Solenidade, que marca o início da Gestão 2024/2025, será realizada na sede da Federação. O evento será transmitido online, ao vivo, pelo Facebook e canal no YouTube da Famurs a partir das 18h. A participação presencial está restrita a familiares, autoridades e colaboradores, bem como a imprensa.
A Cerimônia de Posse do Conselho de Administração da Famurs para a Gestão 2024/2025 se realiza nesta terça-feira, 28, às 18h. Na ocasião, o atual presidente e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, passa o comando da entidade ao prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda.
Tradicionalmente a posse da diretoria ocorre durante o Congresso dos Municípios, mas em razão do momento de calamidade que assola o Rio Grande do Sul, o congresso foi transferido para data ainda a ser anunciada. No entanto, a posse, por uma questão regimental, precisa cumprir a data prevista de 28 de maio, assim a solenidade segue conforme presa o estatuto.
Diferente dos demais anos, o ato acontece na sede da Federação, em consideração e respeito ao momento difícil que vive todo o Rio Grande do Sul, pós desastre climático. O evento será transmitido de forma online, ao vivo, pelo Facebook e canal no YouTube da Famurs.
A participação presencial na posse está restrita a familiares, autoridades e colaboradores, bem como a imprensa. Conforme os presidentes Orsi e Arruda, apesar do momento ser delicado, é necessário respeitar os prazos legais estabelecidos institucionalmente.
A indicação de Marcelo Arruda obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Rio Grande do Sul. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024.
Como o PTB, hoje após fusão PRD, foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, assim o partido obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2024. O Progressistas e o MDB foram os primeiros a compor o rodízio e, após o PDT.
Na oportunidade, também serão empossados os prefeitos que assumirão como vice-presidentes da Federação, são eles: prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco (PRD); prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT); prefeito de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin (PP); prefeito de Alegrete, Márcio Amaral (MDB); prefeito de Mostardas, Moises Pedone (PSDB); prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella (PT); e prefeito de Barros Cassal, Adão Camargo (PSB).