Em comemoração ao dia do poeta, o grupo de rap Além dos Muros, composto por Wesley Sales e Diego Ignácio, lançou, no último dia 20 de outubro, o single Sem Tempo, que foi produzido pela gravadora BTW051 em parceria com Trentin Beats. A nova composição é repleta de referências ao caminho que o grupo vem trilhando desde 2011.
Wesley Sales, compositor do single, comenta sobre o lançamento. “Essa música encerra um ciclo na nossa carreira e dá início a uma jornada muito importante. Nesses 11 anos eu aprendi que para tentar mudar o mundo, primeiro eu preciso cuidar de mim”, revela. A pandemia mostrou isso e a partir de agora Além dos Muros vai ter uma nova cara, focada totalmente no artístico.
Em comemoração ao dia da poesia e ao lançamento da composição, o grupo convidou a professora de português, Terezinha de Carvalho, para analisar o conteúdo da canção.
Análise
“Mesmo seguindo fielmente a linha do hip hop, voltado para a poesia marginal, observa-se que a nova canção traz algo além da ideia da crítica social ao sistema. Esta observação se faz nítida quando o autor narra de forma sutil o início de sua caminhada como porta voz de canções diferenciadas, referenciando-se como muleke zika e feiticeiros do funk, confirmando esse tempo a seguir, como 11 anos de aprendizado, de luta e de sonhos, que o fizeram crescer como mc.
Se por um lado a letra fala de objetivo e superação, por outro, nos faz refletir o quanto é longo o caminho de artista até o seu merecido reconhecimento. Também nos questiona quem verdadeiramente está contigo nessa construção, ora em cima, ora embaixo, uma vez que a fé é citada como única “companheira” permanente dessa gangorra, da qual não se abre mão. É ela, a fé, que citada como fortalecedora do artista, que dá a ele certeza de que se ele próprio não fizer nada, ninguém irá fazê-lo.
Diante desse embate entre o ser e o ter numa sociedade injusta, trava-se a luta ao reconhecimento de uma nova visão de mudanças, de perspectivas e necessidades, aquela em que não se põe em xeque mate a honestidade, a dignidade e o direito de sonhar.
Enfim, embora num primeiro momento pareça só um desabafo, mais uma vez o hip hop, de forma inovadora, vem para nos sacudir e nos mostra a realidade de quem faz cultura nesse país, sem com isso deixar de dar o seu recado de que o que se quer de verdade é viver e não sobreviver.”
-Terezinha de Carvalho, professora
Ouça agora
O single Sem Tempo já está disponível, de forma gratuita, em todas as plataformas digitais, além do videoclipe que pode ser acompanhado através do canal Além dos Muros, no YouTube.