Na manhã desta sexta-feira, 19, o oxigênio usado para manter a ventilação mecânica de pacientes intubados do Hospital Lauro Reus teria passado por falha mecânica na distribuição. Por pelo menos 40 minutos, os pacientes internados na UTI e Emergência teriam ficado sem o recebimento de oxigênio, conforme relatos de funcionários.
A assessoria de imprensa do Hospital confirma que houve interrupção no fornecimento, mas que foi um problema pontual e que a situação já foi resolvida.
Sobre óbitos, foi informado que o hospital está fazendo avaliação do ocorrido e, se confirmar mortes por conta da “pane na distribuição”, haverá abertura de uma sindicância interna. “O oxigênio que acabou é aquele que vem canalizado e é distribuído para os pacientes, não o oxigênio do cilindro”, diz um funcionário do hospital que preferiu não ser identificado. Chorando, ele afirma que há mortes na Emergência e UTI.
O Hospital Lauro Reus deve fazer um pronunciamento oficial ainda nesta manhã.
Nota da Secretaria Estadual de Saude
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirmou que teve conhecimento do fato ocorrido em Campo Bom e que “imediatamente, acionou o hospital, que confirmou seis óbitos”. A Secretaria afirma que “os óbitos teriam ocorrido devido a uma falha no sistema de distribuição de oxigênio” e não pela falta de oxigênio no hospital. “Estamos oficiando o hospital neste momento para que tenhamos informações mais detalhadas do ocorrido.”
Leia mais
Air Liquide será investigada pelo Ministério Público (agazetacb.com.br)
Hospital Lauro Reus divulga resultado da Sindicância Investigativa (agazetacb.com.br)
Polícia Civil realiza vistoria no Hospital Lauro Reus (agazetacb.com.br)
Direção do Hospital Lauro Reus emite nota sobre o ocorrido na segunda-feira, 7 (agazetacb.com.br)
Oito pessoas são indiciadas por homicídio no caso do Hospital Lauro Reus (agazetacb.com.br)
Relatório da CPI da Câmara de Vereadores é apresentado e votado (agazetacb.com.br)