de profissionais experientes como o sargento Luciano Wiederkehr faz parte da política contínua da Brigada Militar de otimizar recursos humanos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade campo-bonense.

SAIBA MAIS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de quarta-feira (8), por volta das 18h20, equipes do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BP Choque) prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, em Campo Bom. A ação aconteceu após uma denúncia anônima sobre disparos de arma de fogo na Estrada do Mônaco.

Durante o patrulhamento tático motorizado, os policiais avistaram um indivíduo saindo de um beco com um volume semelhante a uma arma. Ao notar a presença da guarnição, o suspeito abandonou uma mochila e tentou fugir, sendo alcançado e abordado logo em seguida.

Na revista pessoal, os agentes encontraram na cintura do homem um revólver calibre .38, com numeração suprimida e seis cartuchos prontos para uso. Dentro da mochila dispensada foram localizadas 52 porções de maconha, 20 buchas de cocaína, uma balança de precisão, um rolo de papel filme, uma faca, uma touca ninja, um celular e outros materiais associados ao tráfico de drogas.

O homem, que já possuía antecedentes por tráfico e posse irregular de arma de fogo, foi encaminhado ao hospital para atendimento médico e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, onde foi autuado pelos dois crimes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • No último episódio do AG CAST, a artista Camila Cantora abriu o coração e falou sobre os desafios de se profissionalizar na música e o momento em que percebeu que precisava mudar o rumo da sua carreira.

Uma conversa leve, sincera e inspiradora!
Assista ao episódio completo no YouTube e ouça também no Spotify.

#AGCAST #CamilaCantora #Podcast #CampoBom #Música #Entrevista
  • AG CONTIGO | 08.10

➡️ Começou a campanha Nacional de Vacinação;

➡️ Festival da Primavera promove sessões de cinema especiais para grupos da Saúde e Desenvolvimento Social.

MAIS NOTÍCIAS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à Campanha Nacional de Multivacinação, que vai até o dia 31 de outubro. O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, garantindo que todas as doses estejam em dia e reforçando a importância da imunização para toda a comunidade.

O grande Dia D acontece no sábado, 18 de outubro, das 8h às 14h, no Centro Materno Infantil (CMI) e nas UBSs Paulista, Porto Blos, Operária, Celeste e Santa Lúcia.
Durante o mês, equipes também percorrem escolas municipais para atualizar as carteirinhas dos estudantes.

As vacinas com maior atraso na população infantil são: poliomielite, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e meningocócica C. A campanha busca reverter essa baixa cobertura e fortalecer o compromisso do município com a prevenção de doenças já controladas ou erradicadas.

Também serão aplicadas vacinas contra HPV (para adolescentes de 15 a 19 anos), sarampo, dengue (para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos) e influenza, disponível para quem ainda não se vacinou neste ano.

O prefeito Giovani Feltes destaca: “A vacinação é um ato de cuidado e de responsabilidade coletiva. Queremos que todas as famílias revisem as carteirinhas e garantam que nenhuma dose fique para trás.”

No mesmo dia, as unidades de saúde e o CMI também terão ações especiais do Outubro Rosa, com coleta de preventivo, testes rápidos, consultas clínicas e ginecológicas, eletrocardiogramas e outros atendimentos, conforme o cronograma de cada unidade.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile