A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Família, amigos e autoridades se despedem de Evaldo Dreger

Redação / AG por Redação / AG
12 de agosto de 2020
em Comunidade
0 0
A A
Família, amigos e autoridades se despedem de Evaldo Dreger

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Campo Bom se despediu de Evaldo Dreger, na quarta-feira, 5, em velório na Câmara de Vereadores. O empresário e político faleceu aos 96 anos na madrugada de quarta-feira em Novo Hamburgo. Ele estava internado desde 17 de julho no Hospital da Unimed em virtude de um câncer.

Seu Evaldo, como era carinhosamente conhecido, foi um expoente da política campo-bonense tanto no movimento emancipacionista como também no comprometimento para o desenvolvimento da cidade atuando na política por mais de sessenta anos. Foi eleito pela primeira vez como vice-prefeito de Campo Bom em 1959, período em que atuou ao lado de Adriano Dias. Em 1964 foi eleito prefeito do município, permanecendo no cargo até 1968. Sócio fundador do Rotary Club Campo Bom, era membro atuante da entidade. Como desportista, representou o Clube 15 de Novembro no futebol, bolão e tiro esportivo. Em nota, o prefeito Luciano Orsi lamentou a morte de Evaldo Dreger e decretou luto oficial de três dias no município. “Além de uma pessoa muito conhecida, foi um prefeito que deixou sua marca de contribuição pelo desenvolvimento da cidade, com um espírito jovem e à frente de seu tempo. Mesmo afastado da política, continuou sendo um cidadão comprometido, uma pessoa envolvida com os assuntos comunitários, sempre atento à cidade”, afirmou o prefeito Luciano Orsi. A Câmara de Vereadores e o Partido Progressista, no qual Evaldo era filiado, também emitiram nota de pesar.

Além de político, Dreger era sócio fundador de uma imobiliária que levava seu sobrenome. Dreger deixa uma filha, dois netos e duas bisnetas. Por meios das redes sociais, o neto Fabiano Senger lamentou a morte do avô. “A vida aqui neste plano terreno é rápida e passageira, mas nunca queremos perder daqui quem amamos. Preciso agradecer a Deus a oportunidade de ter convivido com Seu Evaldo Dreger. O que nos ligava vai muito além do sangue. Nossa relação era de companheirismo e amizade”.

Trajetória

À frente da administração municipal, Dreger foi o idealizador de grandes obras como a construção da ponte sobre o Rio dos Sinos, mais conhecida como Ponte da Barrinha. A inauguração da Hidráulica Campo Bom, que permitiu o acesso à água potável em todas as residências do município, a iluminação no bairro Mônaco e a instalação da Prefeitura no prédio da antiga Estação Férrea (atual Espaço de Cultura Dr. Liberato).

Um cidadão do mundo. Do nosso mundo – Por Mauri Spengler

“Seu Evaldo filosofava sobre a vida. Isso era mágico e maravilhoso para mim. Vai em paz, meu avô, palestrar e filosofar no Céu. Muito obrigado por tudo, lindo. Te amo. Jamais vou te esquecer.” Isto foi postado nas redes sociais pelo neto do seu Evaldo, Fabiano Senger, e me aproprio desta frase, como uma espécie de ajuda para iniciar este texto, pois escolhi como sendo uma das mais belas, puras e verdadeiras demonstrações de amor entre as tantas que li. Tal qual o Fabiano, medindo-se as devidas proporções eu também me sinto muito emocionado. Porém, é preciso dizer que, muito antes da tristeza que insiste em invadir nossos corações e nossas almas devemos ser agradecidos, por convivermos no mesmo tempo do seu Evaldo e ricos somos em tê-lo conhecido.

Certa ocasião escrevi que, enquanto nós tivermos cidadãos como o seu Evaldo, seu Ernani, seu Armim (e citei também outros tantos nomes), os outros municípios poderiam fazer o que quisessem, inclusive copiar aquilo que fazíamos, como a nossa Festa do Sapato, que eles jamais chegariam perto de Campo Bom, que nós sempre seríamos os melhores, como, modestamente continuamos sendo. Lembro, á época que o seu Evaldo veio conversar comigo para me agradecer e, com aquele seu sorriso “debochado” e sem um pingo de modéstia me disse, “viu ó, gostei do que escreveu”.

Ah, eu teria tanto para falar deste cidadão. Foram tantas passagens, conversas, debates, concordâncias e discordâncias que não caberia em uma coluna, nem mesmo em um livro, tudo, mas tudo mesmo era muito pouco em se tratando do seu Evaldo. Houve um tempo que a nossa cidade passou a ser chamada e conhecida como “Pequeno Gigante”. Certamente um dos motivos era para dar ainda mais lugar para que homens como o seu Evaldo pudessem ocupar. Em janeiro de 2018 fiz uma matéria especial com o seu Evaldo, ocasião em que lembramos os 50 anos de suas principais obras realizadas no ano de 1968 quando era prefeito.
Poucos, raríssimos ex-prefeitos conseguiram comemorar este feito, o seu Evaldo conseguiu. E, eu tive a graça e a honra de contar esta história. Ele era ou não era um Gigante? Sim, era um gigante. O seu Evaldo era um cidadão do mundo, do nosso mundo, do mundo de Campo Bom. Vá em paz meu velho amigo…

Homenagens

“Seu Evaldo Dreger foi uma das maiores lideranças e um dos maiores amores que Campo Bom já teve. Ele dedicou a vida a trabalhar e contribuir para o desenvolvimento da cidade, tanto que a história do município está ligada diretamente a ele, uma das lideranças emancipacionistas. Nossa cidade não será a mesma sem Seu Evaldo. Porém, acredito que ninguém contribuiu tanto, amou tanto, se entregou de corpo e alma como ele. Não existem palavras para dimensionar a falta que ele fará para Campo Bom, menos ainda para expressar tudo o que ele construiu e nos ensinou”.

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom

“É uma grande lástima, Campo Bom perde uma grande liderança. Um líder nato que cumpriu seu papel fazendo o bem para Campo Bom, sempre aberto ao diálogo. Visionário, à frente de seu tempo ele pensava a cidade com olhos no futuro, sempre foi assim. Hoje (quarta-feira) perdi um amigo e uma referência, de ser humano e de cidadão campo-bonense, que não mediu esforços para ver nosso município crescer e prosperar”.

Ernani Reuter, empresário

“Recebo com tristeza a notícia do falecimento do meu amigo Evaldo Dreger. Tive o privilégio de conviver com esta figura ímpar, um líder nato, tão raro nos dias atuais.Seu Evaldo deixa um legado com marcas positivas e profundas para nossa comunidade, feitas por este cidadão, em toda sua dimensão de caráter e força. Hoje perdemos um dos grandes, que sempre será lembrado como um gigante da comunidade”.

Giovani Feltes, Deputado Federal (MDB)
evaldo dreger1
Foi na gestão de Evaldo Dreger, que a ponte da Barrinha foi construída
evaldo dreger2
Evaldo foi o responsável pela instalação da prefeitura no prédio da antiga estação férrea
Post Anterior

Leite publica decreto que amplia autonomia de prefeitos em meio a pandemia

Próximo post

Prefeitura lança vídeo com depoimento de quem teve Covid-19 ou perdeu algum parente para a doença

Notícias relacionadas

Nossa primeira semana “Sem Porteiras”
Comunidade

Nossa primeira semana “Sem Porteiras”

31 de maio de 2025
Nova empresa assume transporte coletivo em Campo Bom
Comunidade

Nova empresa assume transporte coletivo em Campo Bom

30 de maio de 2025
Atenção, moradores do Jardim do Sol, Vila Velha 1 e Vila Velha 2
Comunidade

Atenção, moradores do Jardim do Sol, Vila Velha 1 e Vila Velha 2

30 de maio de 2025
Próximo post
Prefeitura lança vídeo com depoimento de quem teve Covid-19 ou perdeu algum parente para a doença

Prefeitura lança vídeo com depoimento de quem teve Covid-19 ou perdeu algum parente para a doença

Últimos dias para o IPTU com 15% de desconto

Campo Bom fechou 2019 com superávit nas contas públicas

Redução da taxa de lixo contribui para queda no IPTU

IPTU 2021: Aposentados e pensionistas não precisam se recadastrar para receber a isenção

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • MC Tubarão vence as 6 Horas de Guaporé na Geral e na GT com o icônico MC40
  • Campo Bom é a 2ª cidade mais desenvolvida do RS, segundo a Firjan
  • Nossa primeira semana “Sem Porteiras”

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • ESPECIAL | SÉRIE DE REPORTAGENS 📰

👫🚘🐶 O casal Marcia e Tiago, juntos com a sua cachorrinha, Nina, completaram sua primeira semana na estrada, de um percurso que está previsto para durar um ano. Confira o primeiro relato desta série de reportagens que o AG, junto com o Sem Porteiras irá documentar daqui para frente.

