A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Campo Bom anuncia grande plano de combate às enchentes; veja quais são as medidas

Redação / AG por Redação / AG
28 de maio de 2024
em Comunidade
0 0
A A
Campo Bom anuncia grande plano de combate às enchentes; veja quais são as medidas

Foto: Divulgação/PMCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Entre as ações, estão previstos a implantação de sistema de bombeamento móvel, o desassoreamento de arroios e a elaboração de estudos para a construção de diques

O Município de Campo Bom está dando início ao maior plano de combate às enchentes da história da cidade. O prefeito Luciano Orsi anunciou, nesta terça-feira, 28, como será o enfrentamento às emergências climáticas que prevê, entre outras ações inéditas, a implantação de um sistema de bombeamento móvel nos bairros Operária e Vila Rica e a elaboração de estudos para a construção de diques no 25 de Julho, Porto Blos e Vila Rica.

“A maior tragédia climática da nossa história provavelmente não poderia ter sido evitada, mas nós entendemos que há medidas que o Município pode, sim, tomar, a fim de garantir mais proteção aos seus moradores. Por isso, determinei que as secretarias de Obras e de Meio Ambiente desenvolvessem um plano de ação para minimizar os impactos de possíveis novas enchentes”, afirma Orsi. Por conta da responsabilidade fiscal que guiou a administração municipal nos últimos anos, o prefeito informa que a Prefeitura tem dinheiro em caixa e reservou até R$ 3 milhões para investimento imediato.

O trabalho já começou

O plano foi dividido em etapas, com medidas de curto, médio e longo prazo. Isso significa que em pouco tempo a população já verá resultados. “Nós iniciamos a desobstrução e limpeza das redes pluviais com hidrojateamento, tirando todo o lodo que ficou por causa da enchente”, destaca Gênifer Engers, secretária municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos. O processo começou no bairro Operária, mas será realizado em toda a cidade, recuperando a condição total de escoamento da água das chuvas.

Outra ação que já está em curso é o desassoreamento dos arroios, observa a secretária, medida que vai remover o excesso de areia, lodo e galhos, dando maior vazão e diminuindo o volume de água que transborda dos arroios e invade as casas. A operação de desassoreamento começou pelo Arroio Schmidt e vai passar por todos os arroios do município, sendo o próximo o Weidler, depois Quatro Colônias, Peri, Leão e Goethel.

Mais medidas de curto prazo são a aquisição de bombas para a implantação de um sistema de bombeamento móvel nos bairros Operária e Vila Rica, a instalação de comportas nos sistemas de drenagem de Operária e Vila Rica, bem como o redimensionamento do sistema da Operária. Um sistema provisório de bombeamento já foi colocado em funcionamento nas últimas semanas na Vila Rica a fim de tirar a água parada das ruas Marcos Silvano e Fortunato Gambim. Com as novas bombas, isso será replicado na Operária, diminuindo os alagamentos nas ruas Alecrim, Imbúia, Jacarandá e Araucária e suas transversais.

O plano prevê ainda a implantação de bacias de contenção nos arroios Weidler e Quatro Colônias visando proporcionar maior controle da vazão dos arroios, além da reconstrução da galeria pluvial da Rua Fridolino Martin e o estudo, junto aos demais órgãos competentes, da possibilidade de redimensionamento do Arroio Peri, no bairro Imigrante Norte.

Respeito às normas ambientais

Uma das primeiras determinações do plano é a criação de um comitê que tem como principal atribuição a proposição de medidas de combate às enchentes. O grupo será composto por representantes das secretarias de Obras, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, da Defesa Civil, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e da Câmara de Vereadores, entre outros.

“Nós temos como objetivo planejar medidas que vão minimizar os problemas causados pelas grandes precipitações que, de forma cada vez mais recorrente, atingem o município e a região como um todo. É importante salientar que tudo que está sendo feito respeita a legislação ambiental”, pontua o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Cunha.

A médio e longo prazo, o plano estabelece a recomposição das matas ciliares de todos os cursos d’água do município, o que Campo Bom já fez em trecho do arroio Quatro Colônias, na altura da Avenida dos Municípios, por exemplo, com a plantação de mais de 3 mil mudas de árvores entre 2019 e 2023.

E os diques?

Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, muito tem se falado em diques. Campo Bom não tem nenhum, mas isso pode mudar em breve. O plano anunciado pelo prefeito Orsi prevê a elaboração de estudos para a implantação de diques, sistemas de contenção para o Rio dos Sinos, próximo à Corsan, no bairro 25 de Julho, e na Rua das Flores, no Porto Blos e Vila Rica. Os estudos devem ser apresentados à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Realocação da população ribeirinha e outras medidas de longo prazo

Uma das grandes preocupações da administração municipal é a segurança da população que vive em áreas de inundação onde não há como garantir proteção por meio de medidas estruturais. Sendo assim, o plano indica a possibilidade de realocação destas pessoas a médio e longo prazo.

Outros estudos para a implantação de mais bacias de contenção ao longo dos arroios serão elaborados. A fiscalização de ocupações em áreas de risco será intensificada, bem como o Plano Diretor será atualizado no que diz respeito ao tamanho da planície de inundação.

Uma brigada de voluntários deve ser formada, coordenada pela Defesa Civil e com treinamento periódico, visando o resgate e acolhimento de vítimas de enchentes. Um plano de evacuação de áreas de risco será criado, com instalação de sistema de alertas e de um programa de preparação à população para a desocupação.

“Nós sabemos que a questão das enchentes depende de toda a bacia do Rio dos Sinos e de outras bacias, mas Campo Bom está fazendo a sua parte. Vamos pleitear junto a todo o Estado e ao Governo Federal que também façam sua parte a fim de evitar que voltemos a ter enchentes tão devastadoras quanto a que tivemos agora. Juntos, vamos superar o momento mais difícil da nossa história e sair mais fortes”, conclui o prefeito Luciano Orsi.

Post Anterior

Luciano Orsi deixa nesta terça a presidência da Famurs

Próximo post

Giovani Feltes anuncia sua pré-candidatura a prefeito de Campo Bom

Notícias relacionadas

Recolhimento de podas nos bairros Cohab Leste e Jardim do Sol inicia nesta terça-feira
Comunidade

Recolhimento de podas na Paulista e Alto Paulista encerra cronograma na próxima semana

10 de setembro de 2026
RS Qualificação – Recomeçar oferece 135 vagas para cursos em Campo Bom; inscrições seguem até 1º de setembro
Comunidade

Lista de selecionados para os cursos do RS Qualificação Recomeçar é divulgada pela prefeitura

10 de setembro de 2026
Um dia para celebrar a infância: igreja do bairro Vila Rica prepara festa para crianças
Comunidade

Um dia para celebrar a infância: igreja do bairro Vila Rica prepara festa para crianças

8 de setembro de 2026
Próximo post
Giovani Feltes anuncia sua pré-candidatura a prefeito de Campo Bom

Giovani Feltes anuncia sua pré-candidatura a prefeito de Campo Bom

Homem é detido após furto em estabelecimento comercial

Homem é detido após furto em estabelecimento comercial

Precipitação histórica atingiu Campo Bom e o Estado

Precipitação histórica atingiu Campo Bom e o Estado

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Financiamento de R$ 94,9 milhões para duplicação da Avenida Brasil é aprovado na Câmara
  • Operação Nêmesis combate apologia ao nazismo com ação em Campo Bom
  • Recolhimento de podas na Paulista e Alto Paulista encerra cronograma na próxima semana

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

    © 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
    A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

    Bem vindo de volta!

    Login para conta

    Palavra-chave esquecida

    Recupere sua senha

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Entrar

    Add New Playlist

    Sem Resultado
    Ver todos os resultados
    • Início
    • Notícias
      • Política
      • Negócios
      • Saúde
    • Colunistas
      • Mauri Spengler
      • Processando Ideias
      • Débora Trierweiler
    • Comunidade
    • Educação
    • Polícia
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Pontos de Venda
    • Publicações Legais
    • Contato

    © 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.