Faleceu neste domingo, 12, o professor e ex-vice-prefeito Breno Oscar Thoen, aos 81 anos. Ele vinha enfrentando, já por alguns anos, uma batalha contra o câncer.
Ao longo de sua vida, ele dedicou-se incansavelmente à política e ao bem-estar da comunidade, deixando um legado de liderança e representatividade, especialmente no bairro Imigrante.
Nascido e criado em Campo Bom, Breno Thoen, desde muito jovem, era envolvido em diversas atividades comunitárias, desde a Sociedade Progresso até o futebol do bairro Imigrante. Foi por meio dessa participação ativa, que Thoen recebeu a indicação dos vizinhos para se tornar vereador, onde ocupou a presidência da Câmara, e representou sua comunidade. No ano passado, por uma proposição do vereador Alexandre Hoffmeister, ele foi homenageado pela Câmara de Vereadores.
Representatividade do bairro Imigrante
Com apenas 21 anos, Breno Thoen lançou-se na política e conquistou uma impressionante vitória em sua primeira eleição para vereador. Com 91% dos votos, ele logo se tornou uma voz respeitada no cenário político local. Sua formação em Biologia pela Unisinos impulsionou sua carreira como professor, diretor e coordenador de importantes instituições educacionais em Campo Bom e na região. Foi professor no antigo Ginásio Municipal, no 31 de Janeiro, Ildefonso Pinto e Tiradentes. Ao longo de sua trajetória política, Breno assumiu o cargo de vice-prefeito ao lado do então prefeito Karl Kopittke por seis anos e também se candidatou a Deputado Estadual em 1986, tendo ficado como suplente. Foi também sócio do Lions Clube Campo Bom.
O cerimônia de despedida acontece na Câmara de Vereadores de Campo Bom (Rua Lima e Silva, 68), nesta segunda-feira, 13, das 7h30 até 16h. Logo após segue para sepultamento no Cemitério Luterano de Campo Bom. Breno deixa enlutados, sua esposa Regina, três filhos Juliano, Jamur e Graziela, genro, noras, netos, bisnetos e irmão.