“Faz uma semana que giramos a chave da nossa “Guapa” e começamos a viver um sonho antigo: cair na estrada, com liberdade e o coração aberto pro que vier. Nossa primeira parada ainda na quarta, foi em Içara (SC), e já começamos com o pé direito: recebemos um convite pra lá de ‘macanudo’ da Grazi e do Maurício para jantar na casa deles. Fomos recebidos com um baita churrasco e muito carinho. Depois, dormimos na beira da praia, no Balneário Rincão experimentando a novidade de dormir “na rua” pela primeira vez.
Na manhã seguinte seguimos para a Praia do Rosa, onde passamos duas noites no Camping Padang (do tipo pé na areia e que recomendamos fácil). Estávamos completamente sozinhos, cercados só pela natureza. Dormir de frente pro mar, acordar com o nascer do sol e sentir o silêncio — foi uma experiência que a gente não vai esquecer tão cedo.
Antes de chegar em Curitiba, ainda fizemos uma parada muito especial em Joinville (SC), para visitar nossos amigos Luiz, Evelin e o pequeno Miguel. Fomos recebidos com uma costela no forno fantástica, mas mais do que isso, com uma generosidade que nos deixou emocionados. Depois, partimos rumo a Curitiba (PR), onde encontramos um paradouro gratuito junto ao restaurante Madalosso. Ficamos duas noites por lá, com uma estrutura ótima e segurança, o que nos deu ainda mais tranquilidade pra descansar.
Agora estamos na estrada de novo, com destino a Foz do Iguaçu e, logo em seguida, vamos cruzar a fronteira rumo ao Paraguai. Essa primeira semana já nos ensinou muito: sobre simplicidade, conexão, encontros e também sobre confiar no caminho. Estamos apenas começando, mas já sabemos que a estrada tem muito mais do que quilômetros — ela tem histórias e uma liberdade que só entende quem vive.
Até a próxima!”

Por Tiago de Vargas
28.05.2025
  • A partir de segunda-feira, 2, o transporte público coletivo de passageiros em Campo Bom passa a ser operado pela Viação Santa Clara Ltda. A mudança ocorreu em razão do encerramento do contrato da Prefeitura com a empresa anterior, Stadtbus Transportes Ltda.

Apesar da troca, todas as linhas e horários seguem os mesmos. Os passageiros podem continuar utilizando os vales-transporte e cartões da Stadtbus até a substituição definitiva pelos novos cartões da operadora atual.

A nova empresa assumiu o atendimento no mesmo local onde funcionava a sede da Stadtbus. Já a aquisição de novos vales-transporte por parte das empresas terá orientações divulgadas em breve, conforme informou a Administração Municipal.

CONFIRA A NOTA:

A administração municipal informa que, em razão do encerramento do contrato com a Stadtbus Transportes Ltda, a partir de segunda-feira (02), o transporte público coletivo de passageiros de Campo Bom passa a ser operado pela Viação Santa Clara Ltda.

Todas as linhas e horários continuam os mesmos.

Até a troca dos cartões de passagem, os passageiros podem utilizar os vales-transporte e cartões fornecidos pela Stadtbus.

A empresa que está chegando, atenderá no mesmo local onde hoje atende a Stadtbus.

Em relação à aquisição de novos vales-transporte, até segunda será divulgado um canal para cadastramento das empresas.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito: (51) 3598-6262.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LIKN NA BIO)
  • Após testes de iluminação e pintura da sinalização viária, a Rua Coberta, uma nova estrutura localizada na Av. dos Estados, ao lado do CEI e em frente ao Novo Parcão, estará liberada para veículos. A partir desta sexta-feira, 30, às 17h, já será possível o tráfego de veículos.

Imagens 🎥: Briane Colissi/AG
  • 🎞️ A História da Nossa Gente | Prévia 🎞️

Você já viu uma coleção com 18 mil chaveiros e 15 mil discos de vinil? 😮

📍Campo Bom tem um colecionador que transforma o passado em memória viva.

💬 “Pra mim, nada é lixo. Eu respeito todo tipo de coleção.”

✨ Confira esse trecho especial antes do vídeo completo!

🔜 Em breve: episódio completo aqui no perfil!
📲 SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

#AHistóriaDaNossaGente #AGazetaCB #CampoBom #Colecionador #Memórias #ReelsJornalismo #HistóriasQueMarcam #ReelsRS
  • Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico local, a Administração Municipal abriu inscrições para o programa Campo Bom para Negócios, que vai subsidiar ações de qualificação e expansão de mercado para empresas da cidade. A iniciativa, que pode beneficiar até 65 negócios e investir até R$ 480 mil, é destinada a empresas com pelo menos um ano de atividade em Campo Bom e que empreguem 90% ou mais de trabalhadores residentes no município.

As vagas estão distribuídas em três categorias:

35 vagas com incentivo de até R$ 3 mil para ações de qualificação;

20 vagas com incentivo de até R$ 15 mil para expansão de mercado no segmento industrial;

10 vagas com incentivo de até R$ 7,5 mil para expansão de mercado nos demais segmentos.

Entre as ações de qualificação contempladas estão: consultorias de gestão empresarial, aperfeiçoamento de processos produtivos, capacitação de mão de obra, parcerias com instituições de ensino, formação de líderes e programas de reconhecimento e valorização de talentos. Já as ações voltadas à expansão de mercado incluem participação em feiras e eventos, bem como investimentos em marketing e promoção de vendas.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Sala do Empreendedor, localizada no andar térreo do Centro Administrativo Municipal. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.

Para participar, as empresas devem apresentar documentos como: registro comercial ou contrato social, alvará, certidões negativas, comprovantes de regularidade junto ao INSS e FGTS, relatório de faturamento dos últimos 12 meses, declaração do CAGED (último mês), plano de qualificação empresarial e relatório das ações de mercado de interesse.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sedetur@campobom.rs.gov.br, ou pelos telefones (51) 3598-8649 e (51) 99675-6193 (WhatsApp).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 30 de maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • 🚨 Reforço na emergência do hospital!
A partir de segunda, 02, o Hospital Dr. Lauro Reus contará com um médico a mais, das 7h às 0h, para agilizar os atendimentos. A medida visa enfrentar o aumento de casos de doenças respiratórias e é custeada com apoio de emenda parlamentar de R$ 100 mil.

🏥 Além disso, três UBSs (Operária, Porto Blos e Santa Lúcia) estão com horários ampliados desde maio. E vem aí: PA 24h junto ao hospital!

💉 Enquanto isso, a vacinação contra a gripe ainda é baixa entre os grupos prioritários (idosos, gestantes e crianças): apenas 37,58% de cobertura. A vacina está disponível em todas as UBSs. Neste sábado, 31, a UBS Celeste estará aberta das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

👉 Cuide-se e vacine-se!

MAIS DETALHES : www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A mobilização da Prefeitura de Campo Bom junto ao Governo do Estado começou a gerar resultados concretos na área da segurança pública.

Desde o início do ano, três novos policiais militares foram integrados ao efetivo local. Além disso, a frota também está sendo renovada. Na tarde de terça-feira, 27, a vice-prefeita Gênifer Engers acompanhou a entrega de uma nova viatura para a Brigada Militar de Campo Bom, adquirida pelo Governo do Estado com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), viabilizados a partir de repasses do ICMS destinados por empresários campo-bonenses.

Outros reforços também já haviam sido encaminhados neste ano: uma viatura e quatro fuzis foram entregues à corporação, fortalecendo ainda mais a estrutura de trabalho dos policiais.

Para o prefeito Giovani Feltes, as ações representam um sinal positivo, mas ainda estão aquém das necessidades do município. “Reconhecemos e agradecemos o esforço demonstrado até aqui, mas certamente continuaremos a solicitar mais brigadianos a fim de garantir ainda mais segurança à nossa população”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile