A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Em oito meses, Campo Bom registra 8 mortes violentas

Redação / AG por Redação / AG
12 de setembro de 2019
em Comunidade, Polícia
0 0
A A
Em oito meses, Campo Bom registra 8 mortes violentas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Ao contrário do que ocorreu no Estado onde houve queda de 40,5% no número de homicídios, saindo de 220 assassinatos para 131, menor registro desde 2007, os homicídios dolosos (intencionais) cresceram 166% nos primeiros oito meses deste ano em Campo Bom. Foram computadas oito vítimas desse tipo de crime entre janeiro e agosto de 2019, contra as três registradas no mesmo período de 2018. Esses números fazem parte dos dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP).

A alta dos homicídios interrompe a queda brusca da criminalidade do ano anterior e se compara ao número de vítimas acumulada em 2015, período considerado o mais violento no município, onde também foram registrados oito assassinatos nos primeiros oito meses, totalizando onze vítimas ao longo do ano.

“Infelizmente o homicídio ainda é um crime que não conseguimos prevenir, o que buscamos incansavelmente é monitorar as áreas de maior risco para que não voltem a ocorrer”, aponta o capitão da Brigada Militar, Tiago Reimann.

Narcotráfico e a proximidade com Novo Hamburgo

De acordo com Reimann, a situação está relacionada à dois fatores, a guerra do tráfico, uma vez que facções disputam o controle da região, e a proximidade com Novo Hamburgo. “Cerca de 90% dos casos estão relacionados ao tráfico. Tem relação com as organizações criminosas. Existe uma cadeia de mando desses homicídios. Acreditamos que uma medida para inibir os casos seria atacar desde o líder, que está no presídio e continua comandando, como os outros elos, até chegar em quem executou. Acreditamos que atacando toda a cadeia conseguimos reduzir os números de homicídios”, afirmou o capitão que completa, “nossa criminalidade não é oriunda apenas de Campo Bom, ela vem de Novo Hamburgo também, principalmente dos bairros Marisol e Canudos que fazem divisa com o nosso município”.

Para o professor dos cursos de Tecnologia em Segurança Pública e Gestão Publica da Feevale, Charles Kieling, ocorre uma “reengenharia” de alianças das facções, que estão estabelecendo a interiorização de suas influências, que está diretamente ligada a relação de proximidade entre as duas cidades. “Soma-se a isso o fato das facções buscarem o controle de rotas para escoar armas e drogas, e nesse caso a ERS-239, que cruza Campo Bom, também pode apresentar como alternativa para as facções. Outro fator é o número reduzido das forças de Segurança Pública nas cidades do interior”, afirma Kieling, que ainda aponta o baixo efetivo policial como fator facilitador nesse processo. “Os contextos que envolvem proximidade com áreas reconhecidamente ocupadas por facções, somados com as possibilidades de rotas para se deslocarem e o baixo efetivo policial, parecem ser os atrativos básicos para a nova “reengenharia” que as facções estão estabelecendo no Estado”, aponta.

Homicídios registrados de janeiro a agosto em Campo Bom

Sem título 1

“A violência referente aos homicídios não reduziu”

Referente aos números divulgados pelo Estado, Kieling argumenta que não há razão para pânico entre os campo-bonenses, pois são liberados para o público apenas os números dos homicídios consumados. Fator, que segundo o professor passa uma percepção equivocada quanto ao indicador. “Mas quando se soma os homicídios consumados com os homicídios tentados (e esses números o Estado não considera para a análise da violência) a realidade do indicador é de que a violência referente aos homicídios não reduziu”, afirma.

Outro ponto, observado pelo educador que pode induzir a percepção de forma equivocada os indicadores disponibilizados pela Secretaria de Segurança, mas devem ser considerados sobre os números de homicídios, é o fato da soma das vítimas. “Nos casos das chacinas por exemplo, onde quatro, cinco ou mais são assassinados, o Estado apresenta apenas o número de um homicídio. Ou seja, no caso de três chacinas, onde doze foram assassinados, o Estado contabiliza apenas três”.

Post Anterior

Campo Bom registra aumento no número de casos de suicídio

Próximo post

Transferido devido ao mau tempo, Desfile Cívico acontece neste sábado

Notícias relacionadas

Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas no bairro Operário
Polícia

Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas no bairro Operário

10 de dezembro de 2025
Projeto sugere isenção de IPTU para criar novos estacionamentos no Centro
Comunidade

Projeto sugere isenção de IPTU para criar novos estacionamentos no Centro

10 de dezembro de 2025
Campo Bom reforça alerta contra maus-tratos e abandono de animais durante o Dezembro Verde
Comunidade

Campo Bom reforça alerta contra maus-tratos e abandono de animais durante o Dezembro Verde

8 de dezembro de 2025
Próximo post
Transferido devido ao mau tempo, Desfile Cívico acontece neste sábado

Transferido devido ao mau tempo, Desfile Cívico acontece neste sábado

Até o mês de dezembro a ponte da Av. dos Municípios deve ser concluída, afirma o DAER

Até o mês de dezembro a ponte da Av. dos Municípios deve ser concluída, afirma o DAER

Semana Farroupilha de Campo Bom tem dez dias de programação

Dez dias de programação intensa para celebrar os Festejos Farroupilha em Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas no bairro Operário
  • Projeto sugere isenção de IPTU para criar novos estacionamentos no Centro
  • Vereador Jorge Bellé (PL) faz fala polêmica durante sessão; Câmara emite nota oficial

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Duas integrantes do CTG Guapos do Itapuí foram homenageadas com a Comenda Miguel Arcanjo Vicente durante o evento Destaque Tradicionalista 2025, realizado na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, no CTG Essência da Tradição, em Novo Hamburgo. A condecoração é destinada a pessoas que prestam relevantes serviços ao tradicionalismo organizado.

As homenageadas foram Geneci Bueno, integrante do CTG desde 2017, e Carolini Basei, que possui trajetória ligada à entidade desde sua fundação.

Geneci atua como coordenadora da Invernada Juvenil, onde desenvolve trabalho contínuo de formação e acompanhamento dos jovens dançarinos. Também integra a equipe de cozinha do CTG, contribuindo em eventos e ações comunitárias da entidade.

Carolini, filha de sócios fundadores, traz uma trajetória de 28 anos ligada ao Guapos. Como dançarina, marcou diversas gerações e, posteriormente, passou a atuar como avaliadora do ENART. Atualmente, é instrutora da Invernada Mirim e membro ativo da patronagem, colaborando na organização interna e na manutenção das atividades culturais.

As duas foram reconhecidas pela dedicação, continuidade de trabalho e contribuição para a preservação e promoção da cultura gaúcha no CTG Guapos do Itapuí.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Em uma noite marcada pela valorização do tradicionalismo, o CTG M’Bororé também foi agraciado com o certificado Honra ao Mérito | Destaque Tradicionalista 2025, durante cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, no CTG Essência da Tradição, em Novo Hamburgo.

A distinção, concedida anualmente pela 30ª Região Tradicionalista, reconhece entidades que se destacam pela atuação relevante em nível local, regional e estadual. A premiação considera o conjunto de atividades desenvolvidas pelos departamentos artístico, campeiro, cultural e social.

Além do reconhecimento institucional, três integrantes do M’Bororé, Manuela Cornely, Sidnei Riss e Mauricio Cornely, receberam a Comenda Miguel Arcanjo Vicente, honraria destinada a pessoas que prestam serviços de destaque ao tradicionalismo organizado.

Durante a cerimônia, o patrão Márcio Schneider celebrou a conquista e destacou o empenho coletivo da entidade. “O recebimento do reconhecimento da lista destaque tradicionalista mostra a força da nossa entidade e tudo aquilo que representa a tradição gaúcha. Todos os departamentos, cultural, artísticos, esportes e cavalgadas, se dedicam constantemente às suas atividades, e esse mérito só reforça essa força e essa união pelo tradicionalismo gaúcho”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Certificação reconhece entidades que mais promovem e preservam a tradição gaúcha.

Na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, no CTG Essência da Tradição, em Novo Hamburgo, aconteceu a cerimônia de entrega do Certificado Destaque Tradicionalista 2025. O CTG Palanques da Tradição alcançou a 1ª colocação, somando 219 pontos na avaliação.

A certificação é concedida às entidades que mais incentivam e promovem o tradicionalismo gaúcho, seja por meio da realização de eventos próprios, participação em atividades de entidades coirmãs e envolvimento em ações regionais e estaduais. O desempenho leva em conta o conjunto do trabalho realizado pelos departamentos artístico, cultural, social, campeiro e esportivo.

Com o novo reconhecimento, o Palanques reforça sua posição como destaque na preservação e na valorização da cultura gaúcha em Campo Bom.

Durante o evento, o patrão André Cioccari dedicou o prêmio aos sócios e à equipe da entidade. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, no qual os coordenadores de departamentos e a patronagem conduzem ações que mantêm viva a promoção e a preservação do tradicionalismo gaúcho”, ressaltou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O cantor Jonathan, vocalista da banda Reação em Cadeia, enviou um vídeo especial direcionado à população de Campo Bom. Na mensagem, ele convida a comunidade a prestigiar o show que ocorrerá neste sábado (13), às 21h, no Largo Irmãos Vetter. A apresentação integra a programação cultural do Natal da Integração 2025 e promete atrair fãs e admiradores da banda.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar prendeu dois homens por tráfico de drogas na tarde de quarta-feira, no bairro Operária, em Campo Bom. A ação ocorreu durante patrulhamento de rotina em um ponto já conhecido pelo comércio de entorpecentes, onde os policiais flagraram um jovem de 19 anos realizando uma entrega suspeita.

Ao notar a aproximação da viatura, o rapaz tentou se livrar de um recipiente, arremessando-o para dentro de um pátio. Durante a abordagem, a guarnição encontrou com ele um malote contendo 28 buchas de cocaína, além de dinheiro e um telefone celular. No pátio, os policiais localizaram o recipiente descartado, onde estavam outras 9 buchas da mesma droga.

No mesmo local, outro homem, de 26 anos, também foi abordado e flagrado com uma bucha de cocaína, pequena quantia em dinheiro e um celular.

Os dois suspeitos foram encaminhados para atendimento médico e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 10.12

➡️ Dezembro Verde: prefeitura promove exposição com fotos de cães do Cempra que aguardam um lar.

➡️ Último dia para retirada das bolinhas na Árvore Solidária.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na sessão desta segunda-feira (08), os parlamentares aprovaram por unanimidade um requerimento que sugere ao Executivo isentar o IPTU de terrenos ociosos para que esses espaços sejam transformados em estacionamentos públicos. A proposta foi apresentada pelo vereador Professor Jéferson (PDT), que visitou, ao lado do vereador Alexandre Hoffmeister (PP), a Prefeitura de Ivoti, município que já adota o modelo. “Bons exemplos a gente tem que trazer para Campo Bom. E lá funciona muito bem, a população abraçou a ideia. Os contratos são anuais e, em troca, o proprietário do terreno não paga IPTU”, destacou Jéferson, lembrando que Ivoti já criou mais de 60 novas vagas com o programa. O requerimento, que solicita estudo de viabilidade técnica e jurídica à Prefeitura, também foi assinado pela presidente Kayanne Braga (PDT) e pelos vereadores João Paulo (MDB), Michele Closs (PDT), Cleber Nunes (MDB) e Paulo Silveira (MDB). Na mesma sessão, foram aprovados por unanimidade um pedido de informação e uma moção. A presidente Kayanne questiona à RGE a previsão de instalação de passagens ecológicas sobre fios de alta tensão, medida que busca reduzir mortes de animais silvestres por eletrocussão e que já havia sido cobrada pelo Legislativo em julho. Já o vereador Jéferson propôs moção, assinada por todos os parlamentares, solicitando à Câmara dos Deputados a aprovação urgente do PL 1.074/25, que prevê o fim da fiança em casos de cárcere privado na audiência de custódia, tornando obrigatória a prisão preventiva.

Os vereadores também aprovaram, de forma unânime, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que estima receitas e fixa despesas do Município, além da criação do programa Recicla Mais. A iniciativa, de autoria do Executivo, inclui a formação de um cadastro de catadores e a instalação de ecopontos na cidade. A sessão contou ainda com a entrega da moção de aplausos já aprovada anteriormente à Guarda Municipal. O secretário de Segurança, Fernando Luz Lehnen, e o diretor da corporação, Tiago Cesca, representaram a GMCB e utilizaram a tribuna para agradecer a homenagem.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar realizou, nesta semana, uma ação que resultou na prisão de três indivíduos por tráfico de drogas, em um ponto já conhecido pelas constantes denúncias da prática criminosa.

Durante patrulhamento de rotina, a guarnição tentou abordar quatro pessoas que estavam no local. Ao perceberem a aproximação policial, os suspeitos fugiram pelos fundos de um terreno, passando pelo quintal de uma moradora e saindo na Rua Alfredo Spitzel. Três deles, todos já conhecidos das forças de segurança, foram localizados e abordados após ficarem encurralados em um terreno baldio na Rua Felipe Dreyer.

Com um dos abordados, os policiais encontraram dinheiro fracionado em notas diversas. Próximo ao grupo, foi localizada uma sacola contendo 18 porções de substância esverdeada com odor e característica semelhante à maconha. Também foi apreendido o telefone celular do indivíduo.

Entre os detidos estava um menor de idade, que possui diversas passagens por tráfico de drogas.

Diante da situação, os três envolvidos receberam voz de prisão/apreensão, foram encaminhados ao hospital para exames de rotina e, na sequência, apresentados à autoridade policial para os devidos procedimentos legais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile