Um filhote de ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) foi resgatado quarta-feira,11, no bairro Mônaco, zona Leste de Campo Bom. O resgate foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente após uma moradora ligar informando que o animal havia sido recolhido por agricultores que o encontram junto à mãe, que segundo relatos foi morta pelo ataque de cães.
O ouriço-caixeiro é um animal herbívoro, que se alimenta principalmente de frutos, tem hábitos noturnos e pertence à família dos roedores. Como característica mais marcante, apresenta pelos modificados em forma de espinhos e por isso é também conhecido como “porco-espinho”.
Orientação
Ao contrário do imaginário popular o animal não tem capacidade de arremessar os espinhos como defesa. Estes espinhos se desprendem do corpo do animal quando ele é atacado, seja quando mordido por cães ou pego na mão por pessoas que tentem o capturar. As principais ameaças a vida destes animais são o ataque de cães e a degradação das florestas onde vivem.
Em Campo Bom, os principais refúgios dos ouriços-caixeiros é a região do bairro Quatro Colônias Norte, além da mata leste e os banhados ao sul da cidade.
Caso encontre algum animal silvestre em áreas de mata, a Secretaria do Meio Ambiente orienta que o animal não seja perturbado. Caso o animal esteja em risco, ferido ou na zona urbana, acione a SEMA através do telefone 35988600 ou pelo e-mail: sema@campobom.rs.gov.br, para o resgate e cuidados necessários.