Nas eleições deste ano, mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar e escolher candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
Entretanto, só imagem e discurso não fazem um bom candidato. É fundamental conhecer bem e votar com consciência na pessoa que vai representar você pelos próximos anos.
O Portal do TSE divulga três ferramentas para realizar essas consultas: o Portal de Dados Abertos (PDA), o Estatísticas Eleitorais e o DivulgaCandContas. Cada um informa, em níveis diferentes de detalhamento, tudo sobre candidatos, partidos, financiamento de campanhas e prestações de contas. O acesso é simples, intuitivo e ao alcance de alguns cliques. E, em boa parte dos casos, é possível fazer o cruzamento de dados para alcançar informações ainda mais minuciosas.
Informações disponíveis
No PDA estão disponíveis os dados brutos de cada eleição realizada no Brasil desde 1933. A quantidade de informações pode variar bastante de um pleito para outro, por conta dos dados que foram colhidos pela Justiça Eleitoral na ocasião.
Segundo o TSE, no PDA são encontradas informações sobre candidatos e campanhas, arrecadações e prestações de contas, bem como os votos recebidos por zona e seção eleitoral e os resultados gerais das eleições. Nos pleitos mais recentes – ou seja, de 2014 para cá –, as informações também abarcam dados sobre raça, escolaridade e gênero, entre outros.
O Estatísticas Eleitorais, foi desenvolvido para permitir uma consulta rápida e dinâmica sobre as informações mais buscadas pelos usuários do Portal do TSE. Lá, é possível consultar dados sobre candidaturas, filiação partidária da eleição, processos eleitorais, comparecimento e abstenção, mesárias e mesários, resultados, eleitorado e prestação de contas. Também estão disponíveis estatísticas mensais sobre a evolução do eleitorado e de filiados aos partidos políticos.
Já o DivulgaCandContas foi feito para ser a principal fonte de informações para as eleitoras e os eleitores brasileiros. Na ferramenta, separadas por região e por Estado, estão dispostas as informações sobre todas as candidaturas. Além de dados biográficos dos candidatos e dos vices ou suplentes (no caso de senadores) – como nome de registro e nome de urna, profissão, estado civil, fotografia e filiação partidária –, também estão a declaração de bens, a lista de candidaturas em eleições anteriores, o status do registro da candidatura, a lista de doadores e a prestação de contas, entre outras informações.