Moradores de Novo Hamburgo, Cristiane Hinterholz e Jacson Gatelli., estão mobilizando o Vale do Sinos em uma corrente do bem. O casal lançou no dia 16 de maio uma vaquinha online, a meta é arrecadar R$ 290.000,00 mil para auxiliar no tratamento do filho, Ruan, de 17 anos.
O jovem, foi diagnosticado em maio de 2019 com Linfoma de Hodgkin em estágio avançado que atingiu abdômen, cervicais e baço. Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.
Após 30 sessões de quimioterapia, 14 sessões de radioterapia e mais internações para que a doença fosse vencida, no dia 9 de janeiro deste ano Ruan recebeu autorização para começar a retomar suas atividades normais. No entanto dois meses depois, através de um exame a família recebeu a notícia que a doença estava voltando, era uma recidiva precoce, em volume muito menor, atingindo o mediastino e pulmão. Ou seja, células doentes resistiram a quimioterapia. “Como mãe a sensação de estar sufocada viva e como dizer isso ao filho que se propunha a voltar para a sua vida? É a sensação que o chão desaparece, falta ar”, revela Cristiane Hinterholz, mãe de Ruan.
De acordo com Cristiane, no início de maio o jovem terminou o segundo ciclo do tratamento, e ficou muito, muito debilitado.” Ele não tem mais condições de fazer quimioterapia, a vitalidade começa a ser ameaçada pela medicação, que ajuda, mas também tem uma quantidade tóxica de medicações que trazem muitos prejuízos. Ele não aguenta mais”, comentou Cristiane.
Devido ao estado de saúde de Ruan, o corpo médico do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, que faz o acompanhamento do jovem, indicou o tratamento com a Imunoterapia – tratamento biológico que tem o objetivo de potencializar o sistema imunológico de maneira a que este possa combater infecções e outras doenças como o câncer- com efetividade na cura superior a 80% , além de não causar danos nas células saudáveis.
Medicamento precisa ser comprado nos Estados Unidos
A medicação é adquirida nos Estados Unidos e quatro ciclos custam R$ 290.000,00. Como Ruan ainda é menor de idade, a responsabilidade do custeio, conforme determina o ECA, seria dos entes municipais, estadual e federal. “Mas, infelizmente, como acontece em muitos casos, não estamos conseguindo. A briga está sendo desgastante e desanimadora considerando o cenário de uma doença grave e altamente agressiva”, pontua a mãe.
Jogadores de futebol entraram na campanha
O jogador de futebol, Marcelo Grohe, ex- goleiro do Grêmio que está defendendo o Al-Ittihad, da Arábia Saudita gravou um vídeo na última terça-feira, 19, apoiando a campanha. Outro ídolo de Ruan que está divulgando a vaquinha é Pedro Geromel, zagueiro do tricolor.
Ajuda para arrecadar dinheiro
Para tentar arrecadar o valor, os pais criaram uma vaquinha on-line (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vakinha-para-cura-de-ruan). Quem quiser ajudar, também pode depositar na conta Sicredi, agência 0101, conta corrente 93084-9, Jacson Daniel Gatelli, CPF 65675630015.