Na sexta-feira, dia 31, foi dado início à remoção das marrequinhas presentes na barragem do Bairro Aurora. O trabalho está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Curtume Mats, proprietário do terreno onde existe o corpo d’água e passagem do Arroio Schmidt.
Uma draga foi colocada dentro da barragem, a qual já iniciou a sucção das plantas aquáticas. Segundo os responsáveis pela limpeza, outro equipamento semelhante seria colocado na barragem para agilizar o processo de retirada dos materiais. Todo o trabalho deve ser feito em um prazo de 30 dias.
As plantas que vão ser retiradas da barragem serão levadas para a Usina de reciclagem. Para que isso ocorra, a Secretaria de Meio Ambiente vai realizar a análise do material e identificar se é possível fazer compostagem e o composto orgânico. Ao todo, será limpa uma área de aproximadamente 1,5 hectares, o que vai render várias toneladas de material orgânico ao final do processo de limpeza.
O trilho que liga a Rua Alvorada e a Avenida Carlos Strassburger Filho deve sofrer alterações para que a limpeza da barragem seja realizada de maneira segura e sem impactos para os moradores do Bairro Aurora